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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18232
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Encruzilhadas epistemológicas entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire |
Other Titles: | Epistemological crossroads between Lélia Gonzalez and Paulo Freire |
Authors: | Mendonça, Andréa Cavalcanti de |
Orientador(a): | Berino, Aristóteles de Paula |
Primeiro membro da banca: | Berino, Aristóteles de Paula |
Segundo membro da banca: | Machado, Adilbênia Freire |
Terceiro membro da banca: | Castro, Amanda Motta |
Keywords: | Paulo Freire;Lélia Gonzalez;Encruzilhadas;Escrevivência;Raça;Classe e Gênero;Crossroads;Race;Class;Gender |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 8-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | MENDONÇA, Andréa Cavalcanti de. Encruzilhadas epistemológicas entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Abstract: | O presente texto traz as encruzilhadas epistemológicas formadas a partir das reflexões realizadas ao longo dos estudos no mestrado, que tem como objetivo pensar nos encontros que surgem a partir do pensamento de Lélia Gonzalez e Paulo Freire. A pesquisa é de cunho bibliográfico, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio da análise de conteúdo e, também, numa abordagem aproximada e dialógica entre as obras selecionadas, usando contribuições das pesquisas em torno do campo da literatura comparada e da escrevivência como metodologia. Deste modo, no primeiro capítulo serão apresentadas as primeiras impressões, que nos guiaram até esta pesquisa, as primeiras encruzilhadas: Paulo Freire e o Feminismo Negro; raça, classe e gênero e a dialética do senhor e do escravo. O segundo capítudo, Outras Encruzilhadas, aborda outras identificações encontradas durante a pesquisa: Amilcar Cabral e a África; A Práxis; O Marxismo e A Política; A Alienação; A Cultura e bell hooks. Finalizando com o terceiro capítulo “Ebó Epistemológico”, trago uma reflexão, em forma de escrevivênvia, sobre o que vi, vivi e aprendi com essa pesquisa. O capítulo se subdivide em: Escrevivência; Escrevivência Como Princípio Conceitual- Metodológico e Escrevivendo. |
Abstract: | The present text brings forth the epistemological crossroads formed through reflections conducted during Master's studies, aiming to ponder on the intersections arising from the thoughts of Lélia Gonzalez and Paulo Freire. The research is of a bibliographic nature, utilizing a qualitative and exploratory approach through content analysis. It also adopts an approximate and dialogical approach between selected works, drawing on contributions from Comparative Literature and "escrevivência" as a methodology. The first chapter presents initial impressions guiding us to this research: Paulo Freire and Black Feminism, race, class, and gender, and the dialectics of master and slave. The second chapter, "Other Crossroads," delves into additional identifications found during the research: Amilcar Cabral and Africa; Praxis; Marxism and Politics; Alienation; Culture; and bell hooks. Concluding with the third chapter, "Epistemological Ebó," a reflection in the form of "escrevivência" is presented, sharing insights gained from the study. The chapter is subdivided into "Escrevivência," "Escrevivência as a Conceptual-Methodological Principle," and "Escrevivendo." |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18232 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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