Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Alessandro Moreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:20:26Z-
dc.date.available2023-12-22T03:20:26Z-
dc.date.issued2022-07-27
dc.identifier.citationLIMA, Alessandro Moreira. Câmpus universitários sustentáveis: oportunidades e possibilidades para o caso da UFRRJ. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15627-
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior (IES) possuem câmpus por onde circulam milhares de pessoas diariamente. Devido a essa característica, os câmpus universitários precisam ser gerenciados sob diversos aspectos, incluindo-se o ponto de vista ambiental, de modo que a relação da comunidade universitária com o meio ambiente seja mais harmônica e menos impactante. Embora ações pontuais bem sucedidas em prol da sustentabilidade do câmpus da UFRRJ sejam observadas, essa IES não apresenta, no momento, política ambiental institucionalizada, significando um alto potencial de desenvolvimento nessa seara quando comparada às universidades que se encontram na vanguarda das práticas sustentáveis. Desta maneira, este estudo objetivou entender critérios e ações para o alcance da sustentabilidade ambiental adotados pelas universidades que estão na vanguarda da sustentabilidade organizacional; compreender a percepção da comunidade da UFRRJ em relação à aplicação de práticas sustentáveis na universidade; levantar informações institucionais acerca da situação atual de indicadores de sustentabilidade da UFRRJ nos seis eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e analisar o potencial de aplicação desses nessa IES. A pesquisa tratou-se de estudo de caso que usou como método para coleta e análise de dados a aplicação de questionários junto à comunidade acadêmica; a realização de entrevistas semi-estruturadas com servidores da UFRRJ e também a obtenção de informações oficiais em documentos da IES. O estudo forneceu diagnóstico atualizado da sustentabilidade do câmpus da UFRRJ segundo os eixos da A3P; resumo da percepção e expectativas da comunidade acadêmica perante esse tema e discussões, recomendações e propostas de potencialidades de aplicação de práticas sustentáveis da A3P no câmpus Seropédica da UFRRJ. Como resultados, destaca-se que o diagnóstico mostrou que a UFRRJ apresenta ações socioambientais em várias áreas, porém de forma descoordenada e atrapalhada por dificuldades orçamentárias e por problemas de infraestrutura. Quanto às percepções e às demandas da comunidade, constatou-se que a maior parte da comunidade (92%) mostra-se disposta a colaborar com práticas sustentáveis no câmpus, embora apenas uma minoria (26%) conheça alguma das ações já vigentes. A gestão de resíduos foi aspecto ambiental apontado como mais relevante para o câmpus pela comunidade. O estudo cumpriu seus objetivos de diagnosticar e de recomendar novas práticas socioambientais no câmpus, trazendo como conclusões que algumas ações simples podem ser executadas para inserir e melhorar práticas sustentáveis na UFRRJ; que a aproximação da UFRRJ com a rede A3P mostrar-se-ia proveitosa e que a aprovação de uma política socioambiental institucional faz-se necessária para desenvolvimento da gestão socioambiental na instituição.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectA3Ppor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectA3Peng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.subjectHigher Education Institutionseng
dc.titleCâmpus universitários sustentáveis: oportunidades e possibilidades para o caso da UFRRJpor
dc.title.alternativeSustainable university campus: opportunities and possibilities for the UFRRJ casepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherHigher Education Institutions (HEIs) have campuses where thousands of people circulate daily. Due to this characteristic, university campuses need to be managed from several aspects, including environmental management, in order the relationship between the university community and the environment can be more harmonious and less impactful. Although there are successful specific actions for sustainability in the UFRRJ campus, this HEI does not currently have an institutionalized environmental policy, which means a high potential for the development in such area when compared to universities that are at the forefront of sustainable practices. That said, this study aimed to understand criteria and actions to achieve environmental sustainability adopted by universities that are at the forefront of organizational sustainability; understand the perception of the UFRRJ community in relation to the application of sustainable practices at the university; to gather institutional information about the current situation of sustainability indicators at UFRRJ in the six thematic axes of the Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) and analyze the potential of application of these axes in this HEI. The research is a case study that uses as a method for data collection and analysis the application of questionnaires to the academic community; conduction of semi-structured interviews with UFRRJ employees and also obtaintion of official information in the IES documents. About the result, the study proposed to provide the current diagnosis of the degree of sustainability of the UFRRJ campus according to the axes of the A3P; a summary of the perception and expectations of the academic community regarding this topic and discussions and proposals of potential for the application of sustainable practices of A3P in the UFRRJ Seropédica campus. In the analysis of the results, it is noteworthy that the diagnosis showed that the UFRRJ has socio- environmental actions in several areas, but in an uncoordinated and hampered way by budgetary difficulties and infrastructure problems. Regarding the perceptions and demands of the community, it was found that most of the community (92%) is willing to collaborate with sustainable practices on the campus, although only a minority (26%) is aware of any of the actions already in place. Waste management was considered the most relevant environmental aspect for the campus by the community. The study fulfilled its objectives of diagnosing and recommending new socio-environmental practices on the campus, drawing conclusions that some simple actions can be taken to insert and improve sustainable practices at UFRRJ; that the approximation of the UFRRJ with the A3P would prove to be fruitful and that the approval of an institutional socio-environmental policy is necessary for the development of socio-environmental management in the institution.eng
