Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Patrick Pereira-
dc.date.accessioned2024-09-27T12:55:42Z-
dc.date.available2024-09-27T12:55:42Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Patrick Pereira. Transformação do Conhecimento Científico em Conhecimento Organizacional: o processo de Gestão do Conhecimento na UFRRJ. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18266-
dc.description.abstractTipo de Projeto de Trabalho Final de Curso - Estudo de caso Objetivo – O objetivo da presente pesquisa é analisar como o conhecimento gerado pelas pesquisas na área de gestão realizadas sobre a UFRRJ é aplicado na Instituição, evidenciando a sua ocorrência e modo. Metodologia – A presente dissertação é um estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa exploratória e qualitativa. A pesquisa contou, inicialmente, com levantamento bibliográfico e bibliométrico. O levantamento bibliográfico foi realizado para composição do referencial teórico sobre Gestão do Conhecimento, enquanto o levantamento bibliométrico possuiu como objetivo identificar e analisar os trabalhos científicos produzidos sobre a UFRRJ na área de gestão. Nesse último caso, foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre os anos de 2013 a 2019, obtendo-se o quantitativo de 27 pesquisas. Em seguida foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados e análises documentais. As entrevistas visavam verificar a perspectiva dos gestores da Universidade, bem como dos pesquisadores (e autores), sobre a utilização do conhecimento científico na estrutura organizacional. Com a análise documental e das entrevistas, buscou-se compreender como ocorrem os processos de Gestão do Conhecimento advindos das pesquisas científicas na área de gestão da UFRRJ. Aplicabilidade e Limitações – As recomendações propostas na presente dissertação podem ser aplicadas em outras Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que há aspectos comuns entre essas organizações. A maior limitação que o estudo possui é o fato de se tratar de um estudo de caso, realizado com dados entre 2013-2019 e por abordar somente uma das perspectivas da Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior. Resultados – O principal resultado da pesquisa foi a compreensão da dinâmica de utilização dos conhecimentos produzidos em pesquisas científicas na UFRRJ. Foram identificados gargalos nesse processo, principalmente ao que tange a ausência de processos de GC institucionalizados pela Universidade (para utilização do conhecimento), ausência de uma comunicação entre pesquisa e gestão, comunicação científica deficitária e avanço tecnológico com limitações. O entendimento dos gargalos identificados forneceu um panorama para compreender como ocorre o processo de GC na UFRRJ, para, a partir desse panorama, propor recomendações para efetiva utilização dos conhecimentos produzidos. Originalidade – O estudo aborda uma ótica pouco explorada, que é a transformação do conhecimento científico em conhecimento organizacional, discutindo como a Universidade, produtora de conhecimento, inclusive sobre si mesma, aplica o conhecimento produzido em sua Gestão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectGestão do Conhecimento Científicopt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectKnowledge Managementpt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectInstitutions of Higher Educationpt_BR
dc.subjectScientific Knowledge Managementpt_BR
dc.subjectSharingpt_BR
dc.titleTransformação do Conhecimento Científico em Conhecimento Organizacional: o processo de Gestão do Conhecimento na UFRRJpt_BR
dc.title.alternativeTransformation of Scientific Knowledge into Organizational Knowledge: the Knowledge Management process at UFRRJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherType of research – Case study Objective – The objective of this research is to analyze how is applied the knowledge generated by researches in management area about UFRRJ in the institution, applied, evidencing its occurrence and mode. Methodology – The current research is a case study, characterized as an exploratory and qualitative research. In the beginning, the research was based on bibliographic and bibliometric survey. The bibliographic survey was carried out to compose the theoretical referential about Knowledge Management, meanwhile the bibliometric survey has the objective to identify and to analyze scientific works produced about UFRRJ in management area. In the latter case it was used the Thesis and Dissertation Catalog of CAPES between the years of 2013, and 2019 obtaining 27 scientific works. From this point on it was carried out interviews with semi-structured scripts and documental analysis. The interviews aimed to verify the perspective of university managers, as well as researchers and authors’ perspectives about the use of the scientific knowledge in the organizational structure. With the documental and interviews analysis, it sought to