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dc.contributor.authorLucas, Alain Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-09-20T15:49:52Z-
dc.date.available2024-09-20T15:49:52Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationLUCAS, Alain Ferreira de. Perífrase verbal do futuro (ir+infinitivo): uma proposta de aprendizagem colaborativa para o 6o ano do ensino fundamental. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18213-
dc.description.abstractEsta pesquisa é propositiva, não apresenta, pois, dados de amostra constituída por meio de uma aplicação didático-pedagógica em sala de aula. Elabora, porém, um produto que futuramente poderá ser desenvolvido. A meta consiste, assim, em criar esse produto, denominado Circuito didático, para o estudo e uso da perífrase ir + infinitivo, como forma de expressão do tempo futuro, por alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. Toma-se por base o caráter variável do uso dessa perífrase, que compete com a forma simples do futuro do indicativo. Por isso, o eixo metodológico da pesquisa relaciona-se a abordagens teórico-linguísticas variacionistas: Weinreich, Labov, Herzog, (2006) [1968] e Bortoni-Ricardo (2004, 2005). O trabalho partiu da análise das referidas expressões na Coleção ALPHA de livros didáticos (2018), utilizada em escolas da Cidade do Rio de Janeiro. Percebeu-se, nessa análise, que no ensino dos verbos não há nenhuma menção ao uso das perífrases como expressão de futuridade, apesar de essa forma ser bastante utilizada, inclusive em contextos de mais monitoramento, como comprovam estudos como o de Gibbon (2014). Em função disso, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para a conscientização linguística, textual e social do uso do futuro perifrástico pelos alunos, através de uma metodologia que privilegie atividades que evitem cientificar o assunto. Além desse objetivo, foram traçados dois específicos: 1) criar um circuito de atividades que conjugue a interface entre uso e estudo das formas verbais que indicam posterioridade, 2) promover possibilidades de uso dessas formas que partam da oralidade espontânea do aluno para a escrita e oralidade mais monitoradas. Para o alcance de tais ações, a pesquisa, em relação ao conhecimento dessas perífrases, apoia-se em Vieira Machado (2004) e Gibbon (2014). No que se refere à metodologia do circuito propriamente dito, tomaremos como suporte pressupostos da Abordagem de Aprendizagem Colaborativa (BEHERNS, 2004). A proposta se inicia com a análise dos livros didáticos utilizados na escola para a qual as atividades se dedicam, no segundo capítulo é realizado um estudo sobre o que falam os documentos oficiais acerca do tema abordado, no terceiro capítulo são demonstrados exemplos de como aparecem as formas estudadas em sala, no quarto é feito um aprofundamento teórico do assunto, a fim de aprofundar o debate sobre o tema. No quinto capítulo é apresentada a metodologia do circuito proposto. No capítulo seguinte, são apresentados os tipos textuais a serem trabalhados. Por fim, no sétimo capítulo, é descrita a proposta do circuito.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectperífrase ir + infinitivopt_BR
dc.subjectcircuito didáticopt_BR
dc.subjectvariação das formas de futuropt_BR
dc.subjectperiphrasis ir + infinitivept_BR
dc.subjectdidactic circuitpt_BR
dc.subjectvariation of future formspt_BR
dc.titlePerífrase verbal do futuro (ir+infinitivo): uma proposta de aprendizagem colaborativa para o 6o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeVerbal periphrasis of the future (ir+infinitive): a collaborative learning proposal for the 6th grade of elementary schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research is propositional, it does not present, therefore, sample data constituted through a didactic-pedagogical application in the classroom. It does, however, develop a product that can be developed in the future. The goal is, therefore, to create this product, called Didactic Circuit, for the study and use of the periphrasis ir + infinitivo, as a form of expression of the future time, by students of the 6th grade of Elementary School. It is based on the variable character of the use of this periphrase, which competes with the simple form of the future of the indicative. Therefore, the methodological axis of the research is related to variationist theoretical-linguistic approaches: Weinreich, Labov, Herzog, (2006) [1968] and Bortoni-Ricardo (2004, 2005). The work started from the analysis of these expressions in the ALPHA Collection of textbooks (2018), used in schools in the city of Rio de Janeiro. It was noticed, in this analysis, that in the teaching of verbs there is no mention of the use of periphrases as an expression of futurity, although this form is widely used, even in contexts of more monitoring, as evidenced by studies such as Gibbon (2014). As a result of this, the main objective of this work is to contribute to the linguistic, textual and social awareness of the use of the future periphrastic by students, through a methodology that privileges activities that avoid scientificating the subject. In addition to this objective, two specific ones were outlined: 1) to create a circuit of activities that conjugates the interface between use and study of verbal forms that indicate posteriority, 2) promote possibilities of using these forms that start from the spontaneous orality of the student to the more monitored writing and orality. To achieve such actions, the research, in relation to the knowledge of these