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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Rute Ferreira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-10T02:47:37Z | - |
dc.date.available | 2024-02-10T02:47:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rute Ferreira da Silva. O aprimoramento da leitura a partir da multissemiose: os adjetivos implícitos e os explícitos nas tirinhas. 2021. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15822 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), o qual se baseou na percepção das dificuldades dos alunos do Projeto Carioca I, da escola municipal Ruben Berta, na Vila Aliança, em Bangu, da rede pública de ensino, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação (SME); nas habilidades de leitura, interpretação e compreensão de textos, principalmente os multimodais, quanto à identificação dos adjetivos implícitos ou explícitos presentes nestes textos. Tem como objetivo a construção de uma proposta, para contribuição, de uma vertente de auxílio, ao processo ensino aprendizado; com a intenção de aprimorar a habilidade de leitura; tendo como ponto de partida a leitura, compreensão e interpretação da leitura; bem como a inferência da categoria linguística dos adjetivos implícitos e os explícitos, dentro do gênero textual tirinhas. Tem-se como objetivos específicos: a) elaborar documento com fundamentação teórica e metodologia da pesquisa; b) contribuir para a melhor compreensão do aluno ao ler tirinhas e outros textos multimodais; c) organizar atividades didáticas que articulem língua e discurso, com ênfase na interpretação a partir da classe dos adjetivos; d) inserir, no material didático, expectativas de respostas dos alunos; e) interpor, no material didático, orientações complementares ao professor. A base teórica dos estudos reúne conceitos desenvolvidos na área da Linguística Textual, tais como: gênero textual e multimodalidade; e ainda outros de base cognitivista, como o de leitura. Como fim, entendemos ser urgente a aplicação de diferentes atividades de leitura e interpretação, em tirinhas, com mediação, como estratégia para o desenvolvimento ou recuperação da habilidade leitora, possibilitando uma melhor adaptação ao processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | tirinhas | pt_BR |
dc.subject | habilidade de leitura | pt_BR |
dc.subject | adjetivos | pt_BR |
dc.subject | comic strips | pt_BR |
dc.subject | reading ability | pt_BR |
dc.subject | adjectives | pt_BR |
dc.title | O aprimoramento da leitura a partir da multissemiose: os adjetivos implícitos e os explícitos nas tirinhas | pt_BR |
dc.title.alternative | The improving of reading from multisemiosis: the implict and explicit adjectives in the comics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The present work is the result of a research of the Professional Master´s in Letters (PROFLETRAS), which was based on the perception of the difficulties of the students of the Carioca I Project, of the municipal school Ruben Berta, in Vila Aliança, in Bangu, of the public education network, from the City Hall of the City of Rio de Janeiro, from the Municipal Department of Education (SME); in the abilities of reading, interpretation and comprehension of texts, mainly the multimodal ones, regarding the identification of implicit or explicit adjectives present in these texts. Its objective is the construction of a proposal, for contribution, of an aid aspect, to the teaching-learning process; with the intention of improving reading skills; having as a starting point the reading, comprehension and interpretation of reading; as well as the inference of the linguistic category of implicit and explicit adjectives, within the comic strip text genre. The specific objectives are: a) to prepare a document with theoretical foundations and research methodology; b) contribute to a better understanding of the student when reading comic strips and other multimodal texts; c) organize didactic activities that articulate language and discourse, with emphasis on interpretation based on the adjective class; d) insert, in the teaching material, expectations of student responses; e) interpose, in the didactic material, complementary orientations to the teacher. The theoretical basis of the studies brings together concepts developed in the field of Textual Linguistics, such as: textual genre and multimodality; and still others with a cognitivist basis, such as reading. As an end, we believe that it is urgent to apply different reading and interpretation activities, in comic strips, with mediation, as a strategy for the development or recovery of the reading skill, allowing a better adaptation to the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Assis, Eleone Ferraz de | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Gerson Rodrigues da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9265008031827144 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.relation.references | ALLIENDE, F.; CONDEMARÍN, M. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento.8.ed. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2005. ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. BAGNO, M. Gramática pedagógica do Português brasileiro. São Paulo: Parábola,2011. BAGNO, M. Não é errado falar assim! em defesa do português brasileiro. SãoPaulo: Parábola, 2010. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lauch e IaraFrateschi Vieira. 6.ed. São Paulo: Editora Huritec, 1992. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.(Trabalho original publicado em 1979). BECHARA, E. Moderna gramática Portuguesa. 37ª ed. Rio de Janeiro, 2005.BLIKSTEIN, I.Técnicas de comunicação escrita. Editora: Ática Sku, 1986. BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita Editora: Ática Sku, 1986. BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemos na escola, e agora? 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dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
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