understand how the processes of Knowledge Management arising from scientific researches in the management area of UFRRJ occur. Applicability and Limitations – The recommendations proposed in this research could be applied in other Federal Institutions of Higher Education, since there are common aspects among these organizations. The biggest limitation presented in this study is the fact that it is about a case study carried out with data between 2013-2019 and it addresses only one of the perspectives of Knowledge Management in Institutions of Higher Education. Results – The main result of this research was the understanding the dynamics of using of knowledge produced in scientific works at UFRRJ. Issues were identified in this process, especially regarding the absence of Knowledge Management institutionalized by the University (the knowledge using), the absence of the communication between research and management, lacking of Scientific Communication and limited technological progress. The comprehension of identified issues provided a larger view to understand how Knowledge Management process occurs at the UFRRJ, in order to propose recommendations to effectively using of produced knowledge. Originality – The research addresses an underexplored view, which is the transformation of scientific knowledge into organizational knowledge, discussing how the University, a producer of knowledge, even about itself, applies the produced knowledge in its management.en
dc.contributor.advisor1Castro, Biancca Scarpeline de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4878-1419pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803897679311046pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Biancca Scarpeline de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4878-1419pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803897679311046pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540pt_BR
dc.contributor.referee3Toda, Favio Akiyoshi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9027-5109pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesABBAS, J; SAGSAN, M. Impact of knowledge management practices on green innovation and corporate sustainable development: a structural analysis. Journal Cleaner Production, Amsterdã, v. 229, p. 611-620, 2019. ALAVI, M.; LEIDNER, D. Review: knowledge management and kwnoledge management systems: conceptual foundations and research issues. MIS Quartely, Minneapolis, v. 25, n.1, p. 107-136, mar. 2001. AL-OMARI, A., ABU TINEH, A., & KHASAWNEH, S. Faculty Members’ Attitudes, Expectations And Practises Of Knowledge Management At Higher Education Institutions In Jordan. International Journal of Management in Education, Geneva, v. 7 (1/2), p. 199–211, 2013. ANDER-EGG, E. Introducción a las técnicas de investigación social: para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978. ANGELIS, C. T. A model of knowledge management and organizational intelligence for public sector administrations. International Journal of Public Administration, London, v. 11, n. 36, p. 807-819, 2013. ANGELIS, C.T. A emergência da Reforma do Estado Brasileiro: A governança compartilhada e o modelo do novo serviço público. Revista Planejamento e Políticas Públicas, Rio de Janeiro, n. 45. 2015. ANGELONI, M. T. (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2008. ARGYRIS, C.; SCHON, D.A. Organizational Learning: a theory of action perspective. Boston: Addison- Wesley Pub. Co., 1978. ASH, J. Communication missing from KM’s core strategies. 2000. Disponível em: http://www.knowledgepoint.com.au/knowledge_management/Articles/KM_JA001.html. Acesso 15 ago. 2020. BARBOSA, R.; PAIM, I. Da GRI à gestão do conhecimento In: PAIM, I. (Org.). A Gestão da Informação e do Conhecimento. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p.7-31. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BASU, B.; SENGUPTA, K. Assessing Success Factors of Knowledge Management Initiatives of Academic Institutions – a Case of an Indian Business School. Electronic Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 5, n. 3, p. 273 - 282, 2007. BATISTA, F. F. et al. Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Texto para discussão n. 1095. Brasília, DF: Ipea, 2005. BATISTA, F. F. O desafio da Gestão do Conhecimento nas áreas de administração e planejamento das instituições federais de ensino superior. Texto para discussão n. 1181. Brasília: Ipea, 2006. BATISTA, F. F. et al. Gestão do Conhecimento em organizações públicas de saúde. Texto para discussão n. 1316. Brasília: Ipea, 2007. BATISTA, F. F. Modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília, DF: Ipea, 2012. BATISTA, F. F. et al. Casos Reais de implantação do modelo de Gestão do Conhecimento para a administração pública brasileira. Texto para discussão n. 1941. Brasília: Ipea, 2014. BATISTA, F. F. QUANDT, C. O. Gestão do conhecimento na administração pública: resultados da pesquisa Ipea 2014 - Práticas de Gestão do Conhecimento. Texto para discussão n. 2120. Brasília, DF: Ipea, 2015. 