Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17595
Tipo do documento: Dissertação
Title: Elaboração do livro paradidático “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história”
Authors: Bria, Marcelo Beni Vieira
Orientador(a): Costa, João Batista Neves da
Primeiro membro da banca: da Costa, João Batista Neves
Segundo membro da banca: Herbst, Marcelo Hawrylak
Terceiro membro da banca: Sueth-Santiago, Vitor
Quarto membro da banca: Castilho, Roberto Barbosa de
Keywords: livros paradidáticos;fósforo;ensino de química;paradidactic books;phosphor;chemistry teaching
Área(s) do CNPq: Química
Química
Idioma: por
Issue Date: 20-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química
Citation: BRIA, Marcelo Beni Vieira. Elaboração do livro paradidático “50 Baldes de Urina e os Compostos Organofosforados: senta que lá vem história”: Rio de Janeiro, RJ. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Instituto de Química. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Livros paradidáticos constituem um dos elementos que podem ser utilizados como aliados no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho discorre sobre a elaboração de um livro paradidático de química, onde foram abordados diversos tópicos de uma classe de substâncias conhecidas como compostos organofosforados, servindo-se dos aspectos históricos, econômicos, químicos e biológicos, para o desenvolvimento do tema com alunos do Ensino Médio, professores e o público em geral. Para tal, utilizou-se como metodologia a transposição didática e revisão da literatura científica.
Abstract: Paradidactic books (or supplementary educational materials) are one of the elements that can be used in association in the teaching learning process. The present work discusses the elaboration of a paradidactic book of chemistry, where several topics of a class of substances known, as organophosphate compounds were approached, using the historical, economic, chemical and biological aspect for the development of the theme with high school students, teachers and the general public. For this purpose, the didactic transposition and review of the scientific literature were used as methodology.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17595
Appears in Collections:Mestrado em Química

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Marcelo Beni Vieira Bria.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.