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dc.contributor.authorSilva, Alexander Pires da-
dc.date.accessioned2024-09-20T02:06:52Z-
dc.date.available2024-09-20T02:06:52Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Alexander Pires da. Mediação semiótica e aprendizagem de quadriláteros em uma ambiência no Ensino Fundamental. 2024. 192 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18208-
dc.description.abstractEssa pesquisa busca identificar - na perspectiva da cognição corporificada - contribuições e limitações de uma ambiência com tablets+GeoGebra no aprendizado de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental sobre quadriláteros. Trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola pública onde o autor leciona. Foram elaboradas e implementadas tarefas relacionadas a quadriláteros no GeoGebra em tablets. Os dados foram produzidos mediante diário de campo do pesquisador, registros dos alunos para as atividades propostas, gravações em áudio e vídeo e telagravações. A análise semântica está focada nos aspectos que emergem na resolução das tarefas e dos signos envolvidos nesse processo. Verificam-se diversas funções dos toques: as que contribuem nas medições e as que revelam e classificam são exemplos de algumas delas. Observa-se também que os olhares, as construções e as interações em tela, centrados na malha e nas medições, contribuíram para o entendimento das definições de quadriláteros, retângulos e quadrados, especialmente por meio de seus ângulos internos. O uso da malha quadriculada surgiu como um artefato instigante na emergência de conceitos, propriedades e medições. A tese defendida é a de que o trabalho com quadriláteros nesse tipo de ambiência também deve contemplar explorações e medições de ângulos e de análise de diagonais, e não apenas observação nos lados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTabletpt_BR
dc.subjectToques em telapt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectCognição corporificadapt_BR
dc.subjectTouchscreen interactionspt_BR
dc.subjectPolygonspt_BR
dc.subjectEmbodied cognitionpt_BR
dc.titleMediação semiótica e aprendizagem de quadriláteros em uma ambiência no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMediation and learning quadrilaterals in an Elementary School environmenten
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis research seeks to identify - from the perspective of embodied cognition - contributions and limitations of an environment with tablets+GeoGebra in the learning process of sixth-grade students regarding quadrilaterals in Elementary School. It involves a pedagogical intervention developed in a public school where the author teaches. Tasks related to quadrilaterals in GeoGebra on tablets were elaborated and implemented. Data were collected through the researcher's field diary, student records for proposed activities, audio and video recordings, and screen recordings. Semantic analysis focuses on the aspects emerging in task resolution and the signs involved in this process. Various functions of touches are identified: those that contribute to measurements and those that reveal and classify are examples of some of them. It is also observed that gazes, constructions, and interactions on the screen, focused on the grid and measurements, contributed to the understanding of the definitions of quadrilaterals, rectangles, and squares, especially through their internal angles. The use of the grid emerged as an intriguing artifact in the emergence of concepts, properties, and measurements. The thesis argues that working with quadrilaterals in this type of environment should also include explorations and measurements of angles and analysis of diagonals, and not just observation of sides.en
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.advisor1IDCPF 001.661.987-06pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesNão informadopt_BR
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.referee2Kindel, Dora Soraia-
dc.contributor.referee3Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee4Palhares, Pedro-
dc.contributor.referee5Silva, Sandra Aparecida Fraga da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3068955407145883pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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