Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tania Maria Almenara da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:07:14Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tania Maria Almenara da. Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Conteporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18187 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa situa-se no campo de estudos da relação trabalho e educação, mais especificamente no debate sobre a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores e teve como objeto o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), como política para obtenção do consenso das classes subalternas, uma vez que foi apresentada pelo Governo Lula da Silva como mecanismo de inclusão da classe trabalhadora. Na fase atual, o modelo capitalista tem efetuado uma grande reconfiguração de seu modo de produção e mediação dos conflitos de classes em função da crise em que se encontra. Teve como frentes de ação o investimento em novas tecnologias e o incremento na formação de trabalhadores para instrumentalizados a operar as novas tecnologias e usá-los como consumidores. A partir disso a educação profissional ganhou importância fundamental como forma de viabilizar o novo projeto do capital e conformar as camadas subalternas em uma pseudoinclusão. Dessa forma entendemos que é importante verificar como se materializa tal política no PROEJA do Campus Nilópolis do IFRJ com a intenção de colaborar com as pesquisas já existentes neste campo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Trabalho e Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação de Adultos | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Obtenção de Consenso | pt_BR |
dc.subject | Labor and Education | pt_BR |
dc.subject | Professional Education | pt_BR |
dc.subject | Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Public Policy | pt_BR |
dc.subject | Obtaining Consensus | pt_BR |
dc.title | Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research is in the field of studies of the relationship between work and education, specifically in the debate on the Education of Youth and Adults employees and had as its object the National Programme for Integration of Professional Education in Basic Education in Terms of Youth and Adults (PROEJA) as for obtaining political consensus of the subaltern classes, since it was introduced by the government Lula da Silva as a mechanism for inclusion of the working class. At the current stage, the capitalist model has made a major reconfiguration of its mode of production and mediation of conflicts of classes due to the crisis in which it finds. Had such action fronts investment in new technologies and the increased formation of exploited workers to operate new technologies and use them as consumers. From this professional education gained paramount importance in order to facilitate a new project capital and conform the subaltern classes in a pseudoinclusão. Thus we believe it is important to check how such policy is embodied in the PROEJA Campus Nilópolis IFRJ with intent to collaborate with existing research in this field. | en |
dc.contributor.advisor1 | Otranto, Celia Regina | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8914-5705 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6452959271161723 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Otranto, Celia Regina | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8914-5705 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6452959271161723 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, José dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5433-0812 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rummert, Sonia Maria | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928452814893376 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ventura, Jaqueline Pereira | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-9548-253X | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8217768981005318 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5813250945547387 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | AMORIM, M. O plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica: persistência da dualidade estrutural? II Congresso LUSOBRASILEIRO de História da Educação. Porto, Junho 2008. ADUFF. Associação dos docentes da UFF. A Reforma Universitária do governo Lula transforma a Universidade em um Negócio. Disponível em WWW.aduff.org.br/arquivo/20040824.entrevistalucianeves.htm. Acessado em 21 de novembro de 2011. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 1999, 258 p. _______. A “terceira via” de “Tory” Blair: a outra face do neoliberalismo inglês. Disponível em http://www.revistaoutubro.com.br/edioes/03/out3_04.pdf. Acessado em 12 de setembro 2011. ANDES-SN. Circular nº 162/08, de 17 de junho de 2008. ALVARENGA, M. S. Da cegueira à orfandade: a questão da cidadania nas políticas de alfabetização de jovens e adultos (1947 2002). Revista histedbr on-line, v. 36, p. 200-215, 2009. ______. A Construção do consenso pelo Programa Alfabetização Solidária: “usos” e “abusos” do pensamento freireano (2002). Apresentado na 25ª Reunião da ANPEd, GT 18 de Educação de pessoas jovens e adultas, Caxambu, 29 de março de 2011. Internet/endereço: www.anped.org.br ALVES, Giovani. O novo e precario mundo do trabalho.São Paulo:Boitempo. 