Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bria, Marcelo Beni Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T15:30:34Z | - |
dc.date.available | 2024-07-03T15:30:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | BRIA, Marcelo Beni Vieira. Elaboração do livro paradidático “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história”: Rio de Janeiro, RJ. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Instituto de Química. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17595 | - |
dc.description.abstract | Livros paradidáticos constituem um dos elementos que podem ser utilizados como aliados no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho discorre sobre a elaboração de um livro paradidático de química, onde foram abordados diversos tópicos de uma classe de substâncias conhecidas como compostos organofosforados, servindo-se dos aspectos históricos, econômicos, químicos e biológicos, para o desenvolvimento do tema com alunos do Ensino Médio, professores e o público em geral. Para tal, utilizou-se como metodologia a transposição didática e revisão da literatura científica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | livros paradidáticos | pt_BR |
dc.subject | fósforo | pt_BR |
dc.subject | ensino de química | pt_BR |
dc.subject | paradidactic books | pt_BR |
dc.subject | phosphor | pt_BR |
dc.subject | chemistry teaching | pt_BR |
dc.title | Elaboração do livro paradidático “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Paradidactic books (or supplementary educational materials) are one of the elements that can be used in association in the teaching learning process. The present work discusses the elaboration of a paradidactic book of chemistry, where several topics of a class of substances known, as organophosphate compounds were approached, using the historical, economic, chemical and biological aspect for the development of the theme with high school students, teachers and the general public. For this purpose, the didactic transposition and review of the scientific literature were used as methodology. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, João Batista Neves da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 432.365.107-49 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-1965-9206 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8678051184959173 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | da Costa, João Batista Neves | - |
dc.contributor.referee1ID | 432.365.107-49 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-1965-9206 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8678051184959173 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Herbst, Marcelo Hawrylak | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1609235573836042 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sueth-Santiago, Vitor | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7873681582100547 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Castilho, Roberto Barbosa de | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-3383-2244 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888522590770689 | pt_BR |
dc.creator.ID | 123.035.977-06 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6098072130547271 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química | pt_BR |
dc.relation.references | ALENCAR, Sônia Biaggi Alves de Alencar. QuimiGui@: uma estratégia para eleboração de materiais didáticos textuais de química. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014 ALVES-FILHO, José de Pinho. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. APPELT, Patrícia. Complexos de Rutênio (II) contendo ligantes N-S doadores: síntese, caracterização, reatividade e atividade biológica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. ARAÚJO, Cleônia R. M.; SANTOS, Victória L. A.; GONSALVES, Arlan A. Acetilcolinesterase – AChE: uma enzima de interesse farmacológico. Rev. Virtual Quim., 2016, 8(6), 1818 – 1834. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v8n6a04.pdf Acesso em: 28/09/2019 ARAUJO, Ronielson F. G. A utilização do material paradidático no ensino de conceitos iniciais de Óptica Geométrica.Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2018. ASTOLFI, Jean Pierre et al. Mots-clés de la didactique des sciences. Pratiques Pèdagogies, De Boeeck & Larcier S. A. Bruxelas, 1997. ASTOLFI, Jean-Pierre e DEVELAY, Michel. A Didática das Ciências. Campinas, Papirus, São Paulo, 1990. BARBOZA, Henriqueta T. G.; NASCIMENTO, Xênia P. R.; FREITAS-SILVA, Otniel; SOARES, Antônio G.; DA COSTA, João B. N. Compostos Organofosforados e seu papel na agricultura. Rev. Virtual Quim., 2018, 10 (1), 172 – 193. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/BarbozaNoPrelo.pdf Acesso em: 28/09/2019 BELTRAN, Maria H. R. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares.Abakós, Belo Horizonte,maio 2013. v. 1, n. 2, 67 – 77. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/5371 Acesso em: 28/09/2019 BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias. Brasília, 2002. 144 p CALLEGARIO, Laís J.; HYGINO, Cassiana B.; ALVES, Vanessa L. O.; LUNA, Fernando J.; LINHARES, Marília P. A História da Ciência no Ensino de Química: uma revisão. Rev. Virtual Quim., 2015, 7 (3), 977 – 991. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v7n3a16.pdf Acesso em: 28/09/2019 67 COSTA, Lucio G. OrganophosphorusCompoundsat 80: some oldand new issues. ToxicologicalSciences, 162 (1), 2018, 24 – 35.Disponível em: https://academic.oup.com/toxsci/article/162/1/24/4706006 Acesso em: 28/09/2019 COUTEUR, Penny Le; BURRESON, Jay. