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Tipo do documento: Dissertação
Título: O lugar das mulheres no ensino de história: entre conquistas e silenciamentos
Autor: Freitas, Andréia Almeida de
Orientador(a): Jesus, Jaqueline Gomes de
Primeiro membro da banca: Guimarães, Geny Ferreira
Segundo membro da banca: Freire, Eleta de Carvalho
Terceiro membro da banca: Nascimento, Letícia Carolina Pereira do
Quarto membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Palabras clave: Ensino de História;história das mulheres;gênero;políticas públicas;estudos decoloniais;currículo;History Teaching;women's history;gender;public policies;decolonial studies;curriculum;Enseignement de l'histoire;histoire des femmes;genre;politiques publiques;études décoloniales;curriculum
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Fecha de publicación: 5-dic-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citación: FREITAS, Andreia Almeida de. O lugar das mulheres no ensino de história: entre conquistas e silenciamentos. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: O trabalho buscará compreender como a partir das lutas e dos movimentos sociais, novos temas foram inseridos no Ensino de História e como através de políticas públicas voltadas para as mulheres, com ênfase no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e a BNCC Anos Finais, a história das mulheres e as relações de gênero foram incorporadas ao currículo de História. Nessa direção contaremos com as contribuições dos estudos decoloniais e das teorias pós-críticas do currículo como uma possibilidade de “superar” as possíveis dificuldades encontradas no Ensino de História para incorporar a história das mulheres e as relações de gênero. Oferecendo assim, novas possibilidades, através de novas abordagens para a construção de novos saberes a partir de uma consciência crítica sobre a realidade de que a história ensinada, não deve ser percebida sob uma ótica universal, mas vista através de uma perspectiva que identifique homens e mulheres como sujeitos historicizados e por isso relevantes e dinâmicos no processo histórico.
Abstract: The work will seek to understand how, based on struggles and social movements, new themes were inserted into History Teaching and how through public policies aimed at women, with an emphasis on the National Policy Plan for Women and the BNCC Final Years, the women's history and gender relations were incorporated into the History curriculum. In this direction, we will count on the contributions of decolonial studies and post-critical theories of the curriculum as a possibility to “overcome” the possible difficulties encountered in History Teaching to incorporate women's history and gender relations. Thus offering new possibilities, through new approaches to the construction of new knowledge based on a critical awareness of the reality that the history taught should not be perceived from a universal perspective, but seen through a perspective that identifies men and women as historicized subjects and therefore relevant and dynamic in the historical process.
Le travail cherchera à comprendre comment, à partir des luttes et des mouvements sociaux, de nouveaux thèmes ont été insérés dans l'enseignement de l'histoire et comment, à travers des politiques publiques destinées aux femmes, en mettant l'accent sur le Plan politique national pour les femmes et les dernières années du BNCC, l'histoire des femmes et les relations entre les sexes ont été intégrées au programme d'histoire. Dans cette direction, nous compterons sur les apports des études décoloniales et des théories post-critiques du curriculum comme possibilité de « surmonter » les éventuelles difficultés rencontrées dans l'enseignement de l'histoire pour intégrer l'histoire des femmes et les relations de genre. Offrant ainsi de nouvelles possibilités, à travers de nouvelles approches de construction de nouvelles connaissances basées sur une conscience critique de la réalité selon laquelle l'histoire enseignée ne doit pas être perçue dans une perspective universelle, mais vue à travers une perspective qui identifie les hommes et les femmes comme des sujets historicisés et donc pertinent et dynamique dans le processus historique.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18244
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

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