Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17631
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dc.contributor.authorSouza Filho, Vanderlan Lopes de-
dc.date.accessioned2024-07-16T15:02:16Z-
dc.date.available2024-07-16T15:02:16Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.identifier.citationSOUZA FILHO, Vanderlan Lopes de. Próxima Parada Nova Iguaçu: (i)mobilidade, (in)acessibilidade e (ex)inclusão social urbanas no transporte público coletivo intramunicipal na percepção das pessoas com deficiência. 2022. 172p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17631-
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a lançar um olhar sobre a mobilidade e a acessibilidade urbanas do município de Nova Iguaçu-RJ, buscando entender qual tem sido o impacto da prestação do serviço de transporte público coletivo municipal, composto majoritariamente por ônibus no caso do município, no processo de inclusão social e na garantia do direito à cidade para as pessoas com deficiência. Visto todo o histórico de luta desses indivíduos e a conjuntura de sucateamento que caracterizam o transporte público na maioria das cidades brasileiras, parte- se da hipótese de que esse serviço, em Nova Iguaçu, tem operado na contramão dos princípios que norteiam os debates sobre inclusão, mobilidade, acessibilidade e garantia do direito à cidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e, em especial, para aquelas com deficiência. Buscando-se, portanto, as respostas para essa questão, procurou-se, primeiramente, conhecer o referencial teórico que serviu de base para as discussões dos temas propostos, a saber: mobilidade, acessibilidade e direito à cidade. Na sequência, realizou-se o exame das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência e para a mobilidade urbana nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – no intuito de se conhecer o que o poder público fez e vem fazendo em prol desse segmento da sociedade. Em seguida, realizou-se uma caracterização do município de Nova Iguaçu, examinando-se sua história; sua formação socioespacial; o uso e a ocupação do solo; a localização dos serviços e equipamentos públicos básicos; a área de cobertura do serviço de transporte público; e, dentro desse contexto, a espacialização das pessoas com deficiência no município com base nos dados mais atuais disponíveis, obtidos pelo Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Por último, e de modo complementar, buscou-se conhecer a percepção das pessoas com deficiência que se utilizam do transporte público coletivo no município. Nesse sentido, realizou-se a aplicação de questionários com a ajuda da ferramenta Formulários Google, esperando-se que as respostas obtidas trouxessem ao conhecimento informações mais detalhadas sobre as condições de funcionamento do serviço. Conforme esperado, além dos resultados auxiliarem no esclarecimento das inquietações que motivaram o estudo, eles também revelaram uma série de situações interessantes sobre o cotidiano dessas pessoas, como o caso das mães de crianças com deficiência que, mesmo tendo direito à gratuidade, optam por não utilizar o transporte público coletivo para que seus filhos não sofram constrangimentos. De uma maneira geral, Nova Iguaçu possui uma frota de ônibus parcialmente adaptada e que abrange boa parte do território. Além disso, foi possível constatar que há políticas públicas direcionadas para as pessoas com deficiência no município, algumas, inclusive, com excelentes propostas. Em contrapartida há uma série de melhoramentos que precisam ser realizados no sistema de mobilidade da cidade para tornar os ambientes urbanos e o transporte público municipal acessíveis, além de muitas ações que precisam ser urgentemente concretizadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectNova Iguaçu/RJpt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência (PCD)pt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDireito à Cidadept_BR
dc.subjectNova Iguaçupt_BR
dc.subjectPeople with Disabilities (PWD)pt_BR
dc.subjectUrban Mobilitypt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectRight to the Citypt_BR
dc.titlePróxima parada Nova Iguaçu: (i)mobilidade, (in)acessibilidade e (ex)inclusão social urbanas no transporte público coletivo intramunicipal na percepção das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeNext stop Nova Iguaçu: urban (im)mobility, (in)accessibility and social (ex)inclusion in intra-municipal public transport in the perception of people with disabilitiesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work proposes to take a look at urban mobility and accessibility in the municipality of Nova Iguaçu-RJ, seeking to understand what has been the impact of the provision of the municipal collective public transport service, composed mainly of buses in the case of the municipality, in the process of social inclusion and in guaranteeing the right to the city for people with disabilities. Considering the entire history of struggle of these individuals and the scrapping conjuncture that characterize public transport in most Brazilian cities, it is assumed that this service, in Nova Iguaçu, has operated against the principles that guide debates on inclusion. , mobility, accessibility and guarantee of the right to the city for people in situations of social vulnerability and, in particular, for those with disabilities. Seeking, therefore, the answers to this question, it was sought, first, to know the theoretical framework that served as the basis for the discussions of the proposed themes, namely: mobility, accessibility and the right to the city. Subsequently, an examination of public policies aimed at people with disabilities and urban mobility was carried out at the three levels of government - federal, state and municipal - in order to know what the public power has done and is doing for the benefit of the public. this segment of society. Then, a characterization of the municipality of Nova Iguaçu was carried out, examining its history; their socio-spatial formation; land use and occupation; the location of basic public services and equipment; the area covered by the public transport service; and, within this context, the spatialization of people with disabilities in the municipality based on the most current data available, obtained by the 2010 Demographic Census, carried out by the Brazilian Institute of Geography and Statistics. Finally, and in a complementary way, we sought to know the perception of people with disabilities who use collective public transport in the municipality. In this sense, questionnaires were applied with the help of the Google Forms tool, hoping that the answers obtained would bring more detailed information about the operating conditions of the service. As expected, in addition to the results helping to clarify the concerns that motivated the study, they also revealed a series of interesting situations about the daily lives of these people, such as the case of mothers of children with disabilities who, despite having the right to free access, choose not to use collective public transport so that their children do not suffer embarrassment. In general, Nova Iguaçu has a partially adapted bus fleet that covers a good part of the territory. In addition, it was possible to verify that there are public policies aimed at people with disabilities in the municipality, some even with excellent proposals. On the other hand, there are a series of improvements that need to be carried out in the city's mobility system to make urban environments and municipal public transport accessible, in addition to many actions that urgently need to be implemented.en
dc.contributor.advisor1Schueler, Adriana Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102672173960361pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Abreu, Luciano Muniz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2546661622826839pt_BR
dc.contributor.referee1Schueler, Adriana Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2102672173960361pt_BR
dc.contributor.referee2Lanchoti, José Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824999887053438pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Marcio Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109086823056054pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719612914294984pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
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