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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da tela para o reconto: estratégia para o ensino- aprendizagem de produção textual
Título(s) alternativo(s): From the screen to the retelling: strategy for teaching- learning textual production
Autor(es): Santos, Cíntia Corrêa dos
Orientador(a): Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Primeiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Segundo membro da banca: Cardoso, Eveline Coelho
Terceiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Palavras-chave: gênero textual contos de fadas;gênero textual filmes;produção textual escrita;retextualização;reconto;elementos e estrutura da narrativa;textual genre fairy tales;textual genre films;written textual production;retextualization;retelling;elements and structure of the narrative
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 26-Set-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Cíntia Corrêa dos. Da tela para o reconto: estratégia para o ensino-aprendizagem de produção textual, RJ. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo propor uma mediação didática e, como produto, um caderno de atividades didático-pedagógicas, para desenvolver a habilidade de produção textual narrativa proficiente dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, através do gênero conto de fadas tradicional e do gênero filme de reconto da Disney. Para isso as estratégias apresentadas estão embasadas teórico-metodologicamente nas atividades de retextualização segundo Dell‘Isolla (2007) e nas etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura segundo Werneck, Riche e Teixeira (2013). Salienta-se que, por observar a constância de se trabalhar o gênero conto de fadas no Ensino Fundamental I, o elegemos como elemento basilar da proposta. Assim, pretendemos utilizar o recurso audiovisual (conto fílmico) para estimular os alunos e criar contextos para levá-los a desenvolver a habilidade de identificar os elementos da narrativa, as partes da estrutura narrativa - situação inicial, conflito gerador, clímax e desfecho - e de posteriormente recontá-los em uma narrativa escrita coerente, coesa e eficaz. Nesse sentido, entende-se a aula de português como uma oportunidade de construção de conhecimentos, pois os estudantes desenvolvem a capacidade de aprimorar seus conhecimentos prévios e de agregar os conhecimentos que as atividades aqui propostas podem gerar. Com isso, tornar-se- ão produtores de conhecimento e não simples receptores de informação. Observamos e acreditamos que propor atividades desse tipo como estratégia para o ensino-aprendizagem dos educandos promove uma real aprendizagem que possibilita o desenvolvimento da competência narrativa em diferentes contextos e gêneros textuais que possam surgir na vida escolar e cotidiana do aluno. Dessa forma, vale ressaltar que as propostas textuais desta pesquisa valorizam como a linguagem funciona socialmente. Por isso, são trabalhadas de modo integrado as habilidades de oralidade, leitura, interpretação, retextualização, revisão e autoavaliação textual, como produção de sentido para os sujeitos envolvidos nesta mediação didática, evitando, com isso, a tradicional prática de redação escolar. Assim, justifica-se a aplicabilidade desta pesquisa, que pretende propor que o processo da retextualização do conto fílmico para o reconto seja um recurso emancipatório e não de restrição, tradicional e insuficiente, podendo levar os alunos a adquirirem um melhor domínio dos gêneros textuais, e consequentemente, a produzir textos mais elaborados.
Abstract: This research aims to propose a didactic mediation and, as a product, a notebook of didactic- pedagogical activities, to develop the ability of proficient narrative textual production of students in the fifth year of Elementary School, through the traditional fairy tale genre and the genre Disney retelling film. To achieve this, the strategies presented are theoretically and methodologically based on retextualization activities according to Dell‘Isolla (2007) and on the pre-reading, reading and post-reading stages according to Werneck, Riche and Teixeira (2013). It should be noted that, due to observing the constancy of working with the fairy tale genre in Elementary School I, we chose it as a basic element of the proposal. Thus, we intend to use the audiovisual resource (filmic story) to stimulate students and create contexts to lead them to develop the ability to identify the elements of the narrative, the parts of the narrative structure - initial situation, generating conflict, climax and outcome - and to later retell them in a coherent, cohesive and effective written narrative. In this sense, the Portuguese class is understood as an opportunity to build knowledge, as students develop the ability to improve their previous knowledge and add the knowledge that the activities proposed here can generate. With this, they will become producers of knowledge and not simple receivers of information. We observe and believe that proposing activities of this type as a strategy for teaching and learning students promotes real learning that enables the development of narrative competence in different contexts and textual genres that may arise in the student's school and daily life. Therefore, it is worth highlighting that the textual proposals of this research value how language works socially. Therefore, the skills of orality, reading, interpretation, retextualization, revision and textual self-assessment are worked in an integrated way, as a production of meaning for the subjects involved in this didactic mediation, thus avoiding the traditional practice of school writing. Thus, the applicability of this research is justified, which aims to propose that the process of retextualizing the filmic tale for the retelling is an emancipatory resource and not a traditional and insufficient restriction, which can lead students to acquire a better command of textual genres, and consequently, to produce more elaborate texts.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18278
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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