periphrases, relies on Vieira Machado (2004) and Gibbon (2014). With regard to the methodology of the circuit itself, we will take as support assumptions of the Collaborative Learning Approach (BEHERNS, 2004). The proposal begins with the analysis of the textbooks used in the school to which the activities are dedicated, in the second chapter a study is carried out on what the official documents say about the theme addressed, in the third chapter examples of how the forms studied in the classroom appear are demonstrated, in the fourth a theoretical deepening of the subject is made, in order to deepen the debate on the topic. In the fifth chapter, the methodology of the proposed circuit is presented. In the following chapter, the textual types to be worked on are presented. Finally, in the seventh chapter, the proposal of the circuit is described.en
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Afranio Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164136570479532pt_BR
dc.contributor.referee3Lessa, Adriana Tavares Maurício-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2251483421572756pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Erica Sousa de. A formação de perífrases verbais no português: um processo diacrônico. Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa – Curso de Pós-graduação em Letras Vernáculas, Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 2006, 202 fls. ARAÚJO-ADRIANO, Paulo Ângelo de. Como as crianças brasileiras adquirem a expressão de futuridade: um estudo sintático. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 8, n. 2, p. 709- 727, maio-ago. 2019. BARBOSA, Afrânio Gonçalves. Saberes gramaticais na escola. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues e BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo. Contexto, 2002. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. BEHRENS, Maria Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas – SP: Papirus, 2004. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em Língua Materna: Sociolinguística na Sala de Aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. BRAVIN, Angela Marina. Letramento escolar e linguagem em uso. In: RIBEIRO, R.M. P. (org.). Letramento e multiletramentos na escola: teorias e práticas. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil, 2018. CALLOU, Dinah. Gramática, variação e normas. n: VIEIRA, Silvia Rodrigues e BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo. Contexto, 2002. 111 COSTA, Cibele Lopresti: Marchetti, Greta. Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental: anos finais: 6º ano. 2ª ed. São Paulo: SM educação, 2018. _______: _______. Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental: anos finais: 7º ano. 2ª ed. São Paulo: SM educação, 2018. _______: _______. Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental: anos finais: 8º ano. 2ª ed. São Paulo: SM educação, 2018. _______: _______. Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental: anos finais: 9º ano. 2ª ed. São Paulo: SM educação, 2018. DURVAL, Luiz Felipe da Silva. Uma experiência didática com o futuro do presente: reflexão linguística, variação e ensino. In. Vieira, Silvia Rodrigues (org.) Gramática, variação e ensino: diagnose & propostas pedagógicas / Vários autores. – Rio de Janeiro: Letras UFRJ, 2017. 202p. FONSECA, Ana Maria Hernandes da: GONÇAVES, Sebastião Carlos Leite. Um estudo sociofuncional da perífrase verbal ir+infinitivo. Anais do SILEL. Volume 1. Uberlândia: EDUFU, 2009. GIBBON, Adriana de Oliveira. A expressão do tempo futuro na língua falada de florianópolis: Gramaticalização e variação. Tese de Mestrado. Curso de Pós-Graduação em Letras/Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2000, 126p. ________. Trajetória de gramaticalização da perífrase ir (presente) + infinitivo no domínio funcional do futuro: análise sincrônica e diacrônica em amostras de fala e escrita gaúchas. Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014, 365p. Gonçalves, Alcione. O ANALITISMO VERBAL E A EXPRESSÃO DO FUTURO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: um estudo diacrônico. Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013. Hricsina, Jan. As perífrases formadas pelo verbo ir + infinitivo na história da língua portuguesa. Univerzita Karlova, República Checa, 2019. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo: Scipione, 1997. 112 LOPES, Celia Regina dos Santos. O quadro dos pronomes pessoais. In: Vieira, Silvia Rodrigues: Brandão, Silvia Figueiredo (orgs.). Morfossintaxe e ensino de Português: reflexões e propostas, Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004. MATTOSO CÂMARA JR, Joaquim. Dicionário de filologia e gramática. Rio de Janeiro, Ed. I. Ozon, 1968. MORAN, José. M. Mudando a educação com metodologias ativas - Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II - Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG. 2015. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988. TRAVÁGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. São Paulo: Alfa: 2007. TRAVÁGLIA, Luiz Carlos. O aspecto verbal no português: a categoria e sua expressão / Luiz Carlos Travaglia. - 5.ed. - Uberlândia: EDUFU, 2014. VIEIRA, Marcia dos Santos Machado. Perífrases verbais: O tratamento da auxiliaridade. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues: Brandão, Silvia Figueiredo (orgs.). Morfossintaxe e ensino de Português: reflexões e propostas, Rio de Janeiro: Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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