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dc.contributor.authorSantos, Cíntia Corrêa dos-
dc.date.accessioned2024-09-30T16:33:05Z-
dc.date.available2024-09-30T16:33:05Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Cíntia Corrêa dos. Da tela para o reconto: estratégia para o ensino-aprendizagem de produção textual, RJ. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18278-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo propor uma mediação didática e, como produto, um caderno de atividades didático-pedagógicas, para desenvolver a habilidade de produção textual narrativa proficiente dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, através do gênero conto de fadas tradicional e do gênero filme de reconto da Disney. Para isso as estratégias apresentadas estão embasadas teórico-metodologicamente nas atividades de retextualização segundo Dell‘Isolla (2007) e nas etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura segundo Werneck, Riche e Teixeira (2013). Salienta-se que, por observar a constância de se trabalhar o gênero conto de fadas no Ensino Fundamental I, o elegemos como elemento basilar da proposta. Assim, pretendemos utilizar o recurso audiovisual (conto fílmico) para estimular os alunos e criar contextos para levá-los a desenvolver a habilidade de identificar os elementos da narrativa, as partes da estrutura narrativa - situação inicial, conflito gerador, clímax e desfecho - e de posteriormente recontá-los em uma narrativa escrita coerente, coesa e eficaz. Nesse sentido, entende-se a aula de português como uma oportunidade de construção de conhecimentos, pois os estudantes desenvolvem a capacidade de aprimorar seus conhecimentos prévios e de agregar os conhecimentos que as atividades aqui propostas podem gerar. Com isso, tornar-se- ão produtores de conhecimento e não simples receptores de informação. Observamos e acreditamos que propor atividades desse tipo como estratégia para o ensino-aprendizagem dos educandos promove uma real aprendizagem que possibilita o desenvolvimento da competência narrativa em diferentes contextos e gêneros textuais que possam surgir na vida escolar e cotidiana do aluno. Dessa forma, vale ressaltar que as propostas textuais desta pesquisa valorizam como a linguagem funciona socialmente. Por isso, são trabalhadas de modo integrado as habilidades de oralidade, leitura, interpretação, retextualização, revisão e autoavaliação textual, como produção de sentido para os sujeitos envolvidos nesta mediação didática, evitando, com isso, a tradicional prática de redação escolar. Assim, justifica-se a aplicabilidade desta pesquisa, que pretende propor que o processo da retextualização do conto fílmico para o reconto seja um recurso emancipatório e não de restrição, tradicional e insuficiente, podendo levar os alunos a adquirirem um melhor domínio dos gêneros textuais, e consequentemente, a produzir textos mais elaborados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectgênero textual contos de fadaspt_BR
dc.subjectgênero textual filmespt_BR
dc.subjectprodução textual escritapt_BR
dc.subjectretextualizaçãopt_BR
dc.subjectrecontopt_BR
dc.subjectelementos e estrutura da narrativapt_BR
dc.subjecttextual genre fairy talespt_BR
dc.subjecttextual genre filmspt_BR
dc.subjectwritten textual productionpt_BR
dc.subjectretextualizationpt_BR
dc.subjectretellingpt_BR
dc.subjectelements and structure of the narrativept_BR
dc.titleDa tela para o reconto: estratégia para o ensino- aprendizagem de produção textualpt_BR
dc.title.alternativeFrom the screen to the retelling: strategy for teaching- learning textual productionen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to propose a didactic mediation and, as a product, a notebook of didactic- pedagogical activities, to develop the ability of proficient narrative textual production of students in the fifth year of Elementary School, through the traditional fairy tale genre and the genre Disney retelling film. To achieve this, the strategies presented are theoretically and methodologically based on retextualization activities according to Dell‘Isolla (2007) and on the pre-reading, reading and post-reading stages according to Werneck, Riche and Teixeira (2013). It should be noted that, due to observing the constancy of working with the fairy tale genre in Elementary School I, we chose it as a basic element of the proposal. Thus, we intend to use the audiovisual resource (filmic story) to stimulate students and create contexts to lead them to develop the ability to identify the elements of the narrative, the parts of the narrative structure - initial situation, generating conflict, climax and outcome - and to later retell them in a coherent, cohesive and effective written narrative. In this sense, the Portuguese class is understood as an opportunity to build knowledge, as students develop the ability to improve their previous knowledge and add the knowledge that the activities proposed here can generate. With this, they will become producers of knowledge and not simple receivers of information. We observe and believe that proposing activities of this type as a strategy for teaching and learning students promotes real learning that enables the development of narrative competence in different contexts and textual genres that may arise in the student's school and daily life. Therefore, it is worth highlighting that the textual proposals of this research value how language works socially. Therefore, the skills of orality, reading, interpretation, retextualization, revision and textual self-assessment are worked in an integrated way, as a production of meaning for the subjects involved in this didactic mediation, thus avoiding the traditional practice of school writing. Thus, the applicability of this research is justified, which aims to propose that the process of retextualizing the filmic tale for the retelling is an emancipatory resource and not a traditional and insufficient restriction, which can lead students to acquire a better command of textual genres, and consequently, to produce more elaborate texts.en
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4804-6561pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Eveline Coelho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4773-4445pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002418054837066pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Angela Marina Bravin dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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