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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18273
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Teatro das oprimidas na Baixada Fluminense: letramentos de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formais |
Otros títulos: | Theater of the oppressed in Baixada Fluminense: literacies of artivist action research in non-formal educational spaces |
Autor: | Netto, Carolina Angélica Ferreira |
Orientador(a): | Oliveira, Luiz Fernandes de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Luiz Fernandes de |
Segundo membro da banca: | Silva, Joyce Alves da |
Terceiro membro da banca: | Silva, Alessandra Pio |
Quarto membro da banca: | Crespo, Fernanda Nascimento |
Quinto membro da banca: | Ferreira, Aparecida de Jesus |
Palabras clave: | Teatro das Oprimidas;Letramento Racial Crítico;Letramento de Gêneros;Pesquisa-ação Artivista |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 15-dic-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | NETTO, Carolina Angelica Ferreira. Teatro das oprimidas na Baixada Fluminense: letramentos de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formais. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Resumen: | A temática deste estudo consiste em analisar o Teatro das Oprimidas (SANTOS, 2019) como ferramenta de escuta, percepção da realidade, de Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2015) e de Letramentos de Gêneros, no campo da Educação. Esta é uma metodologia teatral feminista que vem ampliando a discussão sobre práticas antirracistas a partir de pesquisas estéticas com o Movimento Cor de Anastácia. Tendo como trilha metodológica a Pesquisa-ação Ativista (NETTO, 2018), pretende-se investigar em diferentes espaços educacionais não-formais de Duque de Caxias, alinhando-se com o conceito de Artivismo (VILAS BOAS, 2015), e das contribuições de (ROCHA, 2019) no campo da Pesquisa Artivista, proporemos a Pesquisa-ação Artivista como meio de compreender o processo de transformação de um público específico composto em sua maioria por mulheres negras, periféricas, que professam a fé cristã, denominando-se evangélicas. |
Abstract: | The theme of this study consists of analyzing the Theater of the Oppressed (Santos, 2019) as a tool for listening, perception of reality, Critical Racial Literacy (Ferreira, 2015) and Gender Literacy, in the field of Education. This is a feminist theatrical methodology that has been expanding the discussion on anti-racist practices based on aesthetic research with the Movimento Cor de Anastácia. Using Activist Action Research as a methodological path (Netto, 2018), the aim is to investigate different non-formal educational spaces in Duque de Caxias, aligning with the concept of Artivism (Vilas Boas, 2015), and the contributions of (Rocha, 2019) in the field of Artivist Research, we will propose ARTivist Action Research as a means of understanding the process of transformation of a specific audience composed mostly of black, peripheral women who profess the Christian faith, calling themselves evangelicals. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18273 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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