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Tipo do documento: Tese
Título: Teatro das oprimidas na Baixada Fluminense: letramentos de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formais
Otros títulos: Theater of the oppressed in Baixada Fluminense: literacies of artivist action research in non-formal educational spaces
Autor: Netto, Carolina Angélica Ferreira
Orientador(a): Oliveira, Luiz Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Segundo membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Terceiro membro da banca: Silva, Alessandra Pio
Quarto membro da banca: Crespo, Fernanda Nascimento
Quinto membro da banca: Ferreira, Aparecida de Jesus
Palabras clave: Teatro das Oprimidas;Letramento Racial Crítico;Letramento de Gêneros;Pesquisa-ação Artivista
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 15-dic-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: NETTO, Carolina Angelica Ferreira. Teatro das oprimidas na Baixada Fluminense: letramentos de uma pesquisa-ação artivista em espaços educacionais não formais. 2023. 213 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: A temática deste estudo consiste em analisar o Teatro das Oprimidas (SANTOS, 2019) como ferramenta de escuta, percepção da realidade, de Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2015) e de Letramentos de Gêneros, no campo da Educação. Esta é uma metodologia teatral feminista que vem ampliando a discussão sobre práticas antirracistas a partir de pesquisas estéticas com o Movimento Cor de Anastácia. Tendo como trilha metodológica a Pesquisa-ação Ativista (NETTO, 2018), pretende-se investigar em diferentes espaços educacionais não-formais de Duque de Caxias, alinhando-se com o conceito de Artivismo (VILAS BOAS, 2015), e das contribuições de (ROCHA, 2019) no campo da Pesquisa Artivista, proporemos a Pesquisa-ação Artivista como meio de compreender o processo de transformação de um público específico composto em sua maioria por mulheres negras, periféricas, que professam a fé cristã, denominando-se evangélicas.
Abstract: The theme of this study consists of analyzing the Theater of the Oppressed (Santos, 2019) as a tool for listening, perception of reality, Critical Racial Literacy (Ferreira, 2015) and Gender Literacy, in the field of Education. This is a feminist theatrical methodology that has been expanding the discussion on anti-racist practices based on aesthetic research with the Movimento Cor de Anastácia. Using Activist Action Research as a methodological path (Netto, 2018), the aim is to investigate different non-formal educational spaces in Duque de Caxias, aligning with the concept of Artivism (Vilas Boas, 2015), and the contributions of (Rocha, 2019) in the field of Artivist Research, we will propose ARTivist Action Research as a means of understanding the process of transformation of a specific audience composed mostly of black, peripheral women who profess the Christian faith, calling themselves evangelicals.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18273
Aparece en las colecciones:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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