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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autoria feminina em materiais didáticos contemporâneos para o Ensino Fundamental: uma crítica ao cânone literário
Otros títulos: Female authorship in contemporary teaching materials for Elementary Education: a critique of the literary canon.
Autor: Silva, Ariane Carla Mendonça da
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Segundo membro da banca: Barbieri, Claudia
Terceiro membro da banca: Dias, Ana Crelia Penha
Palabras clave: ensino de literatura;BNCC;literatura de autoria feminina;cânone literário;ensino fundamental;teaching literature;women's literature;literary canon;elementary education
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 19-oct-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: SILVA, Ariane Carla Mendonça da. Autoria feminina em materiais didáticos contemporâneos para o Ensino Fundamental: uma crítica ao cânone literário. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: Tendo em vista a relevância da leitura de textos literários para a formação humana e cidadã e para o desenvolvimento do hábito de leitura e a necessidade de se oferecer, durante a Educação Básica, o acesso ao texto literário produzido por figuras femininas, este trabalho discute a orientação da Base Nacional Comum Curricular sobre o ensino de Literatura e apresenta como essa ciência é considerada nesse documento, bem como discute a ausência desse ensino em materiais didáticos contemporâneos. Além da referida discussão, este trabalho propõe uma abordagem diferente dessa prática, trazendo a construção de embasamento didático do qual carecem os materiais destinados ao Ensino Fundamental Anos Finais. Inicialmente desenvolvida com o intuito de ser uma pesquisa de aplicação, estes escritos se readaptaram de acordo com a resolução No 002/2022 do PROFLETRAS para um caráter propositivo diante do contexto de crise sanitária que se configurou quando da iniciação desta pesquisa. Como aporte teórico principal, esta dissertação contou principalmente com os estudos de Perrone-Moisés (1998), Zilberman (2012), Cereja (2005), Figueiredo (2020) e Hollanda (2018).
Abstract: Considering the relevance of reading literary texts for human and civic education, as well as for the development of reading habits, and recognizing the need to provide access to literary texts produced by female figures during Basic Education, this work discusses the guidance provided by the National Common Curricular Base regarding the teaching of Literature. It also examines how this subject is addressed in the document and discusses the absence of such education in contemporary teaching materials. In addition to the aforementioned discussion, this work proposes a different approach to this practice, focusing on the construction of didactic foundations that are lacking in materials designed for the Upper Elementary School years. Originally conceived as an applied research project, these writings were adapted according to Resolution No. 002/2022 of PROFLETRAS to have a propositional nature due to the context of the health crisis that emerged during the initiation of this research. As its main theoretical foundation, this dissertation heavily relied on the studies of Perrone-Moisés (1998), Zilberman (2012), Cereja (2005), Figueiredo (2020), and Hollanda (2018).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18254
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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