dc.contributor.advisor1Rocha, Flavia Souza
dc.contributor.advisor1ID021.829.297-03por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8592-2025por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137945608870596por
dc.contributor.referee1Rocha, Flavia Souza
dc.contributor.referee1ID021.829.297-03por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137945608870596por
dc.contributor.referee2Louzada, Marco Aurelio Passos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4221-3325por
dc.contributor.referee2ID942.149.997-20por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0281215339133333por
dc.contributor.referee3Basso, Vanessa Maria
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3141-2262por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828424807413864por
dc.creator.ID130.171.747-94por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpor
dc.relation.referencesABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Compreendendo a Responsabilidade Social – ISO 26000 e ABNT NBR 16001. Brasília, DF: ABNT, 2015. 44p. Disponível em: <http://a3p.mma.gov.br/wp-content/uploads/Biblioteca/Documentos/LIVRO_ISO- MMA_WEB.pdf>. Acesso em 23 de março de 2022. AGU - Advocacia Geral da União. Guia Nacional de Contratações Sustentáveis. Brasília, DF: AGU, 2020. 206p. ALMEIDA, V. F. Ambientalização das Instituições de Ensino Superior: realidades e potencialidades da A3P no Instituto Federal do Amazonas. 2020. 161f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. ALVES, J. E. D. Antropoceno: a Era do colapso ambiental. EcoDebate, 10 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2020/01/10/antropoceno-a-era-do- colapso-ambiental-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/>. Acesso em 12 de julho de 2022. ANDRADE, L. V. Percepção da comunidade acadêmica sobre a importância do Jardim Botânico da UFRRJ: implicações para a interpretação ambiental. 2022. 31f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Programa de Eficiência Energética: Conheça o Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/eficiencia-energetica/pee>. Acesso em 5 de maio de 2022. ARANTES, R. S.; VIEIRA NETO, A. M.; CARDOSO, J. B. Planos de Gestão de Logística Sustentável: ferramenta para boas práticas na gestão pública. In: CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA, 7.; 2014, Brasília. Anais... Brasília, 2014. AURAS, N. E. Foto aérea do P1 - Concurso Paisagens da Rural. 2019. 1 fotografia. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/conheca-as-fotos-vencedoras-do-concurso-paisagens- da-ufrrj/>. Acesso em: 29 de maio de 2022. AZAMBUJA, J. A. Sustentabilidade na construção: em busca de novo paradigma. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2014. 391p. BARATA, M. M. L.; KLIGERMAN, D. C.; MINAYO-GOMEZ, C. A gestão ambiental no setor público: uma questão de relevância social e econômica. Ciência & Saúde Coletiva, v.12, n. 1, p. 165-170, 2007. BARBOSA, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, v.4, n. 1, jan.- jun. 2008. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 104 BARROS, D. A.; BORGES, L. A. C.; NASCIMENTO, G. O.; PEREIRA, J. A. A.; REZENDE, J. L. P.; SILVA, R. A. Breve análise dos instrumentos da política de gestão ambiental brasileira. Política & Sociedade, v.11, n. 22, nov. 2012. BATISTA, A. S.; MORAES, I. C.; ALBUQUERQUE, J. L.; CORREIA NETO, J. S. Gestão Ambiental nas Universidades Públicas Federais: Gestão Ambiental nas Universidades Públicas Federais: A Apropriação do Conceito de Desenvolvimento Sustentável a Partir da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.13, n. 44, p. 276-292, 2019. BEZERRA, A. N.; SILVA, L. A.; CABRAL, A. C. A.; SANTOS, S. M. Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P: um estudo em instituições sediadas em Fortaleza – Ceará. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 17.; 2015, São Paulo. Anais... São Paulo, 2015. BIZERRIL, M; ROSA, M. J.; CARVALHO, T. Construindo uma universidade sustentável: uma discussão baseada no caso de uma universidade portuguesa. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v.23, n. 2, jul.-out. 2018. BIZERRIL, M; ROSA, M. J.; CARVALHO, T. Universidades Sustentáveis – uma discussão a partir do caso de uma universidade portuguesa. In: CONFERÊNCIA FORGES, 6.; 2016, Campinas. Anais... Campinas, 2016. BOTHWELL, E. Some students ‘would pay higher fees for sustainable university’. Times Higher Education, 29 de abril de 2022. Disponível em: <https://www.timeshighereducation.com/news/some-students-would-pay-higher-fees- sustainable-university>. Acesso em: 23 de maio de 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 7 de março de 2022. BRASIL. Decreto no 5.594, de 25 de outubro de 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de outubro de 2006. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2006/decreto/d5940.htm > Acesso em: 10 de janeiro de 2022. BRASIL. Decreto no 7.746, de 5 de junho de 2012. Regulamenta o art. 3o da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios e práticas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública - CISAP. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 de junho de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7746.htm> Acesso em: 6 de junho de 2022. 105 BRASIL. Decreto no 11.072, de 17 de maio de 2022. Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de maio de 2022. Disponível em: < https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.072-de-17-de-maio-de-2022-401056788> Acesso em: 23 de maio de 2022. BRASIL. Lei No 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 de agosto de 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm> Acesso em: 2 de janeiro de 2022. BRASIL. Lei No 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 18 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm> Acesso em: 24 de outubro de 2021. BRASIL. Ministério da Fazenda. Orientações: contratações sustentáveis. Brasília: Coordenação-Geral de Recursos Logísticos/SPOA, 2014. 25 p. CALDERINI, L. Prefeitura de Seropédica distribui Cartilhas e Panfletos sobre a Coleta Seletiva. Seropédica Online, 21 de agosto de 2021a. Disponível em: <https://www.seropedicaonline.com/prefeitura/ambiente/prefeitura-de-seropedica-distribui- cartilhas-e-panfletos-sobre-a-coleta-seletiva/>. Acesso em: 10 de janeiro de 2022. CALDERINI, L. Prefeitura de Seropédica lança Projeto Piloto do Programa de Coleta Seletiva Solidária. Seropédica Online, 2 de julho de 2021b. Disponível em: <https://www.seropedicaonline.com/prefeitura/ambiente/prefeitura-de-seropedica-lanca- projeto-piloto-do-programa-de-coleta-seletiva-solidaria/>. Acesso em: 10 de janeiro de 2022. CAMARGO, L, S. Um estudo sobre o diagnóstico das práticas socioambientais adotadas em uma instituição de ensino superior estadual, sob a ótica da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). 2017. 76f. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. CARNEIRO, M. UFRRJ lança Plano de Acessibilidade com diretrizes e metas para 2021- 2025. Portal UFRRJ, 30 de novembro de 2021. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/ufrrj- lanca-plano-de-acessibilidade-com-diretrizes-e-metas-para-2021-2025/>. Acesso em: 13 de junho de 2022. CARVALHO, A. Transparência e praticidade na execução e tramitação dos processos públicos. Rural Semanal, Seropédica, ano 24, n. 10, p. 3, 14 a 21 julho de 2017. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/transparencia-e-praticidade-na-execucao-e-tramitacao-dos- processos-publicos/>. Acesso em: 1 de junho de 2022. CASST - Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Histórico. Seropédica, 2022. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/casst/historico/>. Acesso em: 23 de março de 2022. 106 CGU - Controladoria-Geral da União. Fala.Br. Disponível em: <https://www.gov.br/cgu/pt- br/falabr> Acesso em: 23 de outubro de 2021. CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, v.7, n. 7, p. 251-266, 2011. CHAGAS, T. A.; SOUZA, N. P. R.; MENEZES, B. X.; MOREIRA, C. G.; BASSO, V. M. Avaliação do Perfil dos Participantes do Curso Princípios Básicos para Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFRRJ. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE, 10; 2021, Três Rios. Anais... Três Rios, 2021a. CHAGAS, T. A.; SOUZA, N. P. R.; MENEZES, B. X.; PAULA, R. R.; BASSO, V. M. Perfil dos Alunos Ingressantes no Curso Princípios Básicos Para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Projeto Semeando Práticas Sustentáveis UFRRJ. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v.2(3), n. 47, 2021b. CLOCK, D.; HEIDEMANN, A.; MORAES, A. C.; BALDIN, N.; OLIVEIRA, T. M. N. Conhecimento, responsabilidade social e sustentabilidade – pilares para a cidadania no século XXI. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 6; 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2015. CODEP - Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Curso de Capacitação: Sustentabilidade nas Contratações Públicas. Seropédica, 2019. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/codep/curso-de-capacitacao- sustentabilidade-nas-contratacoes-publicas/>. Acesso em: 22 de março de 2022. COGO, G. A. R.; OLIVEIRA, I. L.; TESSER, D. P. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - um instrumento a favor da sustentabilidade na administração pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 32; 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves, 2012. CONSU - Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Deliberação No 19, de 4 de junho de 2019. Seropédica, 2019a. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/soc/files/2019/10/Delib-19-CONSU-2019-2.pdf>. Acesso em: 16 de março de 2022. CONSU - Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Deliberação No 32, de 31 de julho de 2019. Seropédica, 2019b. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/soc/files/2021/06/Delib-32-CONSU-2019.pdf>. Acesso em: 16 de março de 2022. CONSU - Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Deliberação No 77, de 19 de novembro de 2019. Seropédica, 2019c. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2019/12/Delib-77-CONSU-2019.pdf>. Acesso em: 15 de julho de 2022. CONSU - Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Deliberação No 430, de 8 de novembro de 2021. Seropédica, 2021. Disponível em: 107 <https://institucional.ufrrj.br/soc/files/2021/03/Delib-430-CONSU-2021.pdf>. Acesso em: 16 de maio de 2022. CORREIA, M. S.; GRANZOTTI, D. L. M.; VASCONCELOS, L. D. A.; ROCHA, I. R.; REIS, U. S. Sistema de captação de água proveniente dos ares condicionados do IFPI - Campus Floriano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 9, 2018, São Bernardo do Campo. Anais... São Bernardo do Campo, 2018. DMSA - Departamento de Materiais e Serviços Auxiliares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Modelos. c2013. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/dmsa/formularios/>. Acesso em: 16 de junho de 2022. ECKER, V. D.; VAZ, N. P. A evolução histórica de campi universitários - estudo de caso da UFSC. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN URBANISMO, Barcelona-Balneário Camboriú, 7, 2016, Barcelona. Anais... Barcelona, 2016. EEXT- Escola de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital No 02/2022. Seropédica, 2022. