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dc.contributor.authorSilva, Tania Maria Almenara da-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:07:14Z-
dc.date.available2024-09-17T16:07:14Z-
dc.date.issued2012-08-15-
dc.identifier.citationSILVA, Tania Maria Almenara da. Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Conteporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. 2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18187-
dc.description.abstractA presente pesquisa situa-se no campo de estudos da relação trabalho e educação, mais especificamente no debate sobre a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores e teve como objeto o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), como política para obtenção do consenso das classes subalternas, uma vez que foi apresentada pelo Governo Lula da Silva como mecanismo de inclusão da classe trabalhadora. Na fase atual, o modelo capitalista tem efetuado uma grande reconfiguração de seu modo de produção e mediação dos conflitos de classes em função da crise em que se encontra. Teve como frentes de ação o investimento em novas tecnologias e o incremento na formação de trabalhadores para instrumentalizados a operar as novas tecnologias e usá-los como consumidores. A partir disso a educação profissional ganhou importância fundamental como forma de viabilizar o novo projeto do capital e conformar as camadas subalternas em uma pseudoinclusão. Dessa forma entendemos que é importante verificar como se materializa tal política no PROEJA do Campus Nilópolis do IFRJ com a intenção de colaborar com as pesquisas já existentes neste campo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTrabalho e Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEducação de Adultospt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectObtenção de Consensopt_BR
dc.subjectLabor and Educationpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectAdult Educationpt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectObtaining Consensuspt_BR
dc.titleExperiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research is in the field of studies of the relationship between work and education, specifically in the debate on the Education of Youth and Adults employees and had as its object the National Programme for Integration of Professional Education in Basic Education in Terms of Youth and Adults (PROEJA) as for obtaining political consensus of the subaltern classes, since it was introduced by the government Lula da Silva as a mechanism for inclusion of the working class. At the current stage, the capitalist model has made a major reconfiguration of its mode of production and mediation of conflicts of classes due to the crisis in which it finds. Had such action fronts investment in new technologies and the increased formation of exploited workers to operate new technologies and use them as consumers. From this professional education gained paramount importance in order to facilitate a new project capital and conform the subaltern classes in a pseudoinclusão. Thus we believe it is important to check how such policy is embodied in the PROEJA Campus Nilópolis IFRJ with intent to collaborate with existing research in this field.en
dc.contributor.advisor1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-5705pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723pt_BR
dc.contributor.referee1Otranto, Celia Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-5705pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452959271161723pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5433-0812pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744pt_BR
dc.contributor.referee3Rummert, Sonia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928452814893376pt_BR
dc.contributor.referee4Ventura, Jaqueline Pereira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9548-253Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217768981005318pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5813250945547387pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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