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dc.contributor.authorAmaro, Ana Caroline Chaves Manso-
dc.date.accessioned2024-09-24T12:57:17Z-
dc.date.available2024-09-24T12:57:17Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationAMARO, Ana Caroline Chaves Manso. Materiais didáticos e formação profissional para jovens e adultos surdos: uma análise baseada na Gramática do Design Visual. 2023. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18226-
dc.description.abstractO ingresso de estudantes surdos no Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Rio de Janeiro incentivado pela política de cotas, influenciou o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nessa rede. Tal inclusão, culminou em desafios político-pedagógicos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para Educação Profissional Tecnológica (EPT) e para a Educação Bilíngue para Surdos (EBS). A escassez e o formato do material didático vinculado à EJA-EPT para estudantes surdos são parte importante desses desafios. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as imagens contidas nos materiais didáticos utilizados por discentes surdos no Proeja de nível médio em um Instituto Federal de Educação no estado do Rio de Janeiro e como objetivos específicos a) compreender o cenário educacional e o quantitativo de matrículas em cursos de Proeja e os índices destinados aos estudantes surdos na rede federal do Rio de Janeiro, b) investigar conceitos ligados ao material didático e às estratégias de ensino visando a EJA-EPT de nível médio c) entender sobre a visualidade, a Libras, a linguagem, a pedagogia e o letramento visual e sobre a Gramática do Design Visual, d) identificar como as imagens são utilizadas nos materiais didáticos para estudantes surdos nas disciplinas técnicas em uma instituição federal. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa documental com base nos direcionamentos de Gil (2021), Marconi e Lakatos (2017) e Minayo (2010). Foi utilizado como técnica de investigação um questionário com perguntas semiestruturadas, a professores de um curso do Proeja em uma instituição federal, no qual foram solicitados os materiais pedagógicos utilizados com estudantes surdos entre 2017 e 2021. Após o levantamento e a catalogação dos materiais, selecionamos um jogo e uma videoaula para serem analisados e interpretados com base na Gramática do Design Visual (GDV) desenvolvida por Kress e van Leeuwen (1996). A investigação revelou que as técnicas de leitura de imagem contribuíram para identificar 1) a importância dos destaques na informação principal; 2) a disposição adequada de objetos, pessoas, textos e outras representações necessárias para a compreensão do conteúdo; 3) que as cores não são apenas quesitos estéticos, mas desempenham funções indispensáveis para transmitir intenções e atingir o público-alvo da mensagem; 4) a versão em Libras das informações em português colabora para a acessibilidade linguística e possui um nível elevado de interatividade com o leitor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Técnicopt_BR
dc.subjectDeaf Educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTechnical High Schoolpt_BR
dc.titleMateriais didáticos e formação profissional para jovens e adultos surdos: uma análise baseada na gramática do design visualpt_BR
dc.title.alternativeInstructional materials and vocational training for deaf youth and adults: an analysis based on the grammar of visual designen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe admission of deaf students in the Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Youth and Adult Education (Proeja) of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education of Rio de Janeiro, encouraged by the quota policy, influenced the use of Brazilian Sign Language (Libras) in this network. Such inclusion, culminated in political-pedagogical challenges for Youth and Adult Education (EJA), for Technological Professional Education (EPT) and for Bilingual Education for the Deaf (BED). The scarcity and format of teaching material linked to EJA- EPT for deaf students are an important part of these challenges. Thus, this study has as general objective to analyze the images contained in the didactic materials used by deaf students in the Proeja medium level in a Federal Institute of Education in the state of Rio de Janeiro and as specific objectives a) understand the educational scenario and the quantitative enrollment in Proeja courses and the rates for deaf students in the federal network of Rio de Janeiro, b) investigate concepts related to teaching materials and teaching strategies aimed at the EJA-EPT medium level c) understand about visuality, Libras, language, pedagogy and visual literacy and about the Grammar of Visual Design, d) identify how images are used in teaching materials for deaf students in technical disciplines in a federal institution. The methodology adopted was the qualitative approach, starting from a documentary research based on the directions of Gil (2021), Marconi and Lakatos (2017) and Minayo (2010). It was used as research technique a questionnaire with semi-structured questions, to teachers of a course of Proeja in a federal institution, in which were requested the pedagogical materials used with deaf students between 2017 and 2021. After surveying and cataloging the materials, we selected one game and one video lesson to be analyzed and interpreted based on the Grammar of Visual Design (GDV) developed by Kress and van Leeuwen (1996). The research revealed that the image reading techniques contributed to identify 1) the importance of highlights in the main information; 2) the appropriate arrangement of objects, people, texts and other representations necessary for understanding the content; 3) that colors are not only aesthetic requisites, but have indispensable functions to convey intentions and reach the target audience of the message; 4) the Libras version of the information in Portuguese collaborates for linguistic accessibility and has a high level of interactivity with the reader.en
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Costa, Renato Pontes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5685624497619028pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee3Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3082-6730pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490973350342568pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9279-7333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388259690368502pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesABREU JÚNIOR, Jupter Martins de. Os processos de acesso e permanência nos cursos Proeja do IFRJ: entre percalços, demandas e potencialidades. 2017. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2012/04/nicola-abbagnanodicionario- de-filosofia.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022. ALBRES, Neiva de Aquino. A construção de instrumentos de avaliação da aprendizagem de português por alunos surdos. Anais do SIELP, EDUFU, Uberlândia, v. 2, n. 1, ed. 1, p. 1- 13, 2012. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2013/sp2013 _anexo16.pdf. Acesso em: ago. 2021. ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. DCNEPT - Resolução CNE/CP n. 01-2021. 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