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/eext/files/2022/07/220602Edital-Eext-Fluxo-Continuo-II-2022- edital.docx.pdf>. Acesso em: 16 de julho de 2022. ELLIS, R. Impact Rankings 2022: remote working policies rise post-Covid. Times Higher Education, 16 de maio de 2022. Disponível em: <https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/impact-rankings-2022- remote-working-policies-rise-post-covid>. Acesso em: 23 de maio de 2022. Enactus Rural. Quem somos. c2020a. Disponível em: <https://enactusufrrj.wixsite.com/home/quem-somos>. Acesso em: 21 de abril de 2022. Enactus Rural. Resílio. c2020b. Disponível em: <https://enactusufrrj.wixsite.com/home/res%C3%ADlio>. Acesso em: 11 de janeiro de 2022. FALCÃO, C. UFT inaugura Usina Fotovoltaica e prevê redução de até 15% em seu gasto com energia. Universidade Federal do Tocantins, 24 de maio 2019. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/25349-uft-inaugura-usina-fotovoltaica-e- preve-reducao-de-ate-15-em-seu-gasto-com-energia-eletrica>. Acesso em: 27 de junho de 2022. FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz. Carona Solidária Fiocruz Saudável. 2016. Disponível em: <http://www.carona.fiocruz.br/>. Acesso em: 6 de junho de 2022. FRANÇA, L. A ciência florestal de Hans Carl von Carlowitz e a origem da sustentabilidade. Central Florestal. 2020. Disponível em: <http://www.centralflorestal.com.br/2020/05/a-ciencia-florestal-de-hans-carl-von.html>. Acesso em: 8 de junho de 2022. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. 108 Governo do Brasil. Aderir ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P (A3P). Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/servicos/agenda-ambiental-na- administracao-publica-a3p>. Acesso em: 16 de março de 2022. GRASSI, D. K.; GROHMANN, M. Z. Panorama da coleta seletiva solidária na UFSM. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 9.; 2018, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2018. GUTIERRES, H. E. P.; CABRAL, I. A.; SILVA, R. R. A implementação de ações sustentáveis baseadas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): uma experiência extensionista no ambiente universitário. Revista Brasileira de Geografia Física, v.12, n.5, p. 1913-1933, 2019. HAMILTON, C. The Anthropocene as rupture. The Anthropocene Review, v.3, n.2, p. 93- 106, 2016. HARDIN, G. The Tragedy of the Commons. Science, v. 162, n. 3859, p. 1243-1248, 1968. IF - Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Projeto de Biomassa do IF aprovado. Boletim da Floresta, Seropédica, n. 1, p. 3-6, 2019. Disponível em: <http://institutos.ufrrj.br/if/wp-content/uploads/sites/5/2019/12/Boletim-da-Floresta- N%C2%BA-1.pdf>. Acesso em: 31 de março de 2022. IFF - Instituto Federal Fluminense. Iniciada captação de água do sistema de drenagem de ar-condicionado. 2019. Disponível em: <https://portal1.iff.edu.br/nossos-campi/campos- centro/noticias/iniciada-captacao-de-agua-do-sistema-de-drenagem-de-ar-condicionado>. Acesso em: 4 de julho de 2022. IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Curso de Sustentabilidade na Administração Pública será no miniauditório da DIAC. 2018. Disponível em: <https://portal.ifrn.edu.br/campus/natalcentral/noticias/curso-de-sustentabilidade-na- administracao-publica-sera-no-miniauditorio-da-diac>. Acesso em: 7 de junho de 2022. INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Patrimônio Cultural Bens Tombados. [entre 2001-2020]. Disponível em: <http://www.inepac.rj.gov.br/index.php/bens_tombados/detalhar/422>. Acesso em: 28 de maio de 2022. KOÇ, H. E. Environmental sustainability of university campuses: a practical assessment tool. 2014. 133f. Dissertação (Master of Science in Building Science in Architecture) - Middle East Technical University, Ancara. LAYARGUES, P. P.; DOURADO, B. F.; ANDRADE, B. R.; GLÓRIA, D. S.; ROCHA, L. F. L.; NASCIMENTO, W. M. Diagnósticos de percepção ambiental: o que pensam os alunos da Faculdade UnB Planaltina sobre gestão ambiental e sustentabilidade universitária. In: CATALÃO, V. M. L.; LAYARGUES, P. P.; ZANETI, I. C. B. B (org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p.87–p. 98. 109 MACHADO, J. G. Gestão ambiental na administração pública: a mudança dos padrões de consumo “começa em casa”. 2002. 125f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília. MARCELINO, I. P. Avaliação da Universidade Federal de Santa Catarina como Laboratório Vivo de Sustentabilidade. 2016. 91f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. MARINHO, M. B. Universidades e sustentabilidade. Uma pesquisa em Instituições de Educação Superior Brasileiras. 2014. 181f. Tese (Doutorado em Engenharia Industrial) - Universidade Federal da Bahia, Salvador. MELO, T. Celebrar os bons frutos: Feira de Agricultura Familiar da UFRRJ comemora seu terceiro aniversário. Rural Semanal, Seropédica, ano 26, n. 09, p. 4 e 5, 27 de setembro a 4 de outubro de 2019. MENDONÇA, B. A. Diagnóstico para implantação de um sistema de gestão ambiental em uma instituição federal de ensino. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. MS - Ministério da Saúde. Resolução No 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde/MS. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html>. Acesso em: 30 de outubro de 2021. MMA - Ministério do Meio Ambiente. Gestão socioambiental nas universidades públicas: A3P. Brasília, DF: MMA, 2017. 35p. MMA - Ministério do Meio Ambiente. Portaria No 61, de 15 de maio de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: <http://a3p.mma.gov.br/wp- content/uploads/Hist%C3%B3ria/Documentos/Portaria_61_de_15_05_08_Estabelece_Pr%C3 %A1ticas_de_Sustentatilidade_Ambiental.pdf>. Acesso em: 16 de março de 2022. MMA - Ministério do Meio Ambiente. Portaria No 326, de 23 de julho de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-326-de-23-de-julho-de- 2020-268439696>. Acesso em: 16 de março de 2022. MPOG - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria d eLogística e Tecnologia da Informação. Instrução Normativa no 10 de 12 de novembro de 2012. Estabelece regras para elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentável de que trata o art. 16, do Decreto no 7.746, de 5 de junho de 2012, e dá outras providências. Brasília, 2012. Disponível em: <https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a- informacao/legislacao/instrucoes-normativas/instrucao-normativa-no-10-de-12-de-novembro- de-2012>. Acesso em: 6 de junho de 2022. MONTEIRO, Y. Sementes de sustentabilidade: projetos multidisciplinares da Rural alinham consciência ambiental, geração de renda e interação com a comunidade. Rural Semanal, Seropédica, ano 26, n. 04, p. 4, 20 a 26 de maio de 2019. 