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Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Autor(es): Silva, Tania Maria Almenara da
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Otranto, Celia Regina
Segundo membro da banca: Souza, José dos Santos
Terceiro membro da banca: Rummert, Sonia Maria
Quarto membro da banca: Ventura, Jaqueline Pereira
Palavras-chave: Trabalho e Educação;Educação Profissional;Educação de Adultos;Políticas Públicas;Obtenção de Consenso;Labor and Education;Professional Education;Adult Education;Public Policy;Obtaining Consensus
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 15-Ago-2012
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SILVA, Tania Maria Almenara da. Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2012. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Conteporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. 2012
Resumo: A presente pesquisa situa-se no campo de estudos da relação trabalho e educação, mais especificamente no debate sobre a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores e teve como objeto o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), como política para obtenção do consenso das classes subalternas, uma vez que foi apresentada pelo Governo Lula da Silva como mecanismo de inclusão da classe trabalhadora. Na fase atual, o modelo capitalista tem efetuado uma grande reconfiguração de seu modo de produção e mediação dos conflitos de classes em função da crise em que se encontra. Teve como frentes de ação o investimento em novas tecnologias e o incremento na formação de trabalhadores para instrumentalizados a operar as novas tecnologias e usá-los como consumidores. A partir disso a educação profissional ganhou importância fundamental como forma de viabilizar o novo projeto do capital e conformar as camadas subalternas em uma pseudoinclusão. Dessa forma entendemos que é importante verificar como se materializa tal política no PROEJA do Campus Nilópolis do IFRJ com a intenção de colaborar com as pesquisas já existentes neste campo.
Abstract: This research is in the field of studies of the relationship between work and education, specifically in the debate on the Education of Youth and Adults employees and had as its object the National Programme for Integration of Professional Education in Basic Education in Terms of Youth and Adults (PROEJA) as for obtaining political consensus of the subaltern classes, since it was introduced by the government Lula da Silva as a mechanism for inclusion of the working class. At the current stage, the capitalist model has made a major reconfiguration of its mode of production and mediation of conflicts of classes due to the crisis in which it finds. Had such action fronts investment in new technologies and the increased formation of exploited workers to operate new technologies and use them as consumers. From this professional education gained paramount importance in order to facilitate a new project capital and conform the subaltern classes in a pseudoinclusão. Thus we believe it is important to check how such policy is embodied in the PROEJA Campus Nilópolis IFRJ with intent to collaborate with existing research in this field.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18187
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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