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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18244
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O lugar das mulheres no ensino de história: entre conquistas e silenciamentos |
Autor: | Freitas, Andréia Almeida de |
Orientador(a): | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Geny Ferreira |
Segundo membro da banca: | Freire, Eleta de Carvalho |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Letícia Carolina Pereira do |
Quarto membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Palabras clave: | Ensino de História;história das mulheres;gênero;políticas públicas;estudos decoloniais;currículo;History Teaching;women's history;gender;public policies;decolonial studies;curriculum;Enseignement de l'histoire;histoire des femmes;genre;politiques publiques;études décoloniales;curriculum |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 5-dic-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citación: | FREITAS, Andreia Almeida de. O lugar das mulheres no ensino de história: entre conquistas e silenciamentos. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumen: | O trabalho buscará compreender como a partir das lutas e dos movimentos sociais, novos temas foram inseridos no Ensino de História e como através de políticas públicas voltadas para as mulheres, com ênfase no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a BNCC Anos Finais, a história das mulheres e as relações de gênero foram incorporadas ao currículo de História. Nessa direção contaremos com as contribuições dos estudos decoloniais e das teorias pós-críticas do currículo como uma possibilidade de “superar” as possíveis dificuldades encontradas no Ensino de História para incorporar a história das mulheres e as relações de gênero. Oferecendo assim, novas possibilidades, através de novas abordagens para a construção de novos saberes a partir de uma consciência crítica sobre a realidade de que a história ensinada, não deve ser percebida sob uma ótica universal, mas vista através de uma perspectiva que identifique homens e mulheres como sujeitos historicizados e por isso relevantes e dinâmicos no processo histórico. |
Abstract: | The work will seek to understand how, based on struggles and social movements,
new themes were inserted into History Teaching and how through public policies
aimed at women, with an emphasis on the National Policy Plan for Women and the
BNCC Final Years, the women's history and gender relations were incorporated into
the History curriculum. In this direction, we will count on the contributions of
decolonial studies and post-critical theories of the curriculum as a possibility to
“overcome” the possible difficulties encountered in History Teaching to incorporate
women's history and gender relations. Thus offering new possibilities, through new
approaches to the construction of new knowledge based on a critical awareness of
the reality that the history taught should not be perceived from a universal
perspective, but seen through a perspective that identifies men and women as
historicized subjects and therefore relevant and dynamic in the historical process. Le travail cherchera à comprendre comment, à partir des luttes et des mouvements sociaux, de nouveaux thèmes ont été insérés dans l'enseignement de l'histoire et comment, à travers des politiques publiques destinées aux femmes, en mettant l'accent sur le Plan politique national pour les femmes et les dernières années du BNCC, l'histoire des femmes et les relations entre les sexes ont été intégrées au programme d'histoire. Dans cette direction, nous compterons sur les apports des études décoloniales et des théories post-critiques du curriculum comme possibilité de « surmonter » les éventuelles difficultés rencontrées dans l'enseignement de l'histoire pour intégrer l'histoire des femmes et les relations de genre. Offrant ainsi de nouvelles possibilités, à travers de nouvelles approches de construction de nouvelles connaissances basées sur une conscience critique de la réalité selon laquelle l'histoire enseignée ne doit pas être perçue dans une perspective universelle, mais vue à travers une perspective qui identifie les hommes et les femmes comme des sujets historicisés et donc pertinent et dynamique dans le processus historique. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18244 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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Ficheros en este ítem:
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