110 MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. NEVES, F. Plural de campus: câmpus ou campi. Disponível em: <https://duvidas.dicio.com.br/plural-de-campus/>. Acesso em: 16 de novembro de 2021. OLIVEIRA, J. H. Ágil, descomplicado e sustentável: iniciado neste ano, processo 100% digital avança na UFRRJ. Rural Semanal, Seropédica, ano 25, n. 15, p. 6, 10 a 16 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/wp- content/uploads/2018/12/RS_15_2018.pdf>. Acesso em: 3 de janeiro de 2022. OLIVEIRA, A. C. R.; BRAGA, A. M. C. B.; VILLARDI, J. R. W.; KRAUSS, T. M. Gerenciamento de resíduos em laboratórios de uma universidade pública brasileira: um desafio para a saúde ambiental e a saúde do trabalhador. Saúde em Debate, v.43, n. especial 3, dez. 2019. OLIVEIRA, A. C. Gestão Ambiental no Serviço Público. 2008. 54f. Monografia (Pós- graduação em Gestão Pública) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. ONU - Organização das Nações Unidas. Agenda 21. Rio de Janeiro, 1992. Disponível em: <https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/Agenda21.pdf>. Acesso em: 12 de junho de 2022. ONU - Organização das Nações Unidas. Intergovernmental Conference on Environmental Education: Final Report. 1977. Disponível em: <http://www.gdrc.org/uem/ee/EETbilisi_1977.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2022. ONU - Organização das Nações Unidas. Report of The United Nations Conference on The Human Environment. Estocolmo, 1972. Disponível em: <https://www.un.org/en/conferences/environment/stockholm1972>. Acesso em: 12 de junho de 2022. ONU - Organização das Nações Unidas. Report of the World Commission on Environment and Development: Our Common Future. 1987. Disponível em: <http://www.un-documents.net/our-common-future.pdf>. Acesso em: 12 de junho de 2022. ONU - Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: <https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf>. Acesso em: 24 de junho de 2022. PANTALEÃO, C. C. Campus universitário como Laboratório Vivo para a Sustentabilidade: proposição de critérios analíticos. 2017. 150f. Dissertação (Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis) - Universidade Nove de Julho, São Paulo. PANTALEÃO, C. C.; CORTESE, T. T. P.; RAMOS, J. A.; SILVA, S. S. P. Sustentabilidade em campi universitários: um estudo de caso do grupo Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa. Sustentabilidade em Debate, v.9, n.2 , p. 145-160, ago. 2018. 111 PET-EQ - Programa de Educação Tutorial em Engenharia Química da UFRRJ. Projetos de sabão e detergente. 2020. Disponível em: <http://pet-eq.ufrrj.br/nossos-projetos/projetos- 2020-2/projetos-de-sabao-e-detergente-producao-de-sabao-detergente-e-amaciante//>. Acesso em: 5 de julho de 2022. PET-EQ - Programa de Educação Tutorial em Engenharia Química da UFRRJ. Reciclagem: Produção de mantas térmicas com embalagens de leite pós-uso. 2021. Disponível em: <http://pet-eq.ufrrj.br/nossos-projetos/2021-2/reciclagem-producao-de-mantas-termicas-com- embalagens-de-leite-pos-uso/>. Acesso em: 5 de julho de 2022. PORTAL A3P. A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Brasília, 2022a. Disponível em: <http://a3p.mma.gov.br/>. Acesso em: 21 de março de 2022. PORTAL A3P. Campus Verde. Brasília, 2022c. Disponível em: <https://a3p.eco.br/produto/campus-verde//>. Acesso em: 30 de maio de 2022. PORTAL A3P. Construções sustentáveis. Brasília, 2022b. Disponível em: <http://a3p.mma.gov.br/construcoes-sustentaveis//>. Acesso em: 23 de março de 2022. PORTUGAL, R. Acessibilidade para pessoas com deficiência é ponto a favor do Câmpus Nova Iguaçu. Portal UFRRJ, 10 de dezembro de 2019. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia-e-ponto-a-favor-do- campus-nova-iguacu/>. Acesso em: 13 de junho de 2022. PRECIOSO, B. M.; LIMA, K. E. M.; OLIVEIRA, M. S.; LIMA, R. M.; SANGY, I. R.; OLIVEIRA, J. V.; MANTOVANELLI, D. F. Projeto Composta Rural. In: SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA FLORESTAL, 18., 2019, Seropédica. PROAD - Pró-reitoria de Assuntos Administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital N.01, de 26 de março de 2018. Seropédica, 2018. Disponível em: <https://servicos.ufrrj.br/concursos/editais/retificacao-edital-instrutores__(2).pdf>. Acesso em: 22 de março de 2022. PROAES - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Comunicado PROAES No 3/2022 – Reinício das atividades do Restaurante Universitário do Campus de Seropédica. Seropédica, RJ: UFRRJ, 28 de maio de 2022. 2022b. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/comunicado-proaes-no-3-2022-reinicio-das- atividades-do-restaurante-universitario-do-campus-de-seropedica/> . Acesso em: 30 de maio de 2022. PROAES - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nota sobre o Restaurante Universitário. Seropédica, 2022a. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/nota-sobre-o-restaurante-universitario/>. Acesso em: 24 de abril de 2022. PROGEP - Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital N.01, de 7 de fevereiro de 2022. Seropédica, 2022. Disponível em: <https://servicos.ufrrj.br/concursos/editais/Edital_N_1_2022_- _Selecao_de_instrutores_UFRRJ.pdf>. Acesso em: 22 de março de 2022. 112 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. USE – Uso Sustentável da Energia: Manual de Economia de Energia. Porto Alegre : PUCRS, 2010. 28p. RIBEIRO, E. N.; CARNEIRO; R. L.; GALDINO, O. P. S.; DURAES, P. H. V.; ROCHA, D. M. S.; OLIVEIRA, M. C. Diagnóstico ambiental de um câmpus universitário como estratégia para proposta de práticas sustentáveis. Revista Brasileira de Gestão Urbana,v. 11, e20190029, 2019. RIBEIRO, M. C. Eventos sustentáveis: Ferramentas Tecnológicas. 2022. 