129 BILOSLAVO, R.; TRNAVCEVIC, A. Knowledge management audit in a higher educational institution: a case study. Knowledge and Process Management, Hoboken, vol. 14, n. 4, p. 275-86, 2007. BLACKMAN, D., & KENNEDY, M. Knowledge management and effective university governance. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 13, n. 6, 547–563, 2009. BOULTON, G.; LUCAS, C. What are universities for? League of European Research Universities, Lovaina, set. 2008. BRASIL. Lei No 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Brasília: Presidência da República, [2019]. BRITO, L. M. P.; CASTRO, A. B. C. Descarte do conhecimento como estratégia de inovação: um estudo em uma instituição pública de educação não-formal do nordeste do Brasil. Holos, Natal, v. 4, p. 397-414, ago. 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1214. BROWN, J. S.; DUGUID, P. Knowledge and organization: a social-practice perspective. Organization Science, Boston, v. 12, n. 2, p. 198-213, 2001. BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizing Knowledge. California Management Review. v.40. n.3, p. 90–111, 1998. BUFREM, L. S. A produção científica brasileira sobre estudos bibliográficos: uma análise diacrônica. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, p. 67–88, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245250.67-88. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/92424. Acesso em: 6. mai. 2022. CARDOSO, N.P.O; MACHADO, T, M, M. Gestão do conhecimento usando o data mining: um estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Pública. v. 42, n. 3, p. 495-528. 2008. CARREIRA, S. V. Diretrizes para práticas de Gestão do Conhecimento nas organizações de economia de comunhão à luz do perfil do empreendedor social. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. CERQUEIRA, W. Endomarketing: Educação e Cultura para a Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994. CHOI; O.K; CHO, E. The mechanism of trust affecting collaboration in virtual teams and the moderating roles of the culture of autonomy and task complexity. Computers in Human Behavior. v. 91, p. 305-315, 2019. COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós- graduação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. CRANFIELD, D. Knowledge Management and Higher Education: A UK Case Study using Grounded Theory. Thesis (Mestrado) – University of Southampton, Southampton, 2011. CRAWFORD, R. Na Era do Capital Humano. Tradução de Luciana Bontempi Gouveia. São Paulo: Atlas, 1994. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. CRIBB, André Yves. Uma abordagem pragmática de construção de estratégias de Gestão do Conhecimento em organizações. Revista Ibero-americana de Sistemas, Cibernética e Informática, v. 7. n. 1, p. 75-80, 2010. DAVENPORT, T. H.; DE LONG, D.; BEERS, M. C. Successful knowledge management project. Sloan Management Review, Cambridge, v. 39, n. 2, p. 43-57, 1998. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. 18 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 130 Devi, R. S., Chong, S. C., & Lin, B. Organisational culture and KM processes from the perspective of na institution of higher learning. International Journal of Management in Education, Geneva, v. 1, n. 1/2, p. 57– 79, 2007. DÍAZ, A.N.C; ARIAS, M.B; ARIAS; A.V. La gestión del conocimiento: Una alternativa para solución de problemas educacionales. Educarte Eletronic Journal. v. 23, n. 2, p. 1- 27, 2019. DOROW, P. F. et al. Diagnóstico da Gestão do Conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior: um estudo de caso. Revista ESPACIOS. Caracas, vol. 34, n. 12, p. 10, 2014. DRUCKER, P. F. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1999. DRUCKER, P. F. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1999 ERPEN, J. G. et al. Métodos e técnicas de Gestão do Conhecimento para melhorar a gestão do capital intelectual em núcleos setoriais de uma associação empresarial. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 22-35, jan./mar. 2015. ESCRIVÃO, G.; NAGANO, M. Gestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 4, p. 136-159, 2014. FIALHO, F. A. P. et al. Gestão do Conhecimento e aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial. Florianópolis: Visual Books, 2006. GARCÍA, D. H. A avaliação dos sistemas de comunicação interna: um método para a compreensão da comunicação nas organizações. Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 63-70, jul./dez. 2016 GARCIA, M. A. Modelo de ação sobre as dimensões do clima organizacional impactantes à implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. GUIMARÃES, L. A. M.; RIMOLI, A. O. “Mobbing” (assédio psicológico) no trabalho: uma síndrome psicossocial multidimensional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22 n. 2, p. 183-191. 2006. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos – Dados eletrônicos. Porto Alegre: Artmed, 2009. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F.; MELO, T. M. Gestão do conhecimento: tipologia a partir dos fatores contextuais da organização. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 2, p. 249-266, 2018. GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico- conceitual. Gestão & Produção, São Carlos, v. 24, n. 2. p. 248-265, 2017. GRANT, R. M. Towards a knowledge based theory of the firm. Strategic Management Journal, Hoboken, 17, p. 109-122, 1996 HELLMANN, C. L. Retenção de conhecimento tecnológico nas organizações como fator propulsor para o processo de inovação: estudo de caso na Batávia S/A. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007. HUYSMAN, M., & WULF, V. IT to Support Knowledge Sharing in Communities, towards a Social Capital Analysis. Journal of Information Technology, Nova York, v. 21, n. 1, 40–51, 2006. INAZAWA, F.K. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da Gestão do Conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.14, n.3, p. 206-220, set/dez. 2009 131 JARRAR, Y. Knowledge management: learning for organisational experience. Managerial Auditing Journal, Bingley, v. 17, n. 6, p. 322-328, 2002. KAKABADSE, N. K., Kakabadse, A., & Kouzmin, A. Reviewing the Knowledge management: towards a taxonomy. Journal of Knowledge Management, 7(4), 75-91, 2003. LEE, C.S; WONG, K.Y. Development and validation of knowledge management performance measurement constructs for small and medium enterprises. Journal Knowledge Management, Bingley, v. 19, pp. 711-734, 2015. LEITE, F. C.L; COSTA; S. Repositórios institucional como ferramenta de Gestão do Conhecimento Científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.11, n.2. p-206-2019. 2006. LEITE, F. C. L. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011a. LEITE, F. C. L. Modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa na perspectiva da Comunicação Científica e do acesso aberto. 2011. 262 f Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011b. LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. S. Repositórios institucionais como ferramentas de Gestão do Conhecimento Científico no ambiente acadêmico. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 206-219, ago. 2006. LEITE, F. C. L; COSTA, S. M. S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de Comunicação Científica. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 92-107, abr. 2007. LEITE, F C. L.; COSTA, S. M. S. A generic model of scientific information management for research institutes based on principles of scientific communication and open access. Investig. bibl, Cidade do México, v. 30, n. 69, p. 43-74, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187- 358X2016000200043&lng=es&nrm=iso. Acesso em 02 jan. 2020. LEMOS, C. Inovação na era do conhecimento. In: LASTRES, M. M. H.; ALBAGLI, S. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. 122-144. LEUCH, V. Práticas de Gestão do Conhecimento em indústrias de grande porte dos Campos Gerais. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2006. LEVINE, S. S.; PRIETULA, M. How knowledge transfer impacts performance: a mutilevel model of benefits and liabilities. Organization Science, Boston, v. 23, n. 6, 1748-1766, 2012 LOPEZ, V. W. B.; ESTEVES, J. Acquiring external knowledge to avoid wheel re-invention. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 17, n. 1, 87-105, 2012. LÜDKE M; ANDRÉ, M. E. D. A. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUNDVALL, B. A.; JOHNSON, B. The learning economy. Journal of Industry Studies, London, v. 1, n. 2, pg. 23-42, 1994. MADSEN, T. L.; MOSAKOWSKI, E.; ZAHEER, S. Knowledge retention and personnel mobility: the nondisruptive effects of inflows of experience. Organization Science, Boston, v. 14, n. 2, 173-191, 2003. MARCHIORI, M. Comunicação é cultura e cultura é educação. Comunicação empresarial. São Paulo: Difusão, 1999. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 132 MARTINS, J. B.; MIRANDA, R. C.R. Aprimoramento de estrategistas e decisores novatos: a Gestão do Conhecimento estratégico aplicada ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 2, p. 139-157, maio/ago. 2011. MATOS, R. S.; SOUZA, I. M.; SILVA, F. M. Práticas De Gestão Do Conhecimento Do Departamento De Compras De Uma Universidade Federal. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 1, p. 38–65, 2019. CORREA, A. M. M.; VINCHIRA, A. V.; VELÁSQUEZ, M. M. G. Gestión del conocimiento científico en la Universidad de Antioquia: integración de herramientas para la formulación de una estrategia. Innovar, Bogotá, v. 28, n. 69, p. 71-84, jul. 2018. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. MUTURANA, H.; VARELA, F. A árvore do Conhecimento. São Paulo: Palas Athena. 1995. NASSAR, Paulo. Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje. 2003. NATALE, C. H. C. A evolução das práticas de Gestão do Conhecimento: um estudo de caso em uma empresa de construção civil pesada. