Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15772
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Idaiana Benevenuto da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T13:13:03Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T13:13:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15772 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo verificar se o ensino de noções de Direito no Ensino Médio pode ampliar a compreensão e acesso à Cidadania – que é uma das finalidades da educação brasileira, descrita na Constituição Federal de 1988 e em outros documentos legais. Recorremos à observação de um projeto social voluntário implantado pela Ordem dos Advogados do Brasil como referência para entendermos a importância e o impacto do conhecimento de noções de Direito na formação cidadã do aluno de Ensino Médio. A comissão “A OAB vai à Escola”, que tem como objetivo levar noções de Direito para as escolas públicas e particulares, visa contribuir com o acesso à ampliação da cidadania, conta com advogados voluntários que realizam palestras sobre temas ligados ao Direito, com foco na cidadania. Optamos por acompanhar a comissão da 29a subseção da OAB/RJ, localizada no bairro de Campo Grande, para entendermos a forma de atuação, metodologia e acompanhar seus resultados. A metodologia utilizada no presente estudo – pesquisa de campo – foi a de aplicação de questionários e observação. Como base teórica, recorremos à noção de cidadania clássica de Tomas H. Marshall, cidadania como acesso a diretos civis, políticos e sociais. Dentro do campo da educação optamos pela interpretação da educação emancipadora com base em Paulo Freire e Demerval Saviani, buscando entender até que ponto tal conhecimento pode contribuir para a formação cidadã e não reprodutivista. Concluímos que o projeto tem boa aceitação e é bem-visto pela comunidade escolar. Os alunos conseguem entender a importância e conseguem assimilar e aproveitar bem os assuntos levados pela comissão, a ponto de acreditarem ser importante que o conhecimento de noções do Direito faça parte do currículo escolar, mesmo que apenas por palestras eventuais. O projeto não tem matriz ou orientação curricular a ser seguida nacionalmente nem regionalmente, o que a expõe a direcionamentos, mas que também potencializa a sua capilaridade e aceitação social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direito | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ordem dos Advogados do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Campo Grande | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | A OAB vai à Escola | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Law | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Bar Association | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Campo Grande | pt_BR |
dc.subject | OAB goes to School | pt_BR |
dc.title | “A OAB vai à escola” educação e cidadania nas escolas públicas de ensino médio na região da 29a subseção da ordem dos advogados do brasil do Rio de Janeiro – Campo Grande | pt_BR |
dc.title.alternative | “The OAB* goes to school” education and citizenship in public high schools in the region of the 29th subsection of brazilian bar association – Campo Grande | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This study aims to verify if the teaching of knowledge of Law in High School can increase the understanding and access to Citizenship. Citizenship, which is one of the purposes of Brazilian education, described in the Federal Constitution of 1988 and in other legal documents. We had to resort to the observation of community social project implemented by the Brazilian Bar Association, as a reference to understand the importance and impact of the knowledge and notions of Law in the citizenship formation of the high school student. The “OAB goes to School” Commission, which aims to bring notions of Law to public and private schools, aims to contribute to the access to the expansion of citizenship, has volunteer lawyers who give lectures on topics related to Law with a focus on Citizenship. We chose to accompany the Commission of the 29th subsection of the OAB/RJ, located in Campo Grande neighborhood, in order to understand the form of action, methodology and monitoring the results. The methodology used in the present study, field research, was the application of questionnaires and observation. As a theoretical basis, we use Tomas H. Marshall's notion of classical citizenship, citizenship as access to civil, political and social rights. Within the field of education, we opted for the interpretation of emancipatory education based on Paulo Freire and Demerval Saviani, seeking to understand to what extent such knowledge can contribute to citizen and non-reproductive education. We conclude that the project is well accepted and well-regarded by the school community. The students understand the importance and were able to assimilate and make good use of the subjects raised by the committee, to the point of believing it is important that knowledge of notions of Law is part of the school curriculum, even if only through occasional lectures. The project doesn’t have a matrix or curriculum guidance to be followed nationally or regionally, which exposes it to direction, but which also enhances its capillarity and social acceptance. | en |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Wanderley da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 965.566.767-72 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0849-4928 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1894566485754183 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Wanderley da | - |
dc.contributor.referee1ID | 965.566.767-72 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0849-4928 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1894566485754183 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sanchez, Liliane Barreira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3250-2940 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7875754985048131 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Giovani Do | - |