44f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. ROCHA, J. C. Estudo de Caso: metodologia e epistemologia. 2016. Disponível em: <https://joseclaudiorocha.jusbrasil.com.br/artigos/332690218/estudo-de-caso>. Acesso em: 23 de abril de 2019. ROCHA, N. F. Percepção de áreas verdes, arborização e condições ambientais do campus da UFRRJ pelos alunos de cinco cursos de graduação. 2020. 61f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2013. SANTOS, R. A. A sustentabilidade na percepção dos colaboradores que atuam no setor de contratações: o caso UFRRJ. 2018. 75f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. SANTOS, E. C. G,; MOURA, J. M.; FERNANDES, A. T. Estudo de caso para aplicação da agenda Ambiental na Administração Pública - A3P no IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 3.; 2012, Goiânia. Anais... Goiânia, 2012. SANTOS, D. UFT conclui entrega de placas de energia solar para todos os câmpus. Universidade Federal do Tocantins, 29 de maio de 2020. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/27357-uft-conclui-entrega-de-placas-de- energia-solar-para-todos-os-campus>. Acesso em: 27 de junho de 2022. SCDC - Setor de Comunicação e Divulgação Científica da Universidade Estadual de Campinas. Boletim Informativo - Educação energética e consumo consciente: I Edição - Plano Diretor e Sistema de Gestão de Energia - UNICAMP. Campinas, 2021. 11p. SCPJ - Setor de Conservação de Parques e Jardins da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Histórico. [2016?]. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/parquesejardins/historico/>. Acesso em: 24 de maio de 2022. 113 SDSN - Sustainable Development Solutions Network. Getting started with the SDGs in universities: a guide for universities, higher education institutions, and the academic sector. Melbourne: SDNS Austrália/Pacífico, 2017. 59p. SDSN Youth. The SDG Students Program. [s.d.]. Disponível em: <https://www.sdgstudent.org/studentsprogram>. Acesso em: 21 de abril de 2022. SHUQIN, C.; MINYANA, L; HONGWEIB, T.; XIAOYUA, L.; JIAN, G. Assessing sustainability on Chinese university campuses: Development of a campus sustainability evaluation system and its application with a case study. Journal of Building Engineering, v.24, 2019. SILVA, D. P.; KARPINSKI, C. Ações e práticas sustentáveis na Biblioteconomia: Biblioteca Univali Campus Balneário Camboriú. Perspectivas em Ciência da Informação, v.24, n.3, jul.-set. 2019. SILVA, L. S. G. Avaliação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) como Laboratório vivo de Sustentabilidade. 2017. 98f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. SILVA, I. B. V. Patrimônio paisagístico e arborização do campus Seropédica: percepção da comunidade da UFRRJ. 2021. 95f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, Seropédica. SILVA, S. L. R. 3.600 hectares de terras improdutivas na Rural!. Youtube, 20 nov. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U1gkTqGeoBk>. Acesso em: 1 de novembro de 2019. SKALINSKI JÚNIOR, O. Técnicas de entrevista e sua aplicação em pesquisas científicas. In: TOLEDO, C. A. A.; GONZAGA, M. T. C. (org.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011. p.173 – p. 202. SOARES, G. UnB conta com aplicativo de carona exclusivo para estudantes e servidores da instituição. Campus Online, 14 de maio de 2019. Disponível em: <https://campus.fac.unb.br/materias/2019-05-14-unb-conta-com-aplicativo-de-carona- exclusivo-para-estudantes-e-servidores-da-instituicao/>. Acesso em: 11 de maio de 2022. SOUZA, S. M. M. Gestão ambiental na administração pública: aplicação da agenda ambiental na gestão pública na UFRRJ, Campus Três Rios. 2015. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda. STEFFEN, W; BROADGATE, W; DEUTSCH, L; GAFFNEY, O; LUDWIG, C. The trajectory of the Anthropocene: the great acceleration. The Anthropocene Review, v.2, n.1, p. 81-98, 2015. TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. Gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão e Produção, v.13, n.3, dez. 2006. 114 TEIXEIRA, M. F. F. B. Desafios e Oportunidades para a Inserção do Tripé da Sustentabilidade nas Contratações Públicas: um estudo dos casos do Governo Federal Brasileiro e do Governo do Estado de São Paulo. 2013. 312f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília. THE - Times Higher Education. Impact Ranking 2022. 2022a. Disponível em: <https://www.timeshighereducation.com/rankings/impact/2022/overall>. Acesso em: 7 de maio de 2022. THE - Times Higher Education. Impact Rankings 2022: sustainable cities and communities (SDG 11) methodology 2022. 2022b. Disponível em: <https://www.timeshighereducation.com/impact-rankings-2022-sustainable-cities-and- communities-sdg-11-methodology>. Acesso em: 23 de maio de 2022. TV SINTUR-RJ. Audiência Pública Teletrabalho - 07.06.2022. Youtube, 7 jun. 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MBgCwk6mGXU>. Acesso em: 7 de junho de 2022. UFF - Universidade Federal Fluminense. Programa de Gestão da UFF é regulamentado e viabiliza o teletrabalho. Saiba mais! Niterói, 2022. Disponível em: <https://www.uff.br/?q=programa-de-gestao-da-uff-e-regulamentado-e-viabiliza-o- teletrabalho-saiba-mais>. Acesso em: 13 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Catálogo Institucional. Seropédica: UFRRJ, 2021a. 72p. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/ccs/files/2021/04/catalogo_2021_v2.2021.pdf>. Acesso em: 22 de dezembro de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CED – Central Extensionista de Dados. Seropédica, 2022c. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de- extensao/ced-central-extensionista-de-dados/>. Acesso em: 7 de junho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Conheça as fotos vencedoras do Concurso Paisagens da UFRRJ. Seropédica, 2019d. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/conheca-as-fotos-vencedoras-do-concurso-paisagens-da-ufrrj/>. Acesso em: 24 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Consu aprova Política de Acolhimento às Pessoas em situação de Violência e Promoção da Equidade. Seropédica, 2021e. