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dc.contributor.authorSilva, Ariane Carla Mendonça da-
dc.date.accessioned2024-09-26T15:46:18Z-
dc.date.available2024-09-26T15:46:18Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Ariane Carla Mendonça da. Autoria feminina em materiais didáticos contemporâneos para o Ensino Fundamental: uma crítica ao cânone literário. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18254-
dc.description.abstractTendo em vista a relevância da leitura de textos literários para a formação humana e cidadã e para o desenvolvimento do hábito de leitura e a necessidade de se oferecer, durante a Educação Básica, o acesso ao texto literário produzido por figuras femininas, este trabalho discute a orientação da Base Nacional Comum Curricular sobre o ensino de Literatura e apresenta como essa ciência é considerada nesse documento, bem como discute a ausência desse ensino em materiais didáticos contemporâneos. Além da referida discussão, este trabalho propõe uma abordagem diferente dessa prática, trazendo a construção de embasamento didático do qual carecem os materiais destinados ao Ensino Fundamental Anos Finais. Inicialmente desenvolvida com o intuito de ser uma pesquisa de aplicação, estes escritos se readaptaram de acordo com a resolução No 002/2022 do PROFLETRAS para um caráter propositivo diante do contexto de crise sanitária que se configurou quando da iniciação desta pesquisa. Como aporte teórico principal, esta dissertação contou principalmente com os estudos de Perrone-Moisés (1998), Zilberman (2012), Cereja (2005), Figueiredo (2020) e Hollanda (2018).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectensino de literaturapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectliteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectcânone literáriopt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectteaching literaturept_BR
dc.subjectwomen's literaturept_BR
dc.subjectliterary canonpt_BR
dc.subjectelementary educationpt_BR
dc.titleAutoria feminina em materiais didáticos contemporâneos para o Ensino Fundamental: uma crítica ao cânone literáriopt_BR
dc.title.alternativeFemale authorship in contemporary teaching materials for Elementary Education: a critique of the literary canon.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherConsidering the relevance of reading literary texts for human and civic education, as well as for the development of reading habits, and recognizing the need to provide access to literary texts produced by female figures during Basic Education, this work discusses the guidance provided by the National Common Curricular Base regarding the teaching of Literature. It also examines how this subject is addressed in the document and discusses the absence of such education in contemporary teaching materials. In addition to the aforementioned discussion, this work proposes a different approach to this practice, focusing on the construction of didactic foundations that are lacking in materials designed for the Upper Elementary School years. Originally conceived as an applied research project, these writings were adapted according to Resolution No. 002/2022 of PROFLETRAS to have a propositional nature due to the context of the health crisis that emerged during the initiation of this research. As its main theoretical foundation, this dissertation heavily relied on the studies of Perrone-Moisés (1998), Zilberman (2012), Cereja (2005), Figueiredo (2020), and Hollanda (2018).en
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7935-3957pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902pt_BR
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7935-3957pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902pt_BR
dc.contributor.referee2Barbieri, Claudia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7862-6570pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3638724589479153pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1604542991390687pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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