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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18195
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As formas de ser kpopper e a influência do fã para a onda coreana (Hallyu) |
Other Titles: | The ways of being a kpopper and the fan's influence on the Korean Wave (Hallyu) |
Authors: | Santos, Agatha Elias Andrade dos |
Orientador(a): | Miagusko, Edson |
Primeiro membro da banca: | Machado, Carly Barboza |
Segundo membro da banca: | Miagusko, Edson |
Terceiro membro da banca: | Santos, Raphael Bispo dos |
Keywords: | hallyu;kpop;fandom;indústria midiática;media industry |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 20-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | SANTOS, Agatha. As formas de ser kpopper e a influência do fã para a onda coreana (Hallyu). 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Abstract: | O sucesso dos produtos midiáticos sul-coreanos, em especial o kpop (música pop coreana), chama a atenção do mundo todo. Com isso, cresce também o interesse em compreender o Hallyu (Onda Coreana) e seus fãs. Entender esse fenômeno transnacional sociologicamente é olhar para as atividades dos kpoppers que contribuem diretamente para a expansão global desse sucesso e mesmo transformações no cenário urbano sul-coreano. O objetivo deste trabalho é analisar os fãs desse fenômeno transnacional, seguindo-os por meio de uma etnografia multissituada que procura seguir conexões e objetos em movimento compreendendo o que é ser kpopper, e sua atuação para a expansão do fenômeno. Em 2019, fiquei por três meses na Coreia do Sul, momento em que vivi com fãs de várias partes do mundo. Foi após retornar de Seul e me deparar com tantas formas diferentes de vivenciar o fenômeno, que concluí que não havia uma única forma de ser fã, mas diversas maneiras de ser kpopper. O país atrai fãs de diversas partes do mundo, movidos por diferentes razões, em sua maioria envoltas no entretenimento. Nos anos seguintes, mapeei muitas das conexões que fiz na Coreia, porém no Brasil, durante e pós-pandemia. Seguindo, assim, conexões a longo prazo, permitindo-me, desta forma, melhor compreender o fenômeno. |
Abstract: | The success of South Korean media products, especially K-pop (Korean pop music), has caught the attention of the whole world. With this, interest in understanding Hallyu (Korean Wave) and its fans also grows. To understand this transnational phenomenon sociologically is to look at the activities of kpoppers that directly contributes to the global expansion of this success and even transformations in the South Korean urban scene. The objective of this work is to analyze the fans of this transnational phenomenon by conducting a multi-sited ethnography that seeks to follow connections and objects in movement. The aim is to understand what it means to be a Kpopper and explore their role in expanding the phenomenon. In 2019, I spent three months in South Korea, where I lived with fans from different parts of the world. It was after returning from Seoul and coming across so many ways of experiencing the phenomenon, that I concluded that there was not just one way to be a fan, but several ways of experiencing the same phenomenon. The country attracts fans from different parts of the world, each driven by various reasons, mostly related to entertainment. In the following years, I mapped many of the connections I stablished in Korea, returning to them in Brazil during and after the pandemic. By following these long-term connections allows me to better understand the phenomenon. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18195 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
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