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. DEMKOWICZ, Sebastian; RACHON, Janusz; DÁSKO, Mateusz; KOZAK, Witold. Selected organophosphorus compounds with biological activity. Applications in medicine. Royal SocietyChemistryAdv, 2013, 00, 1-3. Disponível em: https://pubs.rsc.org/en/content/getauthorversionpdf/C5RA25446AAcesso em: 28/09/2019 FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, Pannonica, v. 1, n. 5, p. 28 - 49, 1992. FRACISCO JÚNIOR, Wilmo E. Estratégias de leitura e educação química: que relações? Química Nova na Escola, vol. 32, n° 4, nov. 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/03-EA5809.pdf Acesso em: 28/09/2019 KLEIN, Claudia; AGNE, Sandra A. A. Fósforo: de nutriente à poluente! Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental/UFSM. 2012, v. 8, n° 8, 1713 – 1721. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/6430/pdf Acesso em: 28/09/2019 LIMA, Andréa P. M. Acervos complementares do PNLD 2010: um estudo sobre a relação entre matemática e gêneros textuais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. MARTINS, Lilian Al-Chueyr P. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305 – 317, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n2/10.pdf Acesso em: 28/09/2019 MAZZACURTI, Marzia. Advanced studies on the synthesis of organophosphorus compounds. Tese de Doutorado, Universitàdi Bologna, Bolonha, 2007. Disponível em: http://amsdottorato.unibo.it/470/1/Tesi_Dottorato.pdf Acesso em: 28/09/2019 MOREIRA, Marco A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista. V1 (3), pp. 25 - 46, 2011. MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997. OLIVEIRA, Rosemeire; CACURO, Thiago A.; FERNANDEZ, Senira, IRAZUSTA, Silvia P. Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental e Ensino de Química: uma experiência realizada em uma escola pública. Rev. Virtual Quim., 2016, 8 (3), 913 – 925. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v8n3a25.pdf Acesso em 28/09/2019 PEIXOTO, Eduardo M. A. Fósforo. Química Nova na Escola, n° 15, 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a12.pdf Acesso em: 28/09/2019 68 PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de L.; BARON, Márcia P.; FINCK, Nelcy T. L.; DOROCINSKI, Solange I. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf Acesso em: 28/09/2019 PINTO, Anildo Gonçalves. Uma proposta de livro paradidático como motivação para o ensino de Matemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. RUSSEL, John B. Química Geral. 2ª ed, v.1, p.376. São Paulo: Makron Books. 1994. SÁ, Helena C. A.; SILVA, Roberto R. Contextualização e Interdisciplinaridade: concepção de professores no ensino de gases. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química -ENEQ. Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba, PR, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0621-1.pdf Acesso em: 28/09/2019 SAM, Kean. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. SANTOS, Viviane M. R.; DONNICI, Claudio L.; DA COSTA, João B.; CAIXEIRO, Janaína M. R. Compostos organofosforados pentavalentes: histórico, métodos sintéticos de preparação e aplicações como inseticidas e agentes antitumorais. Química Nova, Vol. 30, n° 1, 159 – 170, 2007. Disponível em: http://ref.scielo.org/gcrhz3 Acesso em: 28/09/2019 SANTOS, Wildson L. P.; PORTO, Paulo A. A pesquisa em Ensino de Química como área estratégica para o desenvolvimento da química. Química Nova, vol. 36, n° 10, 1570 – 1576, 2013. Disponível em: http://ref.scielo.org/w9v598 Acesso em: 28/09/2019 SILVA, Daniel R. Estudo teórico do mecanismo de inibição da acetilcolinesterase de Torpedo californica por novos fosforamidatos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. SILVA, Gustavo R.; BORGES JR., Itamar; FIGUEROA-VILLAR, José D.; CASTRO, Alexandre T. Defesa química: histórico, classificação dos agentes de guerra e ação dos neurotóxicos. Química Nova, vol. 35, n° 10, 2083 – 2091, 2012. Disponível em: http://ref.scielo.org/6qvwxd Acesso em: 28/09/2019 SILVA, Priscila N. S.; SOUZA, Larissa O.; SILVA, Flávia C. V.; SIMÕES-NETO, José E. A Transposição Didática do conteúdo propriedades periódicas dos elementos químicos. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, SC. 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0122-2.pdf Acesso em: 28/09/2019 SILVA, Sani C. R.; SCHIRLO, Ana C. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: reflexões para o Ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014. 69 SIQUEIRA, Maxwell; PIETROCOLA, Maurício. A Transposição Didática aplicada a Teoria Contemporânea: a Física de partículas elementares no Ensino Médio. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, X, 2006, Londrina, PR. Anais, v.1. Disponível em: https://bit.ly/2nB867y Acesso em: 28/09/2019 STRATHERN, Paul. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Rio de Janeiro: Zahar, 2002 VOSGERAU, Dilmeire S. R.; ROMANOWSKI, Joana P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. WARTHA, Edson J.; SILVA, Erivanildo L.; BEJARANO, Nelson R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, vol. 35, n° 2, 84 – 91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf Acesso em: 28/09/20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Química | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Química |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Marcelo Beni Vieira Bria.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.