Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15738
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Metodologias educativas e de capacitação para melhoria da qualidade dos recursos hídricos |
Other Titles: | Educational and training methodologies to improve the quality of water resources |
Authors: | Costa, Wellis Rodrigo da Silva |
Orientador(a): | Santos, André Marques dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, André Marques dos |
Segundo membro da banca: | Pontes, Emerson Guedes |
Terceiro membro da banca: | Santos, Fabiana Soares dos |
Keywords: | Água;Ensino de Química;Pensamento sistêmico;Autonomia;Water;Teaching Chemistry;Systemic thinking;Autonomy |
Área(s) do CNPq: | Química |
Idioma: | por |
Issue Date: | 31-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
Citation: | COSTA, Wellis Rodrigo da Silva. Metodologias educativas e de capacitação para melhoria da qualidade dos recursos hídricos. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Abstract: | A água é uma substância que nos convida a estudar as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os rios de cada região e suas características físicas, químicas e microbiológicas abrem um leque de oportunidades para atingir as metodologias orientativas da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU-Brasil agenda 2030, e os fundamentos estabelecidos para o Novo Ensino Médio brasileiro. Todo arcabouço desta pesquisa está focado no efeito do curso Metodologias Educativas e de Capacitação para Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos nos participantes, que foi registrado na Biblioteca Nacional de Registros do Brasil (BNRB) como um curso livre de qualificação continuada para professores de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias sob o código C6X9F562. O projeto da pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa através do parecer 5.675.655. A pesquisa foi realizada com 10 professores da SEEDUC-RJ lotados no Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves (CEPRA), localizado no município de Paracambi, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza aplicada, com características exploratórias, onde os procedimentos adotados foram conduzidos por uma pesquisa-ação devido seu caráter participativo, impulso democrático e contribuição à mudança social. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada em documentos oficiais da área de meio ambiente, onde a classificação da água dos rios de uma região é utilizada como uma reorientação do ensino, principalmente na área de química, sendo idealizado numa abordagem do pensamento sistêmico para o ensino Ciências da Natureza e convergente com a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. A pesquisa realizada nesta dissertação de mestrado demostra que a ferramenta metodológica desenvolvida impactou de forma positiva os professores pesquisados, contribuindo no desenvolvimento de sua autonomia, através do propósito de melhoria da qualidade da água de rios, aguçando a investigação científica e possibilitando uma visão sistêmica para enfrentar os desafios ambientais da atualidade. |
Abstract: | Water is a substance that invites us to study the Natural Sciences and their Technologies, the rivers of each region and their physical, chemical and microbiological characteristics, open up a range of opportunities to achieve the guiding methodologies of the National Water and Sanitation Agency (Agência Nacional de Águas e Saneamento - ANA), United Nations Environment Program (UNEP), Sustainable Development Goals (SDGs) of the UN-Brazil 2030, and the foundations established for the New Brazilian High School. The entire framework of this research is focused on the effect of the course Educational Methodologies and Training for Improving the Quality of Water Resources on the participants, which was registered at the National Library of Records of Brazil (BNRB) as a free course of continuous qualification for teachers of Sciences Nature and Its Technologies under code C6X9F562. The research project was approved by the Research Ethics Committee through opinion 5,675,655. The research was carried out with 10 SEEDUC-RJ teachers working at Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves (CEPRA), located in the municipality of Paracambi, in the metropolitan region of the State of Rio de Janeiro. The research approach is qualitative, of an applied nature, with exploratory characteristics, where the adopted procedures were conducted by action research due to its participative character, democratic impulse, and contribution to social change. The theoretical basis of this work is based on official documents around the environment, where the classification of river water in a region is used as a reorientation of teaching, mainly in chemistry, being idealized in an approach of systemic thinking for teaching Natural Sciences and convergent with Paulo Freire's Pedagogy of Autonomy. The research carried out in this master's thesis demonstrates that the methodological tool developed had a positive impact on the researched teachers, contributing to the development of their autonomy, through the purpose of improving the quality of water in rivers, sharpening scientific research, and enabling a systemic vision for address today's environmental challenges. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15738 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Wellis Rodrigo da Silva Costa.Pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.