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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18254
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Ariane Carla Mendonça da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T15:46:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T15:46:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ariane Carla Mendonça da. Autoria feminina em materiais didáticos contemporâneos para o Ensino Fundamental: uma crítica ao cânone literário. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18254 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista a relevância da leitura de textos literários para a formação humana e cidadã e para o desenvolvimento do hábito de leitura e a necessidade de se oferecer, durante a Educação Básica, o acesso ao texto literário produzido por figuras femininas, este trabalho discute a orientação da Base Nacional Comum Curricular sobre o ensino de Literatura e apresenta como essa ciência é considerada nesse documento, bem como discute a ausência desse ensino em materiais didáticos contemporâneos. Além da referida discussão, este trabalho propõe uma abordagem diferente dessa prática, trazendo a construção de embasamento didático do qual carecem os materiais destinados ao Ensino Fundamental Anos Finais. Inicialmente desenvolvida com o intuito de ser uma pesquisa de aplicação, estes escritos se readaptaram de acordo com a resolução No 002/2022 do PROFLETRAS para um caráter propositivo diante do contexto de crise sanitária que se configurou quando da iniciação desta pesquisa. Como aporte teórico principal, esta dissertação contou principalmente com os estudos de Perrone-Moisés (1998), Zilberman (2012), Cereja (2005), Figueiredo (2020) e Hollanda (2018). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | literatura de autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | cânone literário | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | teaching literature | pt_BR |
dc.subject | women's literature | pt_BR |
dc.subject | literary canon | pt_BR |
dc.subject | elementary education | pt_BR |
dc.title | Autoria feminina em materiais didáticos contemporâneos para o Ensino Fundamental: uma crítica ao cânone literário | pt_BR |
dc.title.alternative | Female authorship in contemporary teaching materials for Elementary Education: a critique of the literary canon. | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Considering the relevance of reading literary texts for human and civic education, as well as for the development of reading habits, and recognizing the need to provide access to literary texts produced by female figures during Basic Education, this work discusses the guidance provided by the National Common Curricular Base regarding the teaching of Literature. It also examines how this subject is addressed in the document and discusses the absence of such education in contemporary teaching materials. In addition to the aforementioned discussion, this work proposes a different approach to this practice, focusing on the construction of didactic foundations that are lacking in materials designed for the Upper Elementary School years. Originally conceived as an applied research project, these writings were adapted according to Resolution No. 002/2022 of PROFLETRAS to have a propositional nature due to the context of the health crisis that emerged during the initiation of this research. As its main theoretical foundation, this dissertation heavily relied on the studies of Perrone-Moisés (1998), Zilberman (2012), Cereja (2005), Figueiredo (2020), and Hollanda (2018). | en |
dc.contributor.advisor1 | Pasche, Marcos Estevão Gomes | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7935-3957 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1462493361956902 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pasche, Marcos Estevão Gomes | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-7935-3957 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1462493361956902 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbieri, Claudia | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-7862-6570 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3638724589479153 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Dias, Ana Crelia Penha | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1604542991390687 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.relation.references | AVELAR, Idelber. Cânone literário e valor estético: notas sobre um debate de nosso tempo. Revista ABRALIC. BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. ______. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2002. BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CANDIDO, AntOnio. Vários escritos. 44 ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. CEREJA, Willian Roberto. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo, Atual, 2005. COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007. _____. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003. COLASANTI, Marina. (1996). Por que nos perguntam se existimos? Convergência Lusíada, 11(13), 189-194. CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010. DA SILVA, Francisca Júlia. Mármores. Rio de Janeiro: Horacio Belfort Sabino, 1895. Domínio público. DE HOLLANDA, Heloísa Buarque (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. _____. Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. FELSKI, Rita. Literature after feminism. Chicago: University of Chicago Press, 2003. FIGUEIREDO, Eurídice. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. Porto Alegre, RS: Zouk, 2020. 125 FONSECA, Pedro Carlos Louzada. La cité des dames e o triunfo das mulheres de Cristine de Pizan: aspectos de uma cidade feminina fundada na demolição do legado da misoginia medieval. Revista Ártemis, vol. XXX no 1; jul-dez, 2020. pp. 11-24. FREITAS, Emília. A rainha do ignoto. 3a Edição. Florianópolis: Editora Mulheres, 2003. GAMBOA, Maria José. À procura do leitor literário: textos e contextos de leitura. Exedra: Revista Científica, n. 2, p. 170–183, 2016. IPIRANGA, Sarah. O papel da literatura na BNCC: ensino, leitor, leitura e escola. Revistade Letras - Centro de Humanidades Universidade Federal do Ceará/UFC – Fortaleza, 2019. MACIEL, S. D. S. Um olhar sobre a família em A Bolsa Amarela: entre o texto e a sala de aula. 2007. 165f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) –, Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Campina Grande, 2007. MACHADO, Gilka. Poesia completa. São Paulo: Demônio Negro: 2017. MELO, Fernando Garcez de. Estado e políticas públicas para o livro didático no Brasil. RPGE – Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.20, n.03, p. 547-562, 2016 ISSN: 1519- 9029 DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9716 558 MENDES. Nataniel. BNCC e o professor de literatura: água que corre entre pedras. Revista Teias v. 21 n. 63 out./dez. 2020. MODERNA, Editora (org.). Compartilha português. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2020. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. PRADO, Adélia. Bagagem. São Paulo: Siciliano. 1993. RICARDO, Marinêz. F. O cânone no vestibular da Unesp: calouro ou veterano? 2004. 348 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Araraquara, 2004. SALGUEIRO, Wilberth. Ser mulher, de Gilka Machado. Revista Sob a pele das palavras. Disponível em: rascunho.com.br. Último acesso em: 17 de setembro de 2023. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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