Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico |
Other Titles: | The use of geoGebra as auxiliary tool in understanding results of geometry underexplored in basic school |
Authors: | Ferreira, Cassio Marins |
Orientador(a): | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Segundo membro da banca: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
Keywords: | GeoGebra;Teaching and Learning;Euclidean Geometry;Dynamic Geometry;Ensino-Aprendizagem;GeometriaEuclidiana;Geometria Dinâmica |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Aug-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | FERREIRA, Cassio Marins. O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015. |
Abstract: | Este trabalho tem a intenção de apresentar o software de Geometria Dinâmica GeoGebra ao aluno do Ensino Básico. Utiliza-se o GeoGebra como ferramenta para a construção dinâmica de um passo-a-passo para convencer os alunos da veracidade de resultados que possuem enunciados simples, mas demonstrações não triviais. Foram trabalhados os seguintes teoremas: Teorema de Morley, Teorema de Hiparco, Teorema de Stewart, Teorema de Menelau e Teorema do Círculo de 9 Pontos. As demonstrações são realizadas rigorosamente, da forma tradicional, e em paralelo é feito o uso do software GeoGebra, dando assim uma visão lúdica das demonstrações. Entende-se que esta abordagem será mais atrativa, possibilitando uma melhor compreensão dos teoremas pelos alunos. O trabalho culmina com a aplicação de um teste motivacional a uma turma do Ensino Básico após uma aula em que se trabalhou o Teorema do Círculo dos 9 Pontos utilizando-se o GeoGebra |
Abstract: | This work intends to present the Dynamic Geometry software GeoGebra to elementary school students. It uses the GeoGebra as a tool for building a step by step procedure to convince students of the veracity of results that have simple statements, but not trivial proofs. The following theorems were worked: Morley's Theorem, Hipparchus Theorem, Stewart's Theorem, Menelaus Theorem and 9-Point Circle Theorem. Demonstrations are held strictly in the traditional way, and in parallel it is used the GeoGebra software, thus giving a playful view of the statements. It is understood that this approach will be more attractive, enabling a better understanding of the theorems by students. The work culminates with the application of a motivational test to a class of basic education after a class in which they worked the 9-Point Circle using GeoGebra |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf | 2015 - Cassio Marins Ferreira | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.