Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico
Título(s) alternativo(s): The use of geoGebra as auxiliary tool in understanding results of geometry underexplored in basic school
Autor(es): Ferreira, Cassio Marins
Orientador(a): Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Palavras-chave: GeoGebra;Teaching and Learning;Euclidean Geometry;Dynamic Geometry;Ensino-Aprendizagem;GeometriaEuclidiana;Geometria Dinâmica
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: FERREIRA, Cassio Marins. O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.
Resumo: Este trabalho tem a intenção de apresentar o software de Geometria Dinâmica GeoGebra ao aluno do Ensino Básico. Utiliza-se o GeoGebra como ferramenta para a construção dinâmica de um passo-a-passo para convencer os alunos da veracidade de resultados que possuem enunciados simples, mas demonstrações não triviais. Foram trabalhados os seguintes teoremas: Teorema de Morley, Teorema de Hiparco, Teorema de Stewart, Teorema de Menelau e Teorema do Círculo de 9 Pontos. As demonstrações são realizadas rigorosamente, da forma tradicional, e em paralelo é feito o uso do software GeoGebra, dando assim uma visão lúdica das demonstrações. Entende-se que esta abordagem será mais atrativa, possibilitando uma melhor compreensão dos teoremas pelos alunos. O trabalho culmina com a aplicação de um teste motivacional a uma turma do Ensino Básico após uma aula em que se trabalhou o Teorema do Círculo dos 9 Pontos utilizando-se o GeoGebra
Abstract: This work intends to present the Dynamic Geometry software GeoGebra to elementary school students. It uses the GeoGebra as a tool for building a step by step procedure to convince students of the veracity of results that have simple statements, but not trivial proofs. The following theorems were worked: Morley's Theorem, Hipparchus Theorem, Stewart's Theorem, Menelaus Theorem and 9-Point Circle Theorem. Demonstrations are held strictly in the traditional way, and in parallel it is used the GeoGebra software, thus giving a playful view of the statements. It is understood that this approach will be more attractive, enabling a better understanding of the theorems by students. The work culminates with the application of a motivational test to a class of basic education after a class in which they worked the 9-Point Circle using GeoGebra
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf2015 - Cassio Marins Ferreira2.28 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.