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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18222
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “O giro no centro”: o pensamento decolonial como uma possibilidade temática para o ensino de história e geografia |
Otros títulos: | "The turn the center": decolonial thought as a thematic possibility for teaching history and geography "El giro al centro": el pensamiento decolonial como posibilidad temática para la enseñanza de la historia y la geografía |
Autor: | Donegá Júnior, Álvaro Santo |
Orientador(a): | Guimarães, Geny Ferreira |
Primeiro membro da banca: | VITTE, Antonio Carlos |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Geny Ferreira |
Palabras clave: | giro decolonial;ensino de história;ensino de geografia;história temática;eurocentrismo;decolonial turn;history teaching;geography teaching;thematic history;eurocentrism |
Área(s) do CNPq: | História História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 22-dic-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citación: | Donegá Júnior, Álvaro Santo. “O giro no centro”: o pensamento decolonial como uma possibilidade temática para o ensino de história e geografia. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2023. |
Resumen: | Este trabalho tem como principal objetivo analisar como o pensamento decolonial do grupo modernidade/colonialidade pode ser uma possibilidade temática para o ensino de história e de geografia. Para tanto, pretende-se, em primeiro lugar, compreender as origens, as críticas e as características fundamentais do pensamento decolonial do grupo modernidade/colonialidade, afim de se analisar de que modo ele pode apresentar potencialidades para o ensino de história e de geografia, especialmente através da crítica ao eurocentrismo das periodizações e das regionalizações utilizadas no ensino dessas disciplinas. A expressão “o giro no centro” revela, assim, a proposta de queo giro decolonial pode ser analisado tanto pelo ensino de história quanto pelo ensinode geografia, de forma que o pensamento decolonial pode ser colocado no “centro” do ensino dessas disciplinas, ao mesmo tempo em que pode causar nelas um “giro”,uma virada, uma mudança, justamente porque coloca em xeque alguns fundamentos eurocêntricos que as definem. Pretende-se, assim, tensionar criticamente a maneira como a história e a geografia podem dialogar, tendo a decolonialidade como fio condutor de tal tensionamento, na defesa da promoção dainterdisciplinaridade e do combate ao eurocentrismo. Por fim, como forma de produto, iremos propor a possibilidade uma de sequência didática, em torno do “giro decolonial” e com base na “história temática”. |
Abstract: | This work’s main objective is to analyze how the decolonial thinking of the
modernity/coloniality group can be a thematic possibility for the teaching of history
and geography. To this end, the aim is, firstly, to understand the origins, criticisms
and fundamental characteristics of the decolonial thinking of the
modernity/coloniality group, in order to analyze how it can present potential for
teaching history and geography, especially through criticism of the eurocentrism of
periodizations and regionalizations used in teaching these subjects. The expression
“the turn at the center” thus reveals the proposal that the decolonial turn can be
analyzed both by teaching history and by teaching geography, so that decolonial
thinking can be placed at the “center” of the teaching of these disciplines , at the
same time that it can cause a “turn”, a turnaround, a change in them, precisely
because it calls into question some eurocentric foundations that define them. The
aim is, therefore, to critically tension the way in which history and geography can
dialogue, with decoloniality as the guiding thread of such tension, in defense of the
promotion of interdisciplinarity and the fight against eurocentrism. Finally, as a form
of product, we will propose a possibility of a didatic sequence, around the
“decolonial turn” and based on “thematic history”. El principal objetivo de este trabajo es analizar cómo el pensamiento decolonialdel grupo modernidad/colonialidad puede ser una posibilidad temática para la enseñanza de la historia y la geografía. Para ello, se pretende, en primer lugar, comprender los orígenes, las críticas y las características fundamentales del pensamiento decolonial del grupo modernidad/colonialidad, con el fin de analizar cómo puede presentar potencial para la enseñanza de la historia y la geografía, especialmente a través de la crítica de la eurocentrismo de periodizaciones y regionalizaciones utilizadas en la enseñanza de estas materias. La expresión “elgiro al centro” revela así la propuesta de que el giro decolonial puede ser analizado tanto desde la enseñanza de la historia como desde la enseñanza dela geografía, de modo que el pensamiento decolonial pueda situarse en el “centro” de la enseñanza de estas disciplinas, al mismo tiempo que puede provocar un “giro”, un vuelco, un cambio en ellos, precisamente porque pone en tela de juicio algunos fundamentos eurocéntricos que los definen. Se trata, por tanto, de tensar críticamente el modo en que historia y geografía pueden dialogar, con la decolonialidad como hilo conductor de dicha tensión, en defensade la promoción de la interdisciplinariedad y la lucha contra el eurocentrismo. Finalmente, a modo de producto, propondremos una posibilidad de una secuencia didáctica, en torno al “giro decolonial” y basada en la “historia temática”. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18222 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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