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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transformação do Conhecimento Científico em Conhecimento Organizacional: o processo de Gestão do Conhecimento na UFRRJ
Otros títulos: Transformation of Scientific Knowledge into Organizational Knowledge: the Knowledge Management process at UFRRJ
Autor: Costa, Patrick Pereira
Orientador(a): Castro, Biancca Scarpeline de
Primeiro membro da banca: Castro, Biancca Scarpeline de
Segundo membro da banca: Ramos Filho, Américo da Costa
Terceiro membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Palabras clave: Gestão do Conhecimento;Universidades;Instituições de Ensino Superior;Gestão do Conhecimento Científico;Compartilhamento;Knowledge Management;Universities;Institutions of Higher Education;Scientific Knowledge Management;Sharing
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 4-may-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: COSTA, Patrick Pereira. Transformação do Conhecimento Científico em Conhecimento Organizacional: o processo de Gestão do Conhecimento na UFRRJ. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumen: Tipo de Projeto de Trabalho Final de Curso - Estudo de caso Objetivo – O objetivo da presente pesquisa é analisar como o conhecimento gerado pelas pesquisas na área de gestão realizadas sobre a UFRRJ é aplicado na Instituição, evidenciando a sua ocorrência e modo. Metodologia – A presente dissertação é um estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa exploratória e qualitativa. A pesquisa contou, inicialmente, com levantamento bibliográfico e bibliométrico. O levantamento bibliográfico foi realizado para composição do referencial teórico sobre Gestão do Conhecimento, enquanto o levantamento bibliométrico possuiu como objetivo identificar e analisar os trabalhos científicos produzidos sobre a UFRRJ na área de gestão. Nesse último caso, foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre os anos de 2013 a 2019, obtendo-se o quantitativo de 27 pesquisas. Em seguida foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados e análises documentais. As entrevistas visavam verificar a perspectiva dos gestores da Universidade, bem como dos pesquisadores (e autores), sobre a utilização do conhecimento científico na estrutura organizacional. Com a análise documental e das entrevistas, buscou-se compreender como ocorrem os processos de Gestão do Conhecimento advindos das pesquisas científicas na área de gestão da UFRRJ. Aplicabilidade e Limitações – As recomendações propostas na presente dissertação podem ser aplicadas em outras Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que há aspectos comuns entre essas organizações. A maior limitação que o estudo possui é o fato de se tratar de um estudo de caso, realizado com dados entre 2013-2019 e por abordar somente uma das perspectivas da Gestão do Conhecimento em Instituições de Ensino Superior. Resultados – O principal resultado da pesquisa foi a compreensão da dinâmica de utilização dos conhecimentos produzidos em pesquisas científicas na UFRRJ. Foram identificados gargalos nesse processo, principalmente ao que tange a ausência de processos de GC institucionalizados pela Universidade (para utilização do conhecimento), ausência de uma comunicação entre pesquisa e gestão, comunicação científica deficitária e avanço tecnológico com limitações. O entendimento dos gargalos identificados forneceu um panorama para compreender como ocorre o processo de GC na UFRRJ, para, a partir desse panorama, propor recomendações para efetiva utilização dos conhecimentos produzidos. Originalidade – O estudo aborda uma ótica pouco explorada, que é a transformação do conhecimento científico em conhecimento organizacional, discutindo como a Universidade, produtora de conhecimento, inclusive sobre si mesma, aplica o conhecimento produzido em sua Gestão.
Abstract: Type of research – Case study Objective – The objective of this research is to analyze how is applied the knowledge generated by researches in management area about UFRRJ in the institution, applied, evidencing its occurrence and mode. Methodology – The current research is a case study, characterized as an exploratory and qualitative research. In the beginning, the research was based on bibliographic and bibliometric survey. The bibliographic survey was carried out to compose the theoretical referential about Knowledge Management, meanwhile the bibliometric survey has the objective to identify and to analyze scientific works produced about UFRRJ in management area. In the latter case it was used the Thesis and Dissertation Catalog of CAPES between the years of 2013, and 2019 obtaining 27 scientific works. From this point on it was carried out interviews with semi-structured scripts and documental analysis. The interviews aimed to verify the perspective of university managers, as well as researchers and authors’ perspectives about the use of the scientific knowledge in the organizational structure. With the documental and interviews analysis, it sought to understand how the processes of Knowledge Management arising from scientific researches in the management area of UFRRJ occur. Applicability and Limitations – The recommendations proposed in this research could be applied in other Federal Institutions of Higher Education, since there are common aspects among these organizations. The biggest limitation presented in this study is the fact that it is about a case study carried out with data between 2013-2019 and it addresses only one of the perspectives of Knowledge Management in Institutions of Higher Education. Results – The main result of this research was the understanding the dynamics of using of knowledge produced in scientific works at UFRRJ. Issues were identified in this process, especially regarding the absence of Knowledge Management institutionalized by the University (the knowledge using), the absence of the communication between research and management, lacking of Scientific Communication and limited technological progress. The comprehension of identified issues provided a larger view to understand how Knowledge Management process occurs at the UFRRJ, in order to propose recommendations to effectively using of produced knowledge. Originality – The research addresses an underexplored view, which is the transformation of scientific knowledge into organizational knowledge, discussing how the University, a producer of knowledge, even about itself, applies the produced knowledge in its management.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18266
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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