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dc.contributor.authorFreitas, Andréia Almeida de-
dc.date.accessioned2024-09-25T16:17:59Z-
dc.date.available2024-09-25T16:17:59Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationFREITAS, Andreia Almeida de. O lugar das mulheres no ensino de história: entre conquistas e silenciamentos. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18244-
dc.description.abstractO trabalho buscará compreender como a partir das lutas e dos movimentos sociais, novos temas foram inseridos no Ensino de História e como através de políticas públicas voltadas para as mulheres, com ênfase no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a BNCC Anos Finais, a história das mulheres e as relações de gênero foram incorporadas ao currículo de História. Nessa direção contaremos com as contribuições dos estudos decoloniais e das teorias pós-críticas do currículo como uma possibilidade de “superar” as possíveis dificuldades encontradas no Ensino de História para incorporar a história das mulheres e as relações de gênero. Oferecendo assim, novas possibilidades, através de novas abordagens para a construção de novos saberes a partir de uma consciência crítica sobre a realidade de que a história ensinada, não deve ser percebida sob uma ótica universal, mas vista através de uma perspectiva que identifique homens e mulheres como sujeitos historicizados e por isso relevantes e dinâmicos no processo histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjecthistória das mulherespt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectestudos decoloniaispt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectwomen's historypt_BR
dc.subjectgenderpt_BR
dc.subjectpublic policiespt_BR
dc.subjectdecolonial studiespt_BR
dc.subjectcurriculumpt_BR
dc.subjectEnseignement de l'histoirept_BR
dc.subjecthistoire des femmespt_BR
dc.subjectgenrept_BR
dc.subjectpolitiques publiquespt_BR
dc.subjectétudes décolonialespt_BR
dc.subjectcurriculumpt_BR
dc.titleO lugar das mulheres no ensino de história: entre conquistas e silenciamentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe work will seek to understand how, based on struggles and social movements, new themes were inserted into History Teaching and how through public policies aimed at women, with an emphasis on the National Policy Plan for Women and the BNCC Final Years, the women's history and gender relations were incorporated into the History curriculum. In this direction, we will count on the contributions of decolonial studies and post-critical theories of the curriculum as a possibility to “overcome” the possible difficulties encountered in History Teaching to incorporate women's history and gender relations. Thus offering new possibilities, through new approaches to the construction of new knowledge based on a critical awareness of the reality that the history taught should not be perceived from a universal perspective, but seen through a perspective that identifies men and women as historicized subjects and therefore relevant and dynamic in the historical process.en
dc.description.abstractOtherLe travail cherchera à comprendre comment, à partir des luttes et des mouvements sociaux, de nouveaux thèmes ont été insérés dans l'enseignement de l'histoire et comment, à travers des politiques publiques destinées aux femmes, en mettant l'accent sur le Plan politique national pour les femmes et les dernières années du BNCC, l'histoire des femmes et les relations entre les sexes ont été intégrées au programme d'histoire. Dans cette direction, nous compterons sur les apports des études décoloniales et des théories post-critiques du curriculum comme possibilité de « surmonter » les éventuelles difficultés rencontrées dans l'enseignement de l'histoire pour intégrer l'histoire des femmes et les relations de genre. Offrant ainsi de nouvelles possibilités, à travers de nouvelles approches de construction de nouvelles connaissances basées sur une conscience critique de la réalité selon laquelle l'histoire enseignée ne doit pas être perçue dans une perspective universelle, mais vue à travers une perspective qui identifie les hommes et les femmes comme des sujets historicisés et donc pertinent et dynamique dans le processus historique.fr
dc.contributor.advisor1Jesus, Jaqueline Gomes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2459-0135pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121194567584126pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Eleta de Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2283-9774pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696659914933898pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Letícia Carolina Pereira do-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2159-7179pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740026689471870pt_BR
dc.contributor.referee4Jesus, Jaqueline Gomes de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2459-0135pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0121194567584126pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9138364591294626pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
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dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
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