Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18226
Tipo do documento: Dissertação
Título: Materiais didáticos e formação profissional para jovens e adultos surdos: uma análise baseada na gramática do design visual
Título(s) alternativo(s): Instructional materials and vocational training for deaf youth and adults: an analysis based on the grammar of visual design
Autor(es): Amaro, Ana Caroline Chaves Manso
Orientador(a): Sales, Sandra Regina
Primeiro coorientador: Costa, Renato Pontes
Primeiro membro da banca: Sales, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
Palavras-chave: Educação de Surdos;Inclusão;Ensino Médio Técnico;Deaf Education;Inclusion;Technical High School
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 29-Mai-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: AMARO, Ana Caroline Chaves Manso. Materiais didáticos e formação profissional para jovens e adultos surdos: uma análise baseada na Gramática do Design Visual. 2023. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2023.
Resumo: O ingresso de estudantes surdos no Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Rio de Janeiro incentivado pela política de cotas, influenciou o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nessa rede. Tal inclusão, culminou em desafios político-pedagógicos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para Educação Profissional Tecnológica (EPT) e para a Educação Bilíngue para Surdos (EBS). A escassez e o formato do material didático vinculado à EJA-EPT para estudantes surdos são parte importante desses desafios. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as imagens contidas nos materiais didáticos utilizados por discentes surdos no Proeja de nível médio em um Instituto Federal de Educação no estado do Rio de Janeiro e como objetivos específicos a) compreender o cenário educacional e o quantitativo de matrículas em cursos de Proeja e os índices destinados aos estudantes surdos na rede federal do Rio de Janeiro, b) investigar conceitos ligados ao material didático e às estratégias de ensino visando a EJA-EPT de nível médio c) entender sobre a visualidade, a Libras, a linguagem, a pedagogia e o letramento visual e sobre a Gramática do Design Visual, d) identificar como as imagens são utilizadas nos materiais didáticos para estudantes surdos nas disciplinas técnicas em uma instituição federal. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa documental com base nos direcionamentos de Gil (2021), Marconi e Lakatos (2017) e Minayo (2010). Foi utilizado como técnica de investigação um questionário com perguntas semiestruturadas, a professores de um curso do Proeja em uma instituição federal, no qual foram solicitados os materiais pedagógicos utilizados com estudantes surdos entre 2017 e 2021. Após o levantamento e a catalogação dos materiais, selecionamos um jogo e uma videoaula para serem analisados e interpretados com base na Gramática do Design Visual (GDV) desenvolvida por Kress e van Leeuwen (1996). A investigação revelou que as técnicas de leitura de imagem contribuíram para identificar 1) a importância dos destaques na informação principal; 2) a disposição adequada de objetos, pessoas, textos e outras representações necessárias para a compreensão do conteúdo; 3) que as cores não são apenas quesitos estéticos, mas desempenham funções indispensáveis para transmitir intenções e atingir o público-alvo da mensagem; 4) a versão em Libras das informações em português colabora para a acessibilidade linguística e possui um nível elevado de interatividade com o leitor.
Abstract: The admission of deaf students in the Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Youth and Adult Education (Proeja) of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education of Rio de Janeiro, encouraged by the quota policy, influenced the use of Brazilian Sign Language (Libras) in this network. Such inclusion, culminated in political-pedagogical challenges for Youth and Adult Education (EJA), for Technological Professional Education (EPT) and for Bilingual Education for the Deaf (BED). The scarcity and format of teaching material linked to EJA- EPT for deaf students are an important part of these challenges. Thus, this study has as general objective to analyze the images contained in the didactic materials used by deaf students in the Proeja medium level in a Federal Institute of Education in the state of Rio de Janeiro and as specific objectives a) understand the educational scenario and the quantitative enrollment in Proeja courses and the rates for deaf students in the federal network of Rio de Janeiro, b) investigate concepts related to teaching materials and teaching strategies aimed at the EJA-EPT medium level c) understand about visuality, Libras, language, pedagogy and visual literacy and about the Grammar of Visual Design, d) identify how images are used in teaching materials for deaf students in technical disciplines in a federal institution. The methodology adopted was the qualitative approach, starting from a documentary research based on the directions of Gil (2021), Marconi and Lakatos (2017) and Minayo (2010). It was used as research technique a questionnaire with semi-structured questions, to teachers of a course of Proeja in a federal institution, in which were requested the pedagogical materials used with deaf students between 2017 and 2021. After surveying and cataloging the materials, we selected one game and one video lesson to be analyzed and interpreted based on the Grammar of Visual Design (GDV) developed by Kress and van Leeuwen (1996). The research revealed that the image reading techniques contributed to identify 1) the importance of highlights in the main information; 2) the appropriate arrangement of objects, people, texts and other representations necessary for understanding the content; 3) that colors are not only aesthetic requisites, but have indispensable functions to convey intentions and reach the target audience of the message; 4) the Libras version of the information in Portuguese collaborates for linguistic accessibility and has a high level of interactivity with the reader.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18226
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - ANA CAROLINE CHAVES MANSO AMARO.pdf8.72 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.