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Tipo do documento: Dissertação
Title: PROJETO HORTAS ESCOLARES/SME – RIO DE JANEIRO/RJ: PRÁTICAS AGRÍCOLAS COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO EDUCATIVO A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IVONE NUNES FERREIRA
Authors: Marinho, Paulo Vitor Faustino
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva
Keywords: Projeto Hortas Escolares;Territórios Educativos;Agroecologia;Escola Municipal Professora Ivone Nunes;School Gardens Project;Educational Territories;Agroecology;Escola Municipal Professora Ivone Nunes
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARINHO, Paulo Vitor Faustino. PROJETO HORTAS ESCOLARES/SME – RIO DE JANEIRO/RJ: PRÁTICAS AGRÍCOLAS COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO EDUCATIVO A PARTIR DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IVONE NUNES FERREIRA. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Abstract: Nas últimas décadas consolidou-se mundialmente a necessidade de se buscar e se debater caminhos que estabeleçam práticas sustentáveis em nosso cotidiano, de modo que estas tenham a preservação do meio ambiente como fim. Paralelamente, sob a perspectiva de integralidade educacional, passou-se a compreender, gradativamente, que a escola é um lugar primordial e privilegiado para exercícios ligados à educação alimentar, ao contato das comunidades escolares com a terra, além de ser espaço de resistência diante de culturas hegemônicas de produção agrícola. Neste contexto, o desenvolvimento de hortas escolares, especialmente àquelas originadas de políticas públicas das Redes de ensino, teriam o potencial de agregar diversas demandas tanto da esfera ambiental, quanto da educacional, estabelecendo-se na vanguarda de ações agroecológicas junto às comunidades escolares. Neste sentido, esta dissertação apresenta o Projeto Hortas Escolares (PHE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscando analisar de que forma esta política pública poderia contribuir para o desenvolvimento de escolas integrais, de territórios educativos e de uma cultura sustentável nas comunidades escolares por ela atingida na maior rede de ensino da América Latina. Para isto, apresentaremos um importante mergulho nos números do PHE em seus primeiros anos (2018-2020) em uma leitura ampla de sua presença na Rede, bem como nos debruçaremos em uma avaliação de sua aplicação na Escola Municipal Professora Ivone Nunes, em Senador Camará.
Abstract: In recent decades, the need to seek and discuss ways to establish sustainable practices in our daily lives has been consolidated worldwide, so that they have the preservation of the environment as an end. At the same time, from the perspective of educational integrality, it gradually came to be understood that the school is a primordial and privileged place for exercises related to food education, the contact of school communities with the land, in addition to being a space of resistance in the face of hegemonic crops of agricultural production. In this context, the development of school gardens, especially those originated from public policies of the Educational Networks, would have the potential to add several demands from both the environmental and educational spheres, establishing themselves at the forefront of agroecological actions with school communities. In this sense, this dissertation presents the Projeto Hortas Escolares (PHE), developed by the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro, seeking to analyze how this public policy could contribute to the development of integral schools, educational territories and a sustainable culture. in the school communities affected by it in the largest education network in Latin America. For this, we will present an important dive into the numbers of the PHE in its early years (2018-2020) in a broad reading of its presence in the Network, as well as an evaluation of its application at Escola Municipal Professora Ivone Nunes, in Senador Camará.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18252
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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