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Tipo do documento: Dissertação
Título: Câmpus universitários sustentáveis: oportunidades e possibilidades para o caso da UFRRJ
Título(s) alternativo(s): Sustainable university campus: opportunities and possibilities for the UFRRJ case
Autor(es): Lima, Alessandro Moreira
Orientador(a): Rocha, Flavia Souza
Primeiro membro da banca: Rocha, Flavia Souza
Segundo membro da banca: Louzada, Marco Aurelio Passos
Terceiro membro da banca: Basso, Vanessa Maria
Palavras-chave: Sustentabilidade;A3P;Gestão ambiental;Instituições de Ensino Superior;Sustainability;A3P;Environmental management;Higher Education Institutions
Área(s) do CNPq: Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Idioma: por
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citação: LIMA, Alessandro Moreira. Câmpus universitários sustentáveis: oportunidades e possibilidades para o caso da UFRRJ. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) possuem câmpus por onde circulam milhares de pessoas diariamente. Devido a essa característica, os câmpus universitários precisam ser gerenciados sob diversos aspectos, incluindo-se o ponto de vista ambiental, de modo que a relação da comunidade universitária com o meio ambiente seja mais harmônica e menos impactante. Embora ações pontuais bem sucedidas em prol da sustentabilidade do câmpus da UFRRJ sejam observadas, essa IES não apresenta, no momento, política ambiental institucionalizada, significando um alto potencial de desenvolvimento nessa seara quando comparada às universidades que se encontram na vanguarda das práticas sustentáveis. Desta maneira, este estudo objetivou entender critérios e ações para o alcance da sustentabilidade ambiental adotados pelas universidades que estão na vanguarda da sustentabilidade organizacional; compreender a percepção da comunidade da UFRRJ em relação à aplicação de práticas sustentáveis na universidade; levantar informações institucionais acerca da situação atual de indicadores de sustentabilidade da UFRRJ nos seis eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e analisar o potencial de aplicação desses nessa IES. A pesquisa tratou-se de estudo de caso que usou como método para coleta e análise de dados a aplicação de questionários junto à comunidade acadêmica; a realização de entrevistas semi-estruturadas com servidores da UFRRJ e também a obtenção de informações oficiais em documentos da IES. O estudo forneceu diagnóstico atualizado da sustentabilidade do câmpus da UFRRJ segundo os eixos da A3P; resumo da percepção e expectativas da comunidade acadêmica perante esse tema e discussões, recomendações e propostas de potencialidades de aplicação de práticas sustentáveis da A3P no câmpus Seropédica da UFRRJ. Como resultados, destaca-se que o diagnóstico mostrou que a UFRRJ apresenta ações socioambientais em várias áreas, porém de forma descoordenada e atrapalhada por dificuldades orçamentárias e por problemas de infraestrutura. Quanto às percepções e às demandas da comunidade, constatou-se que a maior parte da comunidade (92%) mostra-se disposta a colaborar com práticas sustentáveis no câmpus, embora apenas uma minoria (26%) conheça alguma das ações já vigentes. A gestão de resíduos foi aspecto ambiental apontado como mais relevante para o câmpus pela comunidade. O estudo cumpriu seus objetivos de diagnosticar e de recomendar novas práticas socioambientais no câmpus, trazendo como conclusões que algumas ações simples podem ser executadas para inserir e melhorar práticas sustentáveis na UFRRJ; que a aproximação da UFRRJ com a rede A3P mostrar-se-ia proveitosa e que a aprovação de uma política socioambiental institucional faz-se necessária para desenvolvimento da gestão socioambiental na instituição.
Abstract: Higher Education Institutions (HEIs) have campuses where thousands of people circulate daily. Due to this characteristic, university campuses need to be managed from several aspects, including environmental management, in order the relationship between the university community and the environment can be more harmonious and less impactful. Although there are successful specific actions for sustainability in the UFRRJ campus, this HEI does not currently have an institutionalized environmental policy, which means a high potential for the development in such area when compared to universities that are at the forefront of sustainable practices. That said, this study aimed to understand criteria and actions to achieve environmental sustainability adopted by universities that are at the forefront of organizational sustainability; understand the perception of the UFRRJ community in relation to the application of sustainable practices at the university; to gather institutional information about the current situation of sustainability indicators at UFRRJ in the six thematic axes of the Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) and analyze the potential of application of these axes in this HEI. The research is a case study that uses as a method for data collection and analysis the application of questionnaires to the academic community; conduction of semi-structured interviews with UFRRJ employees and also obtaintion of official information in the IES documents. About the result, the study proposed to provide the current diagnosis of the degree of sustainability of the UFRRJ campus according to the axes of the A3P; a summary of the perception and expectations of the academic community regarding this topic and discussions and proposals of potential for the application of sustainable practices of A3P in the UFRRJ Seropédica campus. In the analysis of the results, it is noteworthy that the diagnosis showed that the UFRRJ has socio- environmental actions in several areas, but in an uncoordinated and hampered way by budgetary difficulties and infrastructure problems. Regarding the perceptions and demands of the community, it was found that most of the community (92%) is willing to collaborate with sustainable practices on the campus, although only a minority (26%) is aware of any of the actions already in place. Waste management was considered the most relevant environmental aspect for the campus by the community. The study fulfilled its objectives of diagnosing and recommending new socio-environmental practices on the campus, drawing conclusions that some simple actions can be taken to insert and improve sustainable practices at UFRRJ; that the approximation of the UFRRJ with the A3P would prove to be fruitful and that the approval of an institutional socio-environmental policy is necessary for the development of socio-environmental management in the institution.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15627
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

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