2000. BANCO MUNDIAL. Educação primária. Documento de política do Banco Mundial, Washington: D.C. 1992. 200 BANCO MUNDIAL. Prioridades e estratégias de educação: a Word Bank sector review. Washington: D.C.(mimeo). 1995. BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular; a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1982, 304 p. BRASIL, Presidência da República. Decreto 2.208/97, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2o do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei no 9.394, de20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional BRASIL. Educação Profissional: concepções, experiências e propostas. Anais do Seminário Educação Profissional: concepções, experiências e propostas. Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP, 2003. BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília DF: D.O.U. de 22/12/1996. BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília: Promulgada em 05 de outubro de 1988. ______. Decreto n. 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Diário Oficial da União, DF, 12 dez. 2007. Disponível em: < 18http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-10/2007/Decreto/D6302.htm. Acesso em 10 ago. 2011. BRASIL. MEC/SETREC. Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Disponível em HTTP//portal. mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/expansão_plano.pdf.Acesso em: 15 de junho 2009. BRASIL-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - DOCUMENTO BASE- PROEJA. 2006. CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT). Bases do projeto político-pedagógico do Programa de Educação Profissional da CUT-Brasil. São Paulo: CUT; Secretariado de Formação Profissional, 2001 (Educação e trabalho, n.1) CHESNAIS, François. Mundialização, regulação e depressão longa. In: CHESNAIS, 201 François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. p. 295-321. CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado. Concepções e contradições. São Paulo: Cortez Editora, 2005, pp. 83-105. COUTINHO, Carlos Nelson. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994, p. 54-5. CUNHA, Conceição Maria. Introdução – discutindo conceitos básicos. In: SEED-MEC Salto para o futuro – Educação de jovens e adultos. Brasília, 1999. DE TOMMASI, Mirian Jorge, e HADDAD, Sérgio (org.) (1998): O Banco Mundial e as Políticas Educacionais - São Paulo: Cortez. DESLAURIERS, Jean-Pierre; KÉRISIT, Michèle. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Editora Vozes, Petrópolis. Trad. Ana Cristina Nasser, 2008. ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Tradução de Leandro Konder. In: MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas, Volume 3. São Paulo: Alfa-Omega. s/d. P. 7-143. Engels, F. A Origem da família, da propriedade privada e do Estado, Ed. Civilização Brasileira, RJ, 1974. FALCÃO, Frederico. Resgate de uma década: a conjuntura político-social brasileira dos anos 80. Libertas, Juiz de Fora, v.2, n.2, p.28 – 49. Jul / 2008 – ISSN 1980-8518. FÁVERO, O. Educação não formal: contextos, percursos e sujeitos. Educação e Sociedade, v. 28, p. 614-617, 2007. ____________. Materiais didáticos para a educação de jovens e adultos. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 27, p. 39-62, 2007. FÁVERO, Osmar. A educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. São Paulo: Cortez, 1996. ____________________. Considerações político-pedagógicas sobre as especificidades da 202 Educação de Jovens e Adultos trabalhadores. In SOUZA, José dos Santos e SALES, Sandra Regina (orgs). Educação de Jovens e Adultos: Políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU Editora: EDUR, 2011, p. 67-86. FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975, p. 201-366. ________________,Fernandes.Capitalismo dependente e classes sociais na America Latina.Global Editora.São Paulo.2008. FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e Mudanças no Mundo do Trabalho. São Paulo. Cortez. 2005 FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. SP, Cortez, 2005. _____________ A Política De Educação Profissional No Governo Lula: Um Percurso Histórico Controvertido Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.bracesssado em 13/05/2010. ___________________.A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista (9ª ed.). São Paulo: Cortez, 2010. FOLHA DE SÃO PAULO. Discurso do Ministro Antônio Palocci. Disponível em:www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u53156.shtml, acessado em vê. De 2012. FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Brasília. 2009. Disponível em http://sitefmept.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=145&Itemid=97 acessado em 05/01/2012. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, Ed. Civilização Brasileira. 2000. ______________.Obras escolhidas. V I e II. Editora Martins Fontes. São Paulo. 1974. ______________, Antonio. Scritti Giovanili. Turin: Einaudi, PP.72-73disponível em HTTP//WWW.acessa.com/Gramsci acessado em 13 de março 2011. 