Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorViana, Cassia Carla-
dc.date.accessioned2024-09-30T14:33:45Z-
dc.date.available2024-09-30T14:33:45Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationVIANA, Cassia Carla. Educação Ambiental Semeada em Histórias e Memórias: os Cinco Princípios em Conexão com a Práxis Pedagógica. 2023. 198 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18274-
dc.description.abstractEsta tese tem como principal objetivo analisar o ambiente educativo de “ComVivência Pedagógica” no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, com base nos Cinco Princípios Formativos de Educadores Ambientais. Esses Princípios foram trazidos por Noeli Granier (2022), em sua tese intitulada A Construção de Ambientes Educativos e dos Princípios Formativos de Educadores Ambientais na Proposta da “ComVivência Pedagógica”. São eles: Reflexão Crítica, Postura Conectiva, Desestabilização Criativa, Indignação Ética, Intencionalidade Transformadora – considerados como dinamizadores deste ambiente de “ComVivência Pedagógica”. Nesse sentido, os princípios são a base teórica com a qual eu dialogo para analisar o projeto Agroflorestar, no espaço do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, com o objetivo de criar uma horta circular, na qual os alunos/as e professores/as podem trocar saberes em relação à Educação Socioambiental. Para fomentar a reflexão, foram feitas entrevistas no formato de Roda de Conversa: uma delas com uma professora que lecionou no colégio entre as décadas de 1980 e 1990, período no qual o colégio era um colégio Técnico Agrícola; e a outra com as professoras que lecionam atualmente na instituição, a fim de avaliar suas atuações no projeto Agroflorestar. Ainda buscando alcançar o objetivo desta tese, foi feita a análise de diversos momentos de prática pedagógica que aconteceram no colégio. Além disso, foram consultadas fontes documentais para a reconstrução da história da instituição, sobretudo nos períodos no qual o colégio oferecia formação técnica. Dessa forma, a tese se constituiu como pesquisa qualitativa, que tem como metodologia a Pesquisa Narrativa, uma vez que tem como base relatos de experiências atuais e do passado da instituição. Dentro desse ambiente formativo, o trabalho traz possiblidades de uma práxis pedagógica e de formação para professores em Educação Socioambiental a partir de bases teóricas e práticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação de Educadores Ambientaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectEnvironmental Educator Trainingpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectNaturept_BR
dc.titleEducação ambiental semeada em histórias e memórias: os cinco princípios em conexão com a práxis pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education sowed in stories and memories: the five principles in connection with pedagogical praxisen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis thesis' main objective is to analyze the educational environment of “ComVivência Pedagógica” at Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, based on the Five Formative Principles for Environmental Educators. Noeli Granier (2022) brought these Principles in her thesis, entitled The Construction of Educational Environments and the Formative Principles of Environmental Educators in the Proposal of the “ComVivência Pedagógica”. They are: Critical Reflection, Connective Posture, Creative Destabilization, Ethical Indignation, Transforming Intentionality – considered the dynamizers of this environment of “Pedagogical Coexistence”. The Principles are the theoretical basis with which I dialogue to analyze the Agroflorestar project that is being carried out on the Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon grounds and aims to create a circular vegetable garden, in which students and teachers can exchange knowledge in relation to Socio- Environmental Education. To encourage reflection, interviews were held in the Conversation Round format with a teacher who taught at the school between the 1980s and 1990s, a period in which the school was an Agricultural Technical school. Furthermore, documentary sources were consulted to reconstruct this historical period of the institution. The thesis is constituted as qualitative research and has the Narrative Research as a methodological approach, as it’s based on reports of school’s current and past experiences. On this formative environment, the work brings possibilities of a pedagogical praxis and training for teachers in Socio-Environmental Education based on theoretical and practical bases.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Celso Sánchez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3777970267731343pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055pt_BR
