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dc.contributor.authorNetto, Carolina Angélica Ferreira-
dc.date.accessioned2024-09-30T14:05:49Z-
dc.date.available2024-09-30T14:05:49Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationNETTO, Carolina Angelica Ferreira. Teatro das oprimidas na Baixada Fluminense: letramentos de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formais. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18273-
dc.description.abstractA temática deste estudo consiste em analisar o Teatro das Oprimidas (SANTOS, 2019) como ferramenta de escuta, percepção da realidade, de Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2015) e de Letramentos de Gêneros, no campo da Educação. Esta é uma metodologia teatral feminista que vem ampliando a discussão sobre práticas antirracistas a partir de pesquisas estéticas com o Movimento Cor de Anastácia. Tendo como trilha metodológica a Pesquisa-ação Ativista (NETTO, 2018), pretende-se investigar em diferentes espaços educacionais não-formais de Duque de Caxias, alinhando-se com o conceito de Artivismo (VILAS BOAS, 2015), e das contribuições de (ROCHA, 2019) no campo da Pesquisa Artivista, proporemos a Pesquisa-ação Artivista como meio de compreender o processo de transformação de um público específico composto em sua maioria por mulheres negras, periféricas, que professam a fé cristã, denominando-se evangélicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTeatro das Oprimidaspt_BR
dc.subjectLetramento Racial Críticopt_BR
dc.subjectLetramento de Gênerospt_BR
dc.subjectPesquisa-ação Artivistapt_BR
dc.titleTeatro das oprimidas na Baixada Fluminense: letramentos de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formaispt_BR
dc.title.alternativeTheater of the oppressed in Baixada Fluminense: literacies of artivist action research in non-formal educational spacesen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe theme of this study consists of analyzing the Theater of the Oppressed (Santos, 2019) as a tool for listening, perception of reality, Critical Racial Literacy (Ferreira, 2015) and Gender Literacy, in the field of Education. This is a feminist theatrical methodology that has been expanding the discussion on anti-racist practices based on aesthetic research with the Movimento Cor de Anastácia. Using Activist Action Research as a methodological path (Netto, 2018), the aim is to investigate different non-formal educational spaces in Duque de Caxias, aligning with the concept of Artivism (Vilas Boas, 2015), and the contributions of (Rocha, 2019) in the field of Artivist Research, we will propose ARTivist Action Research as a means of understanding the process of transformation of a specific audience composed mostly of black, peripheral women who profess the Christian faith, calling themselves evangelicals.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3955-3732pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3955-3732pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Joyce Alves da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2346924222027160pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Alessandra Pio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5302-029Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968781274360926pt_BR
dc.contributor.referee4Crespo, Fernanda Nascimento-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612326189435088pt_BR
dc.contributor.referee5Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-3728-0793pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2238891866036822pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7345755177589658pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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