203 ______________, Antonio. Caderno 12 (1932) Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 4. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. V. 2, p. 15-53. ________________.Introdução ao estudo da Filosofia. A Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. ________________.Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989. HARVEY, David. Condição pós-moderna. 14ª edição. São Paulo: Loyola, 1992. 349p IBGE. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2000. Senso Demográfico 2000 – Microdados da Amostra, 2000, Rio de Janeiro. IFRJ. A missão do IFRJ. 2009 a. Disponível em <http:// www.ifrj.edu.br /institu.php>. Acesso em 18 de dezembro de 2010. _____________. PROET. Dados de evasão e conclusão nos cursos do PROEJA do IFRJ. Pinheiral/RJ, 2010. 2ª Imersão- PROEJA. Dados disponibilizados pela PROET em 11 de fevereiro de 2011. _____________. Estatuto do IFRJ. 2010. Disponível em < http://www.ifrj.edu.br /site/mídias/.../2011231513540estatuto_ifrj%5B1%5D.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2011. _____________. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2010. Disponível em <http://www.ifrj.edu.br/site/midias/arquivos/projeto_pdi_2009_2013.pdf>. Acesso em 15 de junho de 2011. _____________. Projeto Pedagógico Institucional. 2009b. Disponível em <http://www.ifrj.edu.br/docs/ppi.pdf.>. Acesso em 02 de janeiro de 2011. IRELAND, T. D. Desafios e perspectivas para a América Latina. Apresentação Disponível em http://www.mec.es/educa/rieja/. Acessado em agosto 2009. 204 KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, pp. 13-64. KUENZER, A. Ensino Médio e Profissional: as políticas do Estado neoliberal. Ed. Cortez, 2001. KUENZER, A. A reforma do ensino técnico no Brasil e suas consequências. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro: Fundação CESGRANRIO, v. 6, n.20, julho/set. 1998. ______________.Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente Educação & Sociedade, vol. 28, núm. 100, octubre, 2007, pp. 1153-1178 Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil. Disponível em http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/873/87313704024.pdf acessado em 17 de junho de 2012. KUENZER, Acácia. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L. Capitalismo, Trabalho e Educação. (3ªed.). São Paulo: Autores Associados, 2005, pp. 77-95. LIMA, Kátia Regina de S.; MARTINS, André S. “Pressupostos, princípios e estratégias” In NEVES, Lúcia Maria W. (org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar para o consenso. SP: Xamã, 2005, p. 43-67. LIMA, Licínio C. Formação e aprendizagem ao longo da vida: entre a mão direita. e a mão esquerda de Miró. Cortez.São Paulo,2007. LEHER, R. Educação e tempos desiguais: reconstrução da problemática trabalho-educação. 19ªReunião Anual da Anped, GT 09, Caxambu, MG, 1996. LIMA, Kátia Regina de Souza. In: NEVES, L.M.W (org.). O empresariamento da educação? Novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. SP: Xamã, 2002. ____________, Kátia. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007. ________, Kátia Regina de Souza – UFF -GT: Política de Educação Superior /n.11- ANPED,2004.Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt11/t119.pdf acessado em 30 de agosto de 2011. 205 LOPES, J. R. A escola como espaço social, prática pedagógica e processo de trabalho: Reflexões. Revista Pró Posições, UNICAMP-Campinas, v. 11, n. 2 (32), p. 61-68, 2000. LUKÁCS, Gyorgy. Ontologia do ser social: Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. Trad. Calor Nelson Coutinho. – São Paulo: Ciências Humanas, 1979. MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia Moderna. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stiner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007. ______________, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998. MARX, Karl. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 2000. MARX Karl, Crítica ao programa de Gotha, p.215. In: Obras Escolhidas de Marx e Engels, volume 1. São Paulo: Alfa-ômega, 1979. MELO, Savana Diniz Gomes. Reformas e Políticas para a Educação Profissional no Brasil e na Argentina: Mudanças Na Organização Escolar E No Trabalho Docente www.saece.org.ar acessado maio de em 2010. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo,2005. _____________.Para além do capital. Campinas, São Paulo: Boitempo, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 14ª edição. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1999. _____________. Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento — Pesquisa qualitativa em Saúde. Maria São Paulo: Hucitec/Rio de. Janeiro: Abrasco, 1992 NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. _______. (Org.). Reforma Universitária do Governo Lula: reflexões para o debate. 206 São Paulo: Xamã, 2004. 160 p. NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011, 64 p. ____________.Economia política, uma introdução crítica.Cortez.São Paulo.2010. NOSELLA, Paolo. O Trabalho Como Principio Pedagógico Em Marx, Lênin E Gramsci E Sua Problemática Na Atualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.25, p. 271-274, mar 2007 - ISSN: 1676-2584 OLIVEIRA, Francisco. Cibele Saliba Rizek (Orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007, Coleção Estado de Sítio. OTRANTO, Célia Regina. Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In Retta. Seropédica, RJ: EDUR, 2010, vol. 1, n.1, pp. 89-108. ____________. A Política De Educação Profissional Do Governo Lula. 34ª Reunião Anual da ANPEd.Natal, RN, 2011 _______________. A Globalização e a Educação Superior Brasileira. In: SOUZA, Donaldo Bello de; FERREIRA, Rodolfo (Orgs.). Bacharel ou Professor? O Processo de Reestruturação dos Cursos de Formação de Professores do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Quartet, 2000, p. 41-53. PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos: Contribuição à História da Educação Brasileira São Paulo: Loyola, 1973. 368 p. PAIXÃO, Fernanda de Souza. Caminhos e Descaminhos da Implantação da Educação de Jovens E Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2011. POCHMANN, M. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. São Paulo, Boitempo, 2001. 207 PORTELLI, Hugues. Gramsci e o bloco histórico. 6ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 17 a 49. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira. São Paulo: Moraes, 1982. RIO DE JANEIRO. Relatório De Desenvolvimento Humano Do Rio De Janeiro: Violência, Criminalidade e Segurança. Parceria: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Disponível em: www.ucamcesec.com.br acessado em 06.08.2011. RUMMERT, Sônia Maria. Programa Integração: avanços e contradições de uma proposta formulada pelos trabalhadores. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, n. 27, p. 138-153, set./dez. 2004. _____________,Sônia Maria. Gramsci,Trabalho e Educação: jovens e adultos pouco escolarizados no Brasil.Cadernos de Sísifo n°4.Educa/Unidade I&D de Ciências da Educação/NEDDATE- Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação. Lisboa,2007. __________.S.M. A educação de jovens e adultos trabalhadores: o “novo” que reitera antiga destituição de direitos. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, v. 2, 2007b. Disponível em:< http://sisifo.fpce.ul.pt/>. Acesso em: 10 jun. 2011 ____________. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna. 34ª Reunião Anual da ANPEd, realizada em Natal, RN, de 02 a 05 de outubro de. 2011. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas – SP: Autores Associados, 2005. SINASEFE/CIASH. Impacto do Decreto 2.208/97: pesquisa sobre a rede federal de educação profissional. Brasília: SINASEFE/CIASH, 2003. SILVA, André Gustavo Ferreira da – UFPE -GT: Filosofia da Educação / n.17 SILVA, Edna Lúcia da & MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001. 121p. SOARES, L. e RODRIGUES, Silva, F. Educação de Jovens e Adultos: preparando a VI CONFINTEA e pensando o Brasil. Disponível http://www.reveja. 208 com.br/revista/2/artigos/REVEJ@_2_Leo_Fernanda.htm.Acessado em agosto de 2009. SOUZA, José dos Santos. "Concepções e propostas da CUT e da Força Sindical para a educação brasileira - anos 90". In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.) Educação e Política no limiar do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2003. ___________. O Sindicalismo Brasileiro e a Qualificação do Trabalhador. São Paulo. Editora Práxis, 2009. ______________. A qualificação do trabalhador no contexto da construção de nova regularidade para a produção social da vida material no capitalismo contemporâneo. In: Tumolo, Paulo Sérgio e Batista, Roberto Leme (Org.). Trabalho, economia e educação: perspectivas do capitalismo global. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2008. p. 313-341. ________________. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: SOUZA, José dos Santos e ARAÚJO, Renan (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2010. p. 133-157. SPOSITO, Marilia Pontes e Maria Carla Corrochano. A face oculta da transferência de renda para jovens no Brasil. Disponível em www.scielo.br. Consultado em 11/09/2010. UNICEF. Índice de Homicídios na Adolescência .disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/IHA.pdf acessado em 06 de agosto de 2011. VENTURA, J. P. O PLANFOR e a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: a subalternidade reiterada. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Fluminense, 2001. _____________; VENTURA, Jaqueline. Considerações político-pedagógicas sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores. In SOUZA, José dos Santos e SALES, Sandra Regina (orgs). Educação de Jovens e Adultos: Políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU Editora: EDUR, 2011, p. 67-86. WOOD, E.M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003. XAVIER NETO, L. P. O processo de “ifetização” da Rede Federal de Educação 209 Tecnológica: avanço neoliberal e ações de resistência. Disponível em: <http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/lauropiresxavierneto.pdf>. Acesso em 20/10/2007. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012 - Tania Maria Almenara da Silva.pdf | 4.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.