dc.contributor.referee5Anjos, Maylta Brandão dos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096748167978986pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8586879445545817pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesBarros, Maria Isabel de. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2. Ed. Rio de Janeiro: Alana, 2018. Barcelos, Marcos C. de. História Breve de Itatiaia. 1 ed. Itatiaia: Instituto Campo Belo, 2014. Barcelos, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. Barreto, C. G.; Campos, J.B.; Roberto, D.M.; Roberto, D.M.; Teixeira, N.; Alves, G.S.G.. Coelho, W. Plano de manejo Parque Nacional do Itatiaia - Resumo executivo 2013. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/images/stories/Normas_UP/Aspectos_Gerais.p df. Acesso em 20 set. 2019. Becker, Lidiane; Marcomin, Fátima E. Educação ambiental e a crise climática em tempos de pandemia. SciELO Preprints, 2021. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.3053. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3053. Acesso em 12 out. 2023. Benjamin, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 3 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. Boal, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, 2015. Bosi, Ecléa. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3 ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1994. Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Campos, Yussef; Krenak, Ailton. Lugar de origem. São Paulo: Jandaíra, 2021. Caporal, F.R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Agroecologia. Desenvolvimento Rural Sustentável. Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4609338/mod_resource/content/1/caporal%2C 2009.pdf. Acesso em 20 out. 2022. Carvalho, Isabel Cristina de Moura. O sujeito ecológico: a formação de novas identidades na escola. In Pernambuco, Marta; Paiva, Irene. (Org.). Práticas coletivas na escola. Vol. 1. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p. 115-124. 165 Castro, Bruno Luiz Silveira. Empoderamento comunitário na busca de soluções para o problema da ausência de saneamento básico no bairro de Penedo, município de Itatiaia, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação- REASE Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7, n. 6, jun. 2021. Chassot, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Editora Unijui, 2006. Costa, M. A. F. da. Projeto de Pesquisa: Entenda e Faça. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Fagerlande, Sergio Moraes Rego. A utopia e a formação urbana de Penedo: a criação, em 1929, e o desenvolvimento de uma colônia utópica finlandesa no estado do Rio de Janeiro. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Urbanismo, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/21/teses/702175.pdf. Acesso em 22 jul. de 2022. Ferreira, Macelene. Pacha Mama: os direitos da Natureza e o Novo Constitucionalismo na América Latina. Revista Direito Brasileira, 2013. Vol. 4. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2644. Acesso em 13 jul. 2023. Filipe, Fabiana Alvarenga; Silva, Dayane dos Santos; Costa, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular Ensaio. aval. pol. públ. educ. 29 (112), jul-set 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF/. Acesso em 12 out. 2023. Folha Regional. Itatiaia/Resende, 22-28 set. 1990. Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Granier, Noeli B. A Construção de Ambientes Educativos e dos Princípios Formativos de Educadores Ambientais na Proposta da “ComVivência Pedagógica”. 259f (Doutorado em Educação) UFRRJ, Nova Iguaçu, 2022. Granier, Noeli; Angela, Klein; Luciana, Guimarães. A “Comvivência pedagógica” do Caminho de São Tiago. In Guimarães, Mauro (org.). Educação Ambiental e a “convivência pedagógica”: emergência e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2021. Granier, Noeli. B. Experiências de “ComVivência Pedagógica” a partir de outras epistemologias em processos formativos de educadores ambientais. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. Guimarães, Mauro (org.). Educação Ambiental e a “convivência pedagógica”: Emergência e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2021. 166 Guimarães, Mauro et al. Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 49-62, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WB8qznYGTNS6QDhzcmwWKHk/?lang=pt. Acesso em 20 outubro de 2022. Guimarães, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004. Guimarães, Mauro. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. 2016 Revista Margens. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767. Acesso em: Guimarães, Mauro; Granier, Noeli. B. Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise. Revista Diálogo Educacional, vol. 17, n. 55, out-dez 2017, pp. 1574- 1597. Guimarães, Mauro; Carvalho, Neri; Pinheiro, Marcos; Dantas, Ana. Educadores Ambientais nas Escolas: as redes como estratégia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 29, n. 77, p. 49-62, jan-abr 2009. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 23 ago. 2018. Halbwachs, Maurice. A Memória Coletiva. Trad. Laurent León Shaffer. 2 ed. São Paulo: Vértices, 1990. Hall, Stuart. Quem precisa de identidade? Trad. Tomaz Tadeu da Silva. In: Silva, Tomaz de; Hall, Stuart; Woodward, Kathriyn (Orgs.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Ed. Vozes, 1996, pp. 103-133. Hildén, Eva. A saga de Penedo: a história da colônia finlandesa no Brasil. Rio de Janeiro: Fotografia Brasileira, 1989. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. História da cidade de Itatiaia - 2012. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/itatiaia/historico. Acesso em 13 junho de 2022. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Parque Nacional de Itatiaia – Quem somos? Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/qm-somos.html. Acesso em 13 junho de 2022. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. Texto e revisão de Natália Guerra Brayner. 3. ed. Brasília, 2012. Lima, P. G.; dos Santos, S. M. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 77–90, 2000. DOI: 10.17648/educare. v2i4.1656. Disponível em: https://e- revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1656. Acesso em 29 out. 2023. Knoche, Helena. O planeta no prato: análise dos impactos ambientais do consumo de carnes e derivados. Monografia apresentada ao Programa de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/173350. Acesso em 1 jul. 2022. 167 Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. Lamosa, Rodrigo. A educação ambiental em disputa: a luta de classes na escola pública. In Agroecologia na educação básica. Soares, Dionara; Vitória, Elisiani; Tardin, José, Zarref, Luis, Vargas, Maria; Lopes, Neuasini, Silva, Nívia. (Orgs). 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017 Leff, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e desenvolvimento rural Sustentável, v. 3, n. 1, p. 36-51, 2002. Disponível em: https://www.projetovidanocampo.com.br/agroecologia/agroecologia_e_saber_ambiental .pdf. Acesso em 12 out. 2022. Loureiro, Carlos. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. In Mello, S.S.; Trajber, R. (Coord.). Vamos Cuidar do Brasil: conceitos e práticas em Educação Ambiental na escola. Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: UNESCO, 2007. Louv, R. A última criança na natureza – resgatando nossas crianças do transtorno de déficit de natureza. 1 ed. São Paulo: Ed. Aquariana, 2016. Marques, Romualdo et al. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.10, n.28, p. 445-467, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3935/3034. Acesso em 12 out. 2022. Matos, Gislayne; Sorsy, Inno. O Ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. Minayo, Maria. (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1996. Munduruku, Daniel. Todas as coisas são pequenas. São Paulo: Arx 2008. Pachamama, Aline Rochedo. Boacé Uchô; a história está na terra: narrativas e memórias do povo Puri da Serra da Mantiqueira. Rio de Janeiro: Pachamama, 2020. Pachamama, Aline Rochedo. Guerreiras = M’ baima miliguapy: mulheres indígenas na cidade. Mulheres indígenas na aldeia. Rio de Janeiro: Pachamama, 2018. Pia São Caetano. Pe. Dom Ottorino Zanon: Fundador da Pia São Caetano. Delegação do Brasil, 1991. Pozzobon, Fernando. Senhores e escravos do Paraíba nas últimas décadas da escravidão. 2008. Disponível em: http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp- content/uploads/2008/06/senhoreseescravos.pdf. Acesso em 13 jul. de 2022. 168 Prado, George Veiga. História da Educação do Patronato de Menores São João em Paranaíba-MT (1953-1963). 2014. 218 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Uberlândia, 2014. Projeto Político Pedagógico do Colégio Dom Ottorino Zanon – PPP. Colégio Dom Ottorino Zanon, Itatiaia, 2018. Puri, Suê Jani. Vozes dos Povos Originários do Brasil: Povo Puri, memória e resistência 2020. Sistema UFOP de Rádio. Disponível em: https://radio.ufop.br/noticias/vozes-dos- povos-originarios-do-brasil-povo-puri-memoria-e-resistencia. Acesso em 13 jul. 2022. Quijano, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- americanas. Edgardo Lander (org.). Colección Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005, p. 227-278. Quijano, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In Quijano, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino- americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142. Revista Regional. Revista do Sul Fluminense, abr. 1995, n. 1. Santos, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015. Silva, Ana Tereza Vital. Roda de conversa como metodologia para Partilha de saberes docentes. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (nível mestrado profissional) da Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2020. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13104/1/DISSERTA%C3%87%C 3%83O_RodaConversaMetodologia.pdf. Acesso em 21 mar. 2022. Silva, Doralice Palma. Beleza Abayomi: experiência pedagógica envolvendo estética e identidade. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6, N.1- pág. 395-405 janeiro-abril de 2020: “Educação: Corpo em movimento II.” – DOI: 10.12957/riae.2020.47643. Disponível em: https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/download/47643/32188. Acesso em 23 set. 2023 Soares, Dionara Ribeiro et al. Agroecologia na educação básica. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular 2017. Souza, Maria Goreti da; Cabral, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, 33(2), 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em mar. 2023. Stengers, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que se aproxima. Cosac & Naify, 2015. Thompson, Paul. A voz do passado. Trad. Lélio Lourenço de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1998. 169 Tiriba, Léa; Profice, Christiana Cabicieri. Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, e88370, 2019. Disponível em: em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/cG43TCFnqws8YkRvx8gqMkD/?format=pdf&lang=pt. Aceso em 21 mar. 2023. Tiriba, Léa. Criança da Natureza. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, nov. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-%20pdf/7161-2-9-artigo-mec- criancas-natureza-lea-tiriba/file. Acesso em 12 out. 2022. Travensoli, Mariana de Mello. A inserção da fitoterapia no SUS: desafios e perspectivas com base na experiência de alguns municípios brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista para obtenção do grau de Farmacêutica- Bioquímica. Araraquara- SP 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - CASSIA CARLA VIANA.pdf11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.