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/consu-aprovar-politica-de-acolhimento-as- pessoas-em-situacao-de-violencia-e-promocao-da-equidade/>. Acesso em: 16 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Edital N.79/2018. Seropédica, 2018. Disponível em: <https://servicos.ufrrj.br/concursos/editais/edital_79_2018_retificado.pdf>. Acesso em: 3 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Energia elétrica restabelecida no PAT. Seropédica, 2019f. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/pat-energia-eletrica/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. 115 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Energia solar na Rural. Seropédica, 2017b. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/energia-solar-na-rural/>. Acesso em: 2 de abril de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estatuto e Regimento Geral da UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2012. 50p. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/doc_conselheiros_concur/Delib015CONSU2012_ESTATUT O_REGIMENTO.pdf>. Acesso em: 1 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Falta d’água no câmpus Seropédica. Seropédica, 2022g. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/falta-dagua-no- campus-seropedica/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Falta de energia no câmpus Seropédica. Seropédica, 2021g. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/falta-de-energia-no- campus-seropedica/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. História da UFRRJ. Seropédica, 2019a. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/>. Acesso em: 06 de novembro de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. I Censo de Saúde da UFRRJ. Seropédica, 2020d. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/i-censo-de-saude-da-ufrrj/>. Acesso em: 9 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interrupção do fornecimento de energia elétrica no câmpus Seropédica em 16/03. Seropédica, 2022e. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/interrupcao-do-fornecimento-de-energia-eletrica-no-campus- seropedica-em-16-03/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Memorando Circular No 43 / 2022 - Reitoria: Medidas de contingenciamento de recursos de custeio. Seropédica, RJ: UFRRJ, 15 de março de 2022. 2022a. Disponível em: <https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/documentos/documento_visualizacao.jsf?idDoc=964120>. Acesso em: 25 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Memorando Circular No 46 / 2022 - Vice-reitoria: Convite para Audiência Pública de apresentação dos dispositivos da Instrução Normativa n° 65, de 30/07/2020, que estabelece orientações, critérios e procedimentos para a implantação de Programa de Gestão. Seropédica, RJ: UFRRJ, 18 de maio de 2022. 2022b. Disponível em: <https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/documentos/documento_visualizacao.jsf?idDoc=1010139>. Acesso em: 24 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Memorando Circular No 152 / 2022 - Propladi: Orientações práticas para movimentação de processos após a retomada das atividades administrativas presenciais. Seropédica, RJ: UFRRJ, 28 de junho de 2022. 2022d. Disponível em: 116 <https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/documentos/documento_visualizacao.jsf?idDoc=1041892>. Acesso em: 3 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Obras na UFRRJ: como funcionam o início, o acompanhamento e a entrega dos projetos concluídos?. Seropédica, 2022. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/obras-na-ufrrj-como-funcionam-o-inicio-o- acompanhamento-e-a-entrega-dos-projetos-concluidos/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Plano de Acessibilidade da UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2021f. 95p. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/wp- content/uploads/2021/11/PLANO-DE-ACESSIBILIDADE-DA-UFRRJ-OK.pdf>. Acesso em: 13 de junho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ 2018-2022. Seropédica: UFRRJ, 2017d. 144p. Disponível em: <https://institucional.ufrrj.br/pdi/files/2020/07/PDI_Versa%cc%83o-Final-Consu-Junho- 2020.pdf>. Acesso em: 7 de novembro de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Eficiência Energética na UFRRJ apresenta seus resultados. Seropédica, 2021c. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/programa-de-eficiencia-energetica-na-ufrrj-apresenta-seus- resultados/>. Acesso em: 23 de agosto de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Eficiência Energética na UFRRJ pode reduzir pela metade o valor da conta. Seropédica, 2020b. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/programa-de-eficiencia-energetica-na-ufrrj-pode-reduzir-pela-metade- o-valor-da-conta/>. Acesso em: 23 de agosto de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Projeto da UFRRJ é aprovado em chamada pública da Light. Seropédica, 2019c. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/projeto-da-ufrrj-e-aprovado-em-chamada-publica-da-light/>. Acesso em: 5 de maio de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Quantitativo de vagas Técnicos e Docentes. Seropédica, 2020a. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-gestao- de-pessoas/quantitativo-de-vagas-tecnicos-e-docentes/>. Acesso em: 2 de novembro de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Reinício das atividades do Restaurante Universitário do câmpus de Seropédica. Seropédica, 2022. Disponível em: < https://portal.ufrrj.br/reinicio-das-atividades-do-restaurante-universitario-do-campus-de- seropedica/>. Acesso em: 7 de março de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Relatório de Gestão – 2020. Seropédica: UFRRJ, 2020c. 123p. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/wp- content/uploads/2021/04/RG_25-02_PN-compactado.pdf>. Acesso em: 7 de novembro de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. RJTV entrevista pró-reitor da UFRRJ sobre proposta de corte no orçamento das universidades. Seropédica, 2021d. 117 Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/rjtv-entrevista-pro-reitor-da-ufrrj-sobre-proposta-de- corte-no-orcamento-das-universidades/>. Acesso em: 22 de abril de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rural prepara instalação de postes de iluminação solar em Seropédica. Seropédica, 2019b. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/instalacao-de-postes-de-iluminacao-solar-em-seropedica/>. Acesso em: 2 de abril de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rural Sustentável: mais 16 processos 100% digitais em julho. Seropédica, 2019e. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/16-processos-100-digitais-em-julho/>. Acesso em: 1 de junho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sobre rede de dados e Internet nos alojamentos. Seropédica, 2020e. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/sobre-rede-de-dados- e-internet-nos-alojamentos/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suspensão nas atividades do P1 devido à falta d’água. Seropédica, 2020f. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/suspensao- nas-atividades-do-p1-devido-a-falta-dagua/>. Acesso em: 12 de julho de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tabela de cargos ocupados e vagos da carreira de Técnico-Administrativos da UFRRJ – Junho 2021. Seropédica, 2021b. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/tabela-de-cargos-ocupados-e-vagos-da-carreira-de- tecnico-administrativos-da-ufrrj-junho-2021/>. Acesso em: 2 de novembro de 2021. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. UFRRJ promove ação para reduzir uso de copos descartáveis. Seropédica, 2017a. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/ufrrj-promove-acao-para-reduzir-uso-de-copos-descartaveis/>. Acesso em: 30 de março de 2022. UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Universidade Rural testa iluminação com energia solar. Seropédica, 2017c. Disponível em: <https://portal.ufrrj.br/universidade-rural-testa-iluminacao-com-energia-solar/>. Acesso em: 2 de abril de 2022. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Cartilha: como fazer um evento sustentável na UFSC?. Florianópolis: : UFSC, 2021. 55p. Disponível em: <https://galeria.ufsc.br/d/204773-1/Cartilha_Eventos+Sustent__veis+UFSC.pdf>. Acesso em: 7 de junho de 2022. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução Normativa No 125/2019/Cun, de 26 de março de 2019. Florianópolis, 2019. Disponível em: <https://ufscsustentavel.paginas.ufsc.br/files/2015/10/Resolu%C3%A7%C3%A3o- Normativa-_125_2019_Pol%C3%ADtica-Ambiental-Documento-Oficial.pdf>. Acesso em: 26 de junho de 2022. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. USC Sustentável: Plano de Logística Sustentável. [2017?]. Disponível em: <https://ufscsustentavel.ufsc.br/plano-de-logistica- sustentavel/>. Acesso em: 6 de junho de 2022. 118 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. USC Sustentável: Bosque do CFH recebe 260 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. 2022. Disponível em: <https://ufscsustentavel.ufsc.br/2022/05/18/6842/>. Acesso em: 7 de junho de 2022. UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Base de Dados sobre Sustentabilidade na UFU. 2022. Disponível em: <http://www.sustentavel.ufu.br/node/435>. Acesso em: 4 de julho de 2022. UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ). 2020. Disponível em: <http://www.sustentavel.ufu.br/LRQ>. Acesso em: 23 de junho de 2022. UFU - Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa de Opinião. 2018. Disponível em: <http://www.sustentavel.ufu.br/node/74>. Acesso em: 6 de julho de 2022. UI GreenMetric. UI GreenMetric World University Rankings: Background of The Ranking. 2022. Disponível em: <https://greenmetric.ui.ac.id/about/welcome>. Acesso em: 29 de abril de 2022. ULSF - Association of University Leaders for a Sustainable Future. The Talloires Declaration: 10 Point Action Plan. Disponível em: <http://ulsf.org/wp- content/uploads/2015/06/TD.pdf>. Acesso em: 12 de junho de 2022. URBANETZ JUNIOR, J.; TONIN, F. S.; MARIANO, J. D.; TIEPOLO, G. M. Analysis of the Operation of Photovoltaic Systems Installed at Federal University of Technology - Paraná in Curitiba. Brazilian Archives of Biology and Technology, v.61, n.spe, 2018. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Escritório Verde do campus Curitiba é referência internacional. 2018. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/noticias/curitiba/escritorio-verde-do-campus-curitiba-e-referencia- internacional>. Acesso em: 9 de junho de 2022. VERHOEF, L.; BOSSERT, M. The University Campus as a Living Lab for Sustainability: A Practitioner’s Guide and Handbook. ISCN, 2019. 101p. VIGGIANO, M. H. S. Projeto de Edifícios Públicos Sustentáveis: uma abordagem cultural, econômica, ambiental e arquitetônica. Brasília: Rede Legislativo Sustentável, 2019. 316p. WACHHOLZ, C. B. Campus sustentável e educação: desafios ambientais para a universidade. 2017. 180f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. WASHINGTON-OTTOMBRE, C.; WASHINGTON, G. L.; NEWMAN, J. Campus sustainability in the US: Environmental management and social change since 1970. Journal of Cleaner Production, v.196, p. 564-575, 2018.por
dc.subject.cnpqRecursos Florestais e Engenharia Florestalpor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/74084/2022%20-%20Alessandro%20Moreira%20Lima.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6773
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-26T13:19:25Z No. of bitstreams: 1 2022 - Alessandro Moreira Lima.Pdf: 2926055 bytes, checksum: 1b38c8643240d8c2959b5df21fabb23a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-26T13:19:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Alessandro Moreira Lima.Pdf: 2926055 bytes, checksum: 1b38c8643240d8c2959b5df21fabb23a (MD5) Previous issue date: 2022-07-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Alessandro Moreira Lima.Pdf2022 - Alessandro Moreira Lima2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.