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Tipo do documento: Tese
Title: Mediação semiótica e aprendizagem de quadriláteros em uma ambiência no Ensino Fundamental
Other Titles: Mediation and learning quadrilaterals in an Elementary School environment
Authors: Silva, Alexander Pires da
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Terceiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Quarto membro da banca: Palhares, Pedro
Quinto membro da banca: Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Keywords: GeoGebra;Tablet;Toques em tela;Polígonos;Cognição corporificada;Touchscreen interactions;Polygons;Embodied cognition
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Alexander Pires da. Mediação semiótica e aprendizagem de quadriláteros em uma ambiência no Ensino Fundamental. 2024. 192 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Essa pesquisa busca identificar - na perspectiva da cognição corporificada - contribuições e limitações de uma ambiência com tablets+GeoGebra no aprendizado de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental sobre quadriláteros. Trata-se de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola pública onde o autor leciona. Foram elaboradas e implementadas tarefas relacionadas a quadriláteros no GeoGebra em tablets. Os dados foram produzidos mediante diário de campo do pesquisador, registros dos alunos para as atividades propostas, gravações em áudio e vídeo e telagravações. A análise semântica está focada nos aspectos que emergem na resolução das tarefas e dos signos envolvidos nesse processo. Verificam-se diversas funções dos toques: as que contribuem nas medições e as que revelam e classificam são exemplos de algumas delas. Observa-se também que os olhares, as construções e as interações em tela, centrados na malha e nas medições, contribuíram para o entendimento das definições de quadriláteros, retângulos e quadrados, especialmente por meio de seus ângulos internos. O uso da malha quadriculada surgiu como um artefato instigante na emergência de conceitos, propriedades e medições. A tese defendida é a de que o trabalho com quadriláteros nesse tipo de ambiência também deve contemplar explorações e medições de ângulos e de análise de diagonais, e não apenas observação nos lados.
Abstract: This research seeks to identify - from the perspective of embodied cognition - contributions and limitations of an environment with tablets+GeoGebra in the learning process of sixth-grade students regarding quadrilaterals in Elementary School. It involves a pedagogical intervention developed in a public school where the author teaches. Tasks related to quadrilaterals in GeoGebra on tablets were elaborated and implemented. Data were collected through the researcher's field diary, student records for proposed activities, audio and video recordings, and screen recordings. Semantic analysis focuses on the aspects emerging in task resolution and the signs involved in this process. Various functions of touches are identified: those that contribute to measurements and those that reveal and classify are examples of some of them. It is also observed that gazes, constructions, and interactions on the screen, focused on the grid and measurements, contributed to the understanding of the definitions of quadrilaterals, rectangles, and squares, especially through their internal angles. The use of the grid emerged as an intriguing artifact in the emergence of concepts, properties, and measurements. The thesis argues that working with quadrilaterals in this type of environment should also include explorations and measurements of angles and analysis of diagonals, and not just observation of sides.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18208
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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