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Tipo do documento: Tese
Título: Educação ambiental semeada em histórias e memórias: os cinco princípios em conexão com a práxis pedagógica
Título(s) alternativo(s): Environmental education sowed in stories and memories: the five principles in connection with pedagogical praxis
Autor(es): Viana, Cassia Carla
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Pereira, Celso Sánchez
Quarto membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Quinto membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Palavras-chave: Formação de Educadores Ambientais;Escola;Natureza;Environmental Educator Training;School;Nature
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: VIANA, Cassia Carla. Educação Ambiental Semeada em Histórias e Memórias: os Cinco Princípios em Conexão com a Práxis Pedagógica. 2023. 198 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: Esta tese tem como principal objetivo analisar o ambiente educativo de “ComVivência Pedagógica” no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, com base nos Cinco Princípios Formativos de Educadores Ambientais. Esses Princípios foram trazidos por Noeli Granier (2022), em sua tese intitulada A Construção de Ambientes Educativos e dos Princípios Formativos de Educadores Ambientais na Proposta da “ComVivência Pedagógica”. São eles: Reflexão Crítica, Postura Conectiva, Desestabilização Criativa, Indignação Ética, Intencionalidade Transformadora – considerados como dinamizadores deste ambiente de “ComVivência Pedagógica”. Nesse sentido, os princípios são a base teórica com a qual eu dialogo para analisar o projeto Agroflorestar, no espaço do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, com o objetivo de criar uma horta circular, na qual os alunos/as e professores/as podem trocar saberes em relação à Educação Socioambiental. Para fomentar a reflexão, foram feitas entrevistas no formato de Roda de Conversa: uma delas com uma professora que lecionou no colégio entre as décadas de 1980 e 1990, período no qual o colégio era um colégio Técnico Agrícola; e a outra com as professoras que lecionam atualmente na instituição, a fim de avaliar suas atuações no projeto Agroflorestar. Ainda buscando alcançar o objetivo desta tese, foi feita a análise de diversos momentos de prática pedagógica que aconteceram no colégio. Além disso, foram consultadas fontes documentais para a reconstrução da história da instituição, sobretudo nos períodos no qual o colégio oferecia formação técnica. Dessa forma, a tese se constituiu como pesquisa qualitativa, que tem como metodologia a Pesquisa Narrativa, uma vez que tem como base relatos de experiências atuais e do passado da instituição. Dentro desse ambiente formativo, o trabalho traz possiblidades de uma práxis pedagógica e de formação para professores em Educação Socioambiental a partir de bases teóricas e práticas.
Abstract: This thesis' main objective is to analyze the educational environment of “ComVivência Pedagógica” at Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, based on the Five Formative Principles for Environmental Educators. Noeli Granier (2022) brought these Principles in her thesis, entitled The Construction of Educational Environments and the Formative Principles of Environmental Educators in the Proposal of the “ComVivência Pedagógica”. They are: Critical Reflection, Connective Posture, Creative Destabilization, Ethical Indignation, Transforming Intentionality – considered the dynamizers of this environment of “Pedagogical Coexistence”. The Principles are the theoretical basis with which I dialogue to analyze the Agroflorestar project that is being carried out on the Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon grounds and aims to create a circular vegetable garden, in which students and teachers can exchange knowledge in relation to Socio- Environmental Education. To encourage reflection, interviews were held in the Conversation Round format with a teacher who taught at the school between the 1980s and 1990s, a period in which the school was an Agricultural Technical school. Furthermore, documentary sources were consulted to reconstruct this historical period of the institution. The thesis is constituted as qualitative research and has the Narrative Research as a methodological approach, as it’s based on reports of school’s current and past experiences. On this formative environment, the work brings possibilities of a pedagogical praxis and training for teachers in Socio-Environmental Education based on theoretical and practical bases.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18274
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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