dc.creator.ID | 053.232.787-06 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1167961658836384 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, Lucas de Oliveira (Org.). Direito na Escola: uma contribuição para a formação cidadã. Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2020. ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém – Um relato sobre a banalidade do mal. Companhia das Letras: 1999. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2016. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. BARROSO, Rosana Canijo. Da Democracia Formal à Democracia substancial. Revista Direitos Fundamentais & Democracia / Faculdades Integradas do Brasil. Curso de Mestrado em Direito da UniBrasil. – v.1, n.1 (jan./jun. 2007) . – Curitiba: UniBrasil, 2007. BESSA, Sara Façanha. BRAGA, Talita Raquel R.. QUEIROZ, Yasmim Costa de. A nova República: um contexto histórico e educacional. BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. 1a ed.; 1 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. BORIS, Fausto. História do Brasil. 11a ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. BRANDÃO. Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 2013. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 16 jun.2021. BRASIL. Constituições Brasileiras: 1824. vol. I. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001a. BRASIL. Constituições Brasileiras: 1891. vol. II. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001b. BRASIL. Constituições Brasileiras: 1934. vol. III. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001c. BRASIL. Constituições Brasileiras: 1937. vol. IV. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001d. BRASIL. Constituições Brasileiras: 1946. vol. V. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001e. BRASIL. Constituições Brasileiras: 1967. vol. VI. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2001f. 82 BRASIL. Constituições Brasileiras: 1988. vol. VII. Brasília: Senado Federal e Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2003. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Legislativo, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 16 jun. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: Ministério da Educação; CONSED; UNDIME, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.A cesso em: 14 mai. 2022. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, Ética. Brasília: MEC; SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 23 jun. 2021. CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 24a ed. Revista, atualizada e ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. CARVALHO, José Sérgio Fonseca de, Org., CUSTÓDIO, Crislei de Oliveira, Org. Hannah Arent: a crise na educação e o mundo moderno. São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2017. COSTA, Leandro dos Santos; COSTA, Munique Menezes. Direito nas Escolas: Noções de Direito constitucional para alunos do Ensino Médio. 1a ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017. DESLANDES, Keila. Formação de professores e Direitos Humanos: construindo escolas promotoras de igualdade. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; Ouro Preto, MG: UFOP, 2015. FREIRE, Paulo, Direitos Humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. 1a ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2019. FREIRE, Paulo, Educação como prática de liberdade. 45a ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2019. FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia. 59a ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2019. FREIRE, Paulo, Pedagogia da esperança. 25a ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2019. FREIRE, Paulo, Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. 69a ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz & Terra, 2019. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7a ed. São Paulo: Atlas, 2019. 83 GRAMSCI, Antonio. A cultura, os subalternos, a educação. 2a ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 3a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. Pág122 GUIMARÃES, Claudivan Santos. A educação no Brasil após a redemocratização (1985- 2002). Revista Fundamentos. Piauí, V. 2, n.1, 2015 HARARI. Yuval Noah. Notas sobre a pandemia: a breves lições para o mundo pós- coronavirus. 1a ed – São Paulo: Companhia das Letras: 2020. LEVITSKY, Steven. ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. – 1a ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2018. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. 28a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. LINHARES. Maria Yedda. História geral do Brasil / Maria Yedda Linhares (organizadora). 9a ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990. MAMEDE, Gladston. A advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil. 6a ed. – São Paulo: Atlas, 2014. MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo (org.); Suely Ferreira Deslandes; Romeu Gomes. Petrópolis, RJ: Vozes 2016. NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 5a ed. ampl. Campinas, SP: Cortez, 2016. NOSELLA, Paolo. Ensino Médio à luz do pensamento de Gramsci. Campinas, SP: Editora Alínea, 2016. OAB SÃO PAULO. Comissão especial “OAB vai à Escola”. Cartilha. São Paulo: OAB São Paulo, [2017]. Disponível em: http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/oab- vaiescola/cartilhas/. Acesso em: 30 set. 2019. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Diretrizes metodológicas freirianas e a educação jurídica popular. Revista InSURgência. Brasília, ano 1, V. 1, n. 1, jan./jun. 2015. OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O Direito à Educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de Justiça. Revista Brasileira de Educação. São Paulo. PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis: RJ: Vozes, 2019. PINSKY, Jaime (Org.); PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da Cidadania. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2018. RAMOS, Carlos Roberto. Origem, conceito, tipos de Constituição, Poder Constituinte e história das Constituições brasileiras. Revista Informes Legislativos. Brasília. a. 24, n. 93; jan. / mar. 1987. 84 ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: (1930/1973). 40a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, mai/ago, 2007. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 43o ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5o ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. VIEIRA, Sofia Lerche. A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto. Revista brasileira de Estudos pedagógicos. Brasília, v.88, n. 2019, p. 291-309, XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. História da educação: a escola no Brasil / Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier, Maria Luisa Santos Ribeiro, Olinda Maria Noronha. São Paulo: FTD, 1994. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Idaiana Benevenuto da Silva.Pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.