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) – Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2014. NEVES, M. L. C.; VARVAKIS, G. J.; FIALHO, F. A. P. Pessoas, processos e tecnologia na Gestão do Conhecimento: uma revisão da literatura. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 20, n. 51, p. 152-167, ago. 2018. NONAKA, I. Toward middle-up-down management: accelerating information creation. Sloan Management Review, Cambridge, v. 29, n. 3, p. 9-18, 1988. NONAKA, I. The Knowledge-creating company. Harvard Business Review, New York, v. 69, n. 6, p. 96-104, nov./dez. 1991. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company. New York: Oxford University Press, 1995. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Tradução de Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. NONAKA, I.; KONNO, N. The Concepto f “Ba”: Building a foundation for knowledge creation. California Management Review, Los Angeles, v. 40, 1998. O’DELL, C.; GRAYSON JUNIOR, C. J. Ah, se soubéssemos antes o que sabemos agora: as melhores práticas gerenciais ao alcance de todos. São Paulo: Futura, 2000. PACHARAPHA, T.; RACTHAM, V. V. Knowledge acquisition: the roles of perceived value of knowledge content and source. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 16, n. 5, 724-739, 2012. PALFREYMAN, D. (ed.). The Ancient Collegiate Universities: Oxford and Cambridge. London: Society for Research in Higher Education, 2001. PEREIRA, H. J. Bases conceituais de um modelo de gestão para organizações baseadas no conhecimento. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 22, 2002, São Paulo. Anais [...]. Salvador: USP, 2002, p 1-20. POLANYI, M. The tacit dimension. London: Routdedge & Kegan Paul, 1966. PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Tradução de Maria Adelaide Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2002. 133 PUNCREOBUTR, V. Education 4.0: New Challenge of Learning. St. Theresa Journal of Humanities and Social Sciences, Nakhon Nayok, v. 2, n. 2, jul./dez. 2016. QUARCHIONI, S.; PATERNOSTRO, S.; TROVARELLI, F. Knowledge management in higher education: a literature review and further research avenues. Knowledge Management Research & Practice, London, p. 1- 16, 2020 RAMACHANDRAN, S. D.; CHONG, S. C; HISHAMUDDIN, I. The practice of knowledge management processes: A comparative study of public and private higher education institutions in Malaysia. VINE, Bingley, v. 39, n.3, p. 203 – 222, 2009. RAMÍREZ-CÓRCOLES, Y.; GORDILLO, S. Recognition and measurement of intellectual capital in Spanish universities. Journal of Intellectual Capital, Bingley, v. 15, n. 1, p. 173–188, 2014. RANJAN, J.; SHARMA, V. A perceptual study on KM orientation in Indian private engineering Institutions. International Journal of Educational Management, Geneva, v. 26, n. 3, 234–251, 2012. RAUTENBERG, S. et al. Dados abertos conectados e Gestão do Conhecimento: estudos de caso cientométricos em uma universidade brasileira. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 116- 142, 2017. ROBBINS, S. P.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Prentice-Halll, 2012. RODRIGUEZ, I. A.; MUNIZ JUNIOR, J.; MUNYON, T. A relação entre clima organizacional e Gestão do Conhecimento: uma revisão da literatura. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília, v. 18, n. 1, p. 316-325, mar. 2018. ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 1999. ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. ROTHBERG, H. N.; ERICKSON G. S. From knowledge to intelligence: creating competitive advantage in the next economy. Woburn: Elsevier, 2004. RUGGIERO, A. P. Qualidade na comunicação interna. São Paulo: Rh, 2002. SALIM, J. J. O conhecimento em ação. RAE Executivo. V.1., n.2. FGV, São Paulo. 2003 SANTOS, M. J. Gestão do Conhecimento: Diagnóstico da gestão de uma escola pública da Região Noroeste do Estado de Minas Gerais. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdades Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, MG, 2008. SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Rio de Janeiro v. 2, n. 1, p. 155-172, 2009. SCHENDEL, D. Knowledge and the firme. Strategic Management Journal. v. 17, Special Issue, p. 1-4, 1996. SCHOLL, W. et al. The future of knowledge management. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 8, n. 2, p. 19-35, 2004. SECUNDO, G.; ELENA- PEREZ, S.; MARTINAITIS, Z.; LEITNER, K. An intellectual capital maturity model (ICMM) to improve strategic management in European universities: A dynamic approach. Journal of Intellectual Capital, Bingley, v. 16, n. 2, 419–442, 2015. SERVIN, G. ABC of Knowledge Management. London: NHS National Library for Health, 2005. SHARIQ, S. Z. Knowledge management: an emerging discipline. The Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 1, n. 1, set. 1997. 