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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Donegá Júnior, Álvaro Santo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T14:53:20Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23T14:53:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | Donegá Júnior, Álvaro Santo. “O giro no centro”: o pensamento decolonial como uma possibilidade temática para o ensino de história e geografia. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18222 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal objetivo analisar como o pensamento decolonial do grupo modernidade/colonialidade pode ser uma possibilidade temática para o ensino de história e de geografia. Para tanto, pretende-se, em primeiro lugar, compreender as origens, as críticas e as características fundamentais do pensamento decolonial do grupo modernidade/colonialidade, afim de se analisar de que modo ele pode apresentar potencialidades para o ensino de história e de geografia, especialmente através da crítica ao eurocentrismo das periodizações e das regionalizações utilizadas no ensino dessas disciplinas. A expressão “o giro no centro” revela, assim, a proposta de queo giro decolonial pode ser analisado tanto pelo ensino de história quanto pelo ensinode geografia, de forma que o pensamento decolonial pode ser colocado no “centro” do ensino dessas disciplinas, ao mesmo tempo em que pode causar nelas um “giro”,uma virada, uma mudança, justamente porque coloca em xeque alguns fundamentos eurocêntricos que as definem. Pretende-se, assim, tensionar criticamente a maneira como a história e a geografia podem dialogar, tendo a decolonialidade como fio condutor de tal tensionamento, na defesa da promoção dainterdisciplinaridade e do combate ao eurocentrismo. Por fim, como forma de produto, iremos propor a possibilidade uma de sequência didática, em torno do “giro decolonial” e com base na “história temática”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | giro decolonial | pt_BR |
dc.subject | ensino de história | pt_BR |
dc.subject | ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | história temática | pt_BR |
dc.subject | eurocentrismo | pt_BR |
dc.subject | decolonial turn | pt_BR |
dc.subject | history teaching | pt_BR |
dc.subject | geography teaching | pt_BR |
dc.subject | thematic history | pt_BR |
dc.subject | eurocentrism | pt_BR |
dc.title | “O giro no centro”: o pensamento decolonial como uma possibilidade temática para o ensino de história e geografia | pt_BR |
dc.title.alternative | "The turn the center": decolonial thought as a thematic possibility for teaching history and geography | en |
dc.title.alternative | "El giro al centro": el pensamiento decolonial como posibilidad temática para la enseñanza de la historia y la geografía | es |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This work’s main objective is to analyze how the decolonial thinking of the modernity/coloniality group can be a thematic possibility for the teaching of history and geography. To this end, the aim is, firstly, to understand the origins, criticisms and fundamental characteristics of the decolonial thinking of the modernity/coloniality group, in order to analyze how it can present potential for teaching history and geography, especially through criticism of the eurocentrism of periodizations and regionalizations used in teaching these subjects. The expression “the turn at the center” thus reveals the proposal that the decolonial turn can be analyzed both by teaching history and by teaching geography, so that decolonial thinking can be placed at the “center” of the teaching of these disciplines , at the same time that it can cause a “turn”, a turnaround, a change in them, precisely because it calls into question some eurocentric foundations that define them. The aim is, therefore, to critically tension the way in which history and geography can dialogue, with decoloniality as the guiding thread of such tension, in defense of the promotion of interdisciplinarity and the fight against eurocentrism. Finally, as a form of product, we will propose a possibility of a didatic sequence, around the “decolonial turn” and based on “thematic history”. | en |
dc.description.abstractOther | El principal objetivo de este trabajo es analizar cómo el pensamiento decolonialdel grupo modernidad/colonialidad puede ser una posibilidad temática para la enseñanza de la historia y la geografía. Para ello, se pretende, en primer lugar, comprender los orígenes, las críticas y las características fundamentales del pensamiento decolonial del grupo modernidad/colonialidad, con el fin de analizar cómo puede presentar potencial para la enseñanza de la historia y la geografía, especialmente a través de la crítica de la eurocentrismo de periodizaciones y regionalizaciones utilizadas en la enseñanza de estas materias. La expresión “elgiro al centro” revela así la propuesta de que el giro decolonial puede ser analizado tanto desde la enseñanza de la historia como desde la enseñanza dela geografía, de modo que el pensamiento decolonial pueda situarse en el “centro” de la enseñanza de estas disciplinas, al mismo tiempo que puede provocar un “giro”, un vuelco, un cambio en ellos, precisamente porque pone en tela de juicio algunos fundamentos eurocéntricos que los definen. Se trata, por tanto, de tensar críticamente el modo en que historia y geografía pueden dialogar, con la decolonialidad como hilo conductor de dicha tensión, en defensade la promoción de la interdisciplinariedad y la lucha contra el eurocentrismo. Finalmente, a modo de producto, propondremos una posibilidad de una secuencia didáctica, en torno al “giro decolonial” y basada en la “historia temática”. | es |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Geny Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0959221310519854 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | VITTE, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8917-7587 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0969451922378335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-4987-2737 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1757475868025140 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Guimarães, Geny Ferreira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0959221310519854 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1601537621493190 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
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dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
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