Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18232
Tipo do documento: Dissertação
Title: Encruzilhadas epistemológicas entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire
Other Titles: Epistemological crossroads between Lélia Gonzalez and Paulo Freire
Authors: Mendonça, Andréa Cavalcanti de
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Machado, Adilbênia Freire
Terceiro membro da banca: Castro, Amanda Motta
Keywords: Paulo Freire;Lélia Gonzalez;Encruzilhadas;Escrevivência;Raça;Classe e Gênero;Crossroads;Race;Class;Gender
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MENDONÇA, Andréa Cavalcanti de. Encruzilhadas epistemológicas entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: O presente texto traz as encruzilhadas epistemológicas formadas a partir das reflexões realizadas ao longo dos estudos no mestrado, que tem como objetivo pensar nos encontros que surgem a partir do pensamento de Lélia Gonzalez e Paulo Freire. A pesquisa é de cunho bibliográfico, a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio da análise de conteúdo e, também, numa abordagem aproximada e dialógica entre as obras selecionadas, usando contribuições das pesquisas em torno do campo da literatura comparada e da escrevivência como metodologia. Deste modo, no primeiro capítulo serão apresentadas as primeiras impressões, que nos guiaram até esta pesquisa, as primeiras encruzilhadas: Paulo Freire e o Feminismo Negro; raça, classe e gênero e a dialética do senhor e do escravo. O segundo capítudo, Outras Encruzilhadas, aborda outras identificações encontradas durante a pesquisa: Amilcar Cabral e a África; A Práxis; O Marxismo e A Política; A Alienação; A Cultura e bell hooks. Finalizando com o terceiro capítulo “Ebó Epistemológico”, trago uma reflexão, em forma de escrevivênvia, sobre o que vi, vivi e aprendi com essa pesquisa. O capítulo se subdivide em: Escrevivência; Escrevivência Como Princípio Conceitual- Metodológico e Escrevivendo.
Abstract: The present text brings forth the epistemological crossroads formed through reflections conducted during Master's studies, aiming to ponder on the intersections arising from the thoughts of Lélia Gonzalez and Paulo Freire. The research is of a bibliographic nature, utilizing a qualitative and exploratory approach through content analysis. It also adopts an approximate and dialogical approach between selected works, drawing on contributions from Comparative Literature and "escrevivência" as a methodology. The first chapter presents initial impressions guiding us to this research: Paulo Freire and Black Feminism, race, class, and gender, and the dialectics of master and slave. The second chapter, "Other Crossroads," delves into additional identifications found during the research: Amilcar Cabral and Africa; Praxis; Marxism and Politics; Alienation; Culture; and bell hooks. Concluding with the third chapter, "Epistemological Ebó," a reflection in the form of "escrevivência" is presented, sharing insights gained from the study. The chapter is subdivided into "Escrevivência," "Escrevivência as a Conceptual-Methodological Principle," and "Escrevivendo."
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18232
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - ANDREA CAVALCANTI DE MENDONÇA.pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.