134 SILVA, M. T.; SOUZA, V. A. B.; LAPOLLI, E. M. A criação de espaço cognitivo para a Gestão do Conhecimento em organizações públicas: um estudo de caso. In: CONGRESSO VIRTUAL BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO, 9., 2012. Anais [...] São Paulo: Convibra, 2012. SILVA, M. R. Gestão do Conhecimento: estratégia para competitividade nas organizações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA E GESTÃO, 12., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2016. STEWART, T. A. Capital Intelectual: a nova abordagem competitiva nas empresas. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998. STOLLENWERK, M. F. L. Gestão do conhecimento: conceitos e modelos. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UNB, p. 143-163, 2001. STONER, James A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônio de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998. TAGUE-SUTCLIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, Amsterdã, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992. TARAPANOFF, K. (Org.) Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UnB, 2001. TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Senac, 2000. THIENPHUT, D.; JIAMPRACHANARAKORN, S.; SIRASIRIRUSTH, J.; BOONLOISONG, R. Strategic human capital management for a new University: A case study of Suan Dusit Rajabhat University. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 19, n. 1, p. 108–120, 2015. THOMAS, D. R. A general inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. American Journal of Evaluation, Thousand Oaks, v. 27, n. 2, jun. 2006. TIAN, J.; NAKAMORI, Y.; XIANG, J.; FUTATSUGI, K. Knowledge Management in Academia: Survey, Analysis and Perspective, Int. J. Management and Decision Making, Geneva, v. 7, n. 2/3, p. 275-294, 2005. TREVISAN, L. C. Fatores críticos de sucesso relacionados à Gestão do Conhecimento: um estudo em organização de desenvolvimento de software. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Deliberação no 15, de 23 de março de 2012. Modificações do Estatuto da UFRRJ e Reforma do Regimento Geral. Seropédica. 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Deliberação no 35, de 23 de março de 2012. Aprovar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UFRRJ. Seropédica. 2015. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Deliberação no 46, de 14 de julho de 2018. Aprovar o Programa de Qualificação Institucional (PQI). Seropédica. 2018. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Deliberação no 19, de 04 de junho de 2019. Aprovar a criação da PROGEP em substituição a PROAD. Seropédica. 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ 2018 – 2022. Seropédica, 2017. Disponível em: https://portal.ufrrj.br/wp- content/uploads/2016/11/PDI-UFRRJ-2018-2022.pdf. Acesso em: 2. jan. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ. Catálogo Institucional 2019. Seropédica, 2019. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/ccs/files/2019/07/livreto_ufrrj_final.pdf. Acesso em: 2 jan. 2021. 135 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de Gestão 2017. Seropédica, 2018. Disponível em: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/home/relatorio.php. Acesso em: 2 jan. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de Gestão 2018. Seropédica, 2019. Disponível em: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/home/relatorio.php. Acesso em: 2 jan. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de Gestão 2019. Seropédica, 2020. Disponível em: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/home/relatorio.php. Acesso em: 2 jan. 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ. Relatório de Gestão 2020. Seropédica, 2021. Disponível em: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/home/relatorio.php. Acesso em: 2 jan. 2021. VELTRI, S.; MASTROLEO, G.; SCHAFFHAUSER-LINZATTI, M. Measuring intelectual capital in the university sector using a fuzzy logic expert system. Knowledge Management Research & Practice, Londo, v. 12, n. 2, p. 175–192, 2012 VOLBERDA, H. W.; FOSS, N. J.; LYLES, M. A. Absorbing the concept of absorptive capacity: how to realize its potential in the organization field. Organization Science, Boston, v. 21, n. 4, p. 931-951, 2010. WALSH, J. P.; UNGSON, G. R. Organizational Memory. Academy of Management Review, Nova York, v. 16, n. 1, p. 57-91, 1991. YIGITCANLAR, T.; BAUM, S.; HORTON, S. Attracting and retaining knowledge workers in knowledge cities. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 11, n. 5, 6-17, 2007. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. YUAN, Y. C.; FULK, J.; MONGE, P. R.; CONTRACTOR, N. Expertise directory development, shared task interdependence, and strength of communication network ties as multilevel predictors of expertise exchange in transactive memory work groups. Communication Research, Thousand Oaks, v. 37, n. 1, p. 20-47, 2010. ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: UFSC, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - PATRICK PEREIRA COSTA.pdf6.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.