Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18213
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Perífrase verbal do futuro (ir+infinitivo): uma proposta de aprendizagem colaborativa para o 6o ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Verbal periphrasis of the future (ir+infinitive): a collaborative learning proposal for the 6th grade of elementary school |
Autor(es): | Lucas, Alain Ferreira de |
Orientador(a): | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Afranio Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Lessa, Adriana Tavares Maurício |
Palavras-chave: | perífrase ir + infinitivo;circuito didático;variação das formas de futuro;periphrasis ir + infinitive;didactic circuit;variation of future forms |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Data do documento: | 28-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LUCAS, Alain Ferreira de. Perífrase verbal do futuro (ir+infinitivo): uma proposta de aprendizagem colaborativa para o 6o ano do ensino fundamental. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. |
Resumo: | Esta pesquisa é propositiva, não apresenta, pois, dados de amostra constituída por meio de uma aplicação didático-pedagógica em sala de aula. Elabora, porém, um produto que futuramente poderá ser desenvolvido. A meta consiste, assim, em criar esse produto, denominado Circuito didático, para o estudo e uso da perífrase ir + infinitivo, como forma de expressão do tempo futuro, por alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. Toma-se por base o caráter variável do uso dessa perífrase, que compete com a forma simples do futuro do indicativo. Por isso, o eixo metodológico da pesquisa relaciona-se a abordagens teórico-linguísticas variacionistas: Weinreich, Labov, Herzog, (2006) [1968] e Bortoni-Ricardo (2004, 2005). O trabalho partiu da análise das referidas expressões na Coleção ALPHA de livros didáticos (2018), utilizada em escolas da Cidade do Rio de Janeiro. Percebeu-se, nessa análise, que no ensino dos verbos não há nenhuma menção ao uso das perífrases como expressão de futuridade, apesar de essa forma ser bastante utilizada, inclusive em contextos de mais monitoramento, como comprovam estudos como o de Gibbon (2014). Em função disso, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para a conscientização linguística, textual e social do uso do futuro perifrástico pelos alunos, através de uma metodologia que privilegie atividades que evitem cientificar o assunto. Além desse objetivo, foram traçados dois específicos: 1) criar um circuito de atividades que conjugue a interface entre uso e estudo das formas verbais que indicam posterioridade, 2) promover possibilidades de uso dessas formas que partam da oralidade espontânea do aluno para a escrita e oralidade mais monitoradas. Para o alcance de tais ações, a pesquisa, em relação ao conhecimento dessas perífrases, apoia-se em Vieira Machado (2004) e Gibbon (2014). No que se refere à metodologia do circuito propriamente dito, tomaremos como suporte pressupostos da Abordagem de Aprendizagem Colaborativa (BEHERNS, 2004). A proposta se inicia com a análise dos livros didáticos utilizados na escola para a qual as atividades se dedicam, no segundo capítulo é realizado um estudo sobre o que falam os documentos oficiais acerca do tema abordado, no terceiro capítulo são demonstrados exemplos de como aparecem as formas estudadas em sala, no quarto é feito um aprofundamento teórico do assunto, a fim de aprofundar o debate sobre o tema. No quinto capítulo é apresentada a metodologia do circuito proposto. No capítulo seguinte, são apresentados os tipos textuais a serem trabalhados. Por fim, no sétimo capítulo, é descrita a proposta do circuito. |
Abstract: | This research is propositional, it does not present, therefore, sample data constituted through a didactic-pedagogical application in the classroom. It does, however, develop a product that can be developed in the future. The goal is, therefore, to create this product, called Didactic Circuit, for the study and use of the periphrasis ir + infinitivo, as a form of expression of the future time, by students of the 6th grade of Elementary School. It is based on the variable character of the use of this periphrase, which competes with the simple form of the future of the indicative. Therefore, the methodological axis of the research is related to variationist theoretical-linguistic approaches: Weinreich, Labov, Herzog, (2006) [1968] and Bortoni-Ricardo (2004, 2005). The work started from the analysis of these expressions in the ALPHA Collection of textbooks (2018), used in schools in the city of Rio de Janeiro. It was noticed, in this analysis, that in the teaching of verbs there is no mention of the use of periphrases as an expression of futurity, although this form is widely used, even in contexts of more monitoring, as evidenced by studies such as Gibbon (2014). As a result of this, the main objective of this work is to contribute to the linguistic, textual and social awareness of the use of the future periphrastic by students, through a methodology that privileges activities that avoid scientificating the subject. In addition to this objective, two specific ones were outlined: 1) to create a circuit of activities that conjugates the interface between use and study of verbal forms that indicate posteriority, 2) promote possibilities of using these forms that start from the spontaneous orality of the student to the more monitored writing and orality. To achieve such actions, the research, in relation to the knowledge of these periphrases, relies on Vieira Machado (2004) and Gibbon (2014). With regard to the methodology of the circuit itself, we will take as support assumptions of the Collaborative Learning Approach (BEHERNS, 2004). The proposal begins with the analysis of the textbooks used in the school to which the activities are dedicated, in the second chapter a study is carried out on what the official documents say about the theme addressed, in the third chapter examples of how the forms studied in the classroom appear are demonstrated, in the fourth a theoretical deepening of the subject is made, in order to deepen the debate on the topic. In the fifth chapter, the methodology of the proposed circuit is presented. In the following chapter, the textual types to be worked on are presented. Finally, in the seventh chapter, the proposal of the circuit is described. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18213 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - ALAIN FERREIRA DE LUCAS.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.