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dc.contributor.authorAnderson , Teixeira Boanafina-
dc.date.accessioned2024-08-09T17:18:22Z-
dc.date.available2024-08-09T17:18:22Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.citationBOANAFINA, Anderson Teixeira. A Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Dualidade Ampliada. 2020. 266 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17706-
dc.description.abstractA presente Tese versa sobre a formação docente para a educação profissional e tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia-IFs e tem por objetivo investigar a influência e os efeitos da dualidade no oferecimento destes cursos, no período de 2008 a 2018, buscando revelar as concepções e contradições presentes nos documentos institucionais e na própria legislação em vigor. Como hipótese, a pesquisa assume que, apesar de ser um modelo institucional concebido para ser inovador, os IFs ainda mantêm as mesmas concepções conservadoras sobre o magistério para os cursos técnicos; uma herança das antigas e tradicionais instituições federais que, mesmo após o processo de fusão, permanece ativa na forma de cultura dominante, expressas em seus documentos oficiais, sustentada pela dualidade estrutural que mantém a lógica da adaptação da escola às demandas do modo de produção capitalista, se distanciando da concepção de educação para o trabalho, centrada fundamentalmente no ser humano. O percurso investigativo adotado traça uma trajetória comparativa entre dois momentos de profundas mudanças na educação profissional: a Reforma Capanema (1940) e a Reforma da Educação Profissional (2004), para, em seguida, tratar da criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2008), a institucionalização dos IFs, e as principais consequências para a educação brasileira. A ênfase está na caracterização da formação docente para essa modalidade da educação, abordando os embates envolvendo as forças de reprodução e superação, as disputas de concepções e as contradições que marcam a educação profissional e o habitus, atuante nas instituições federais de ensino profissionalizante. Para realizar este estudo, como procedimento metodológico, utiliza-se uma triangulação construída a partir da imersão em fontes primárias e secundárias; a análise reflexiva de documentos oficiais dos Institutos Federais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, e a apreciação crítica do arcabouço formado pela legislação e políticas que configuram os dois momentos históricos em destaque. A pesquisa se vale dos fundamentos do materialismo histórico dialético como eixo-norteador, apoiado por autores sobre o tema, na busca por desvelar as conexões entre o objeto em estudo e a estrutura da nossa sociedade. Além disso, o método valoriza a historicidade e a relação entre a base material e as representações da realidade, caracterizando-se como suporte ideal e necessário para o desenvolvimento da investigação proposta. A tese conclui comprovando a hipótese que lhe deu origem ao identificar que, mais de dez anos após a sua criação, as Licenciaturas para a Educação Profissional e Tecnológica não prosperaram e, apesar dos IFs possuírem iniciativas de especialização e mestrado em EPT, esses cursos são incipientes no contexto dos demais. Além disso, ainda é precoce avaliar se estes cursos atendem mais aos interesses institucionais, em ter quadro qualificados, que agregam valor na avaliação oficial, ou se realmente pretendem estimular uma pedagogia da educação profissional e tecnológica, provocando avanços nos cursos de formação de técnicos de nível médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectVocational Educationpt_BR
dc.subjectFederal Institutespt_BR
dc.subjectEducational Policypt_BR
dc.titleA Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Dualidade Ampliadapt_BR
dc.title.alternativeVocational Teacher Training in an Era of Increased Dualityen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis Thesis studies teacher training for professional and technological education at the Federal Institutes of Education, Science and Technology-FIs and aims to investigate the influence and effects of duality in the provision of these courses, from 2008 to 2018, seeking to reveal the concepts and contradictions in institutional documents and in the legislation in force. As a hypothesis, the research assumes that, despite being an institutional model designed to be innovative, the FIs still maintain the same conservative conceptions about teaching for technical courses; a legacy of the old and traditional federal institutions that, even after the merger process, remains active in the form of dominant culture, expressed in its official documents, sustained by the structural duality that maintains the logic of adapting the school to the demands of the capitalist mode of production , moving away from the concept of education for work, which is fundamentally centered on the human being. The investigative path adopted traces a comparative trajectory between two moments of profound changes in professional education: the Capanema Reform (1940) and the Professional Education Reform (2004), and then deals with the creation of the Professional, Scientific and Technological Federal Educational Network (2008), the institutionalization of FIs, and the main consequences for Brazilian education. The emphasis is on the characterization of teacher training for this modality of education, discussing the clashes involving the reproduction and overcoming forces, conception disputes, and contradictions that mark professional education and habitus, active in federal institutions of vocational education. As a methodological procedure, in order to carry out this study a triangulation of sources is constructed based on the immersion in primary and secondary sources; the reflexive analysis of official documents from the Federal Institutes, such as the Institutional Development Plan, and the critical appreciation of the framework formed by the legislation and policies that configure the two historical moments studied. The research uses the foundations of dialectical historical materialism as a guiding axis, supported by authors on the subject, in the quest to unveil the connections between the object under study and the structure of our society. In addition, the method values historicity and the relationship between the material base and representations of reality, which is characterized as the ideal and necessary support for the development of the proposed investigation. The thesis is concluded by proving the hypothesis that gave rise to it when identifies that more than ten years after its creation, the degrees for Professional and Technological Education-PTE did not prosper and, although the FIs have specialization initiatives and masters in PTE, these courses are incipient in the context of others. In addition, it is still early to assess whether these courses are more suited to institutional interests for having qualified staff, which add value in the official assessment, or whether they really intend to stimulate a pedagogy of professional and technological education, leading to advances in training courses for middle levelen
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.referee1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee2Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697pt_BR
dc.contributor.referee3Wermelinger, Mônica Carvalho de Mesquita Werner-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184142404717126pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Angela Maria Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107648703971653pt_BR
dc.contributor.referee5Macedo, Jussara Marques de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910175226881414pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3567-7172pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686010226260123pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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