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dc.contributor.authorSilva, Igor Araujo da-
dc.date.accessioned2024-10-08T16:08:15Z-
dc.date.available2024-10-08T16:08:15Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, Igor Araujo da. Imagem corporal de adolescentes escolares com deficiência visual: fatores protetivos relacionados à mídia. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18537-
dc.description.abstractImagem corporal pode ser descrita como a representação do corpo mediante uma idealização da própria pessoa, podendo ser alterada de acordo com as interações e relações com o mundo exterior. A imagem corporal pode ser influenciada pelos pais, pares, mídia e outros fatores. Quando mensagens relacionadas ao corpo originadas pela mídia, que em sua maioria projetam um ideal de corpo perfeito e irrealístico, são assimiladas de forma acrítica, podem desencadear alterações na imagem corporal. Fatores protetivos da imagem corporal referem-se a estratégias que contribuem para uma percepção mais positiva e saudável em relação ao próprio corpo e aparência, atuando de forma preventiva contra a imagem corporal negativa. No entanto, estudos na área ainda são escassos, especialmente, acerca do conhecimento a respeito dos filtros protetivos da imagem corporal de adolescentes com deficiência visual. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é identificar fatores protetivos associados à imagem corporal de adolescentes escolares com deficiência visual, com foco nas mensagens midiáticas de corpo. A presente pesquisa se caracteriza por um estudo transversal, descritivo, de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica de grupo focal e participaram deste estudo 15 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental com deficiência visual autorreportada. Foi utilizado um guia do moderador, com o roteiro da dinâmica e perguntas. Nesse guia, constaram questões sobre mídia, imagem corporal e fatores protetivos. A análise de dados foi realizada através de conteúdo categorial, a partir de três etapas: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. A partir da análise de conteúdo das reuniões de grupos focais realizadas, quatro categorias foram elaboradas: (1) Fatores protetivos e mensagens midiáticas; (2) Mídia e Imagem Corporal; (3) Evocações sobre o corpo: Conceitos e Valores; (4) Educação Física Escolar. Como forma de se proteger das mensagens midiáticas de corpo, discentes participantes deste estudo relataram enfatizar pensamentos positivos acerca de si mesmos, valorizando suas capacidades e potencialidades. O fortalecimento dos filtros cognitivos protege os indivíduos contra a influência de padrões midiáticos de corpo, resguardando alterações negativas nos sentimentos relacionados à aparência, além de atuar de forma preventiva no desenvolvimento da insatisfação corporal, contribuindo ainda para uma maior apreciação corporal. Sendo assim, é fundamental considerar essa questão em estratégias didáticas e pedagógicas no contexto educacional, particularmente, nas aulas de Educação Física Escolar, visto que a Educação Física é o principal componente curricular que lida com o corpo e suas potencialidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectGrupo Focalpt_BR
dc.subjectImagem Corporalpt_BR
dc.subjectEstudo Qualitativopt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectFocus Grouppt_BR
dc.subjectBody Imagept_BR
dc.subjectQualitative Studypt_BR
dc.titleImagem corporal de adolescentes escolares com deficiência visual: fatores protetivos relacionados à mídiapt_BR
dc.title.alternativeBody image of visually impaired school adolescents: protective factors related to mediaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherBody image can be described as the representation of one's own body through an idealization of oneself, and it can be altered based on interactions and relationships with the external world. Body image can be influenced by parents, peers, media, and other factors. When body-related messages from the media, which often project an idealized and unrealistic body image, are uncritically assimilated, they can trigger changes in body image. Protective factors for body image refer to strategies that contribute to a more positive and healthy perception of one's own body and appearance, acting preventively against negative body image. However, studies in this area are still scarce, especially regarding knowledge about protective factors for body image in adolescents with visual impairments. Therefore, the aim of this current research is to identify protective factors associated with body image in school-going adolescents with visual impairments, with a focus on media messages about the body. This research is characterized by a cross-sectional, descriptive, qualitative study. For data collection, the focus group technique was used, and 15 students from the second segment of Elementary School with self-reported visual impairments participated in this study. A moderator's guide with the dynamics and questions was used. This guide included questions about media, body image, and protective factors. Data analysis was conducted using categorical content analysis, consisting of three stages: pre-analysis, material exploration, and results treatment. From the content analysis of the focus group meetings, four categories were developed: (1) Protective Factors and Media Messages; (2) Media and Body Image; (3) Body Evocations: Concepts and Values; (4) School Physical Education. As a way to protect themselves from media messages about the body, the participating students emphasized positive thoughts about themselves, valuing their abilities and potentialities. Strengthening cognitive filters protects individuals against the influence of media body standards, safeguarding negative changes in feelings related to appearance, and also acting preventively in the development of body dissatisfaction, contributing to a greater appreciation of the body. Therefore, it is essential to consider this issue in didactic and pedagogical strategies in the educational context, particularly in School Physical Education classes, as Physical Education is the primary curricular component that deals with the body and its potentialities.en
dc.contributor.advisor1Morgado, Fabiane Frota da Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3969-9029pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988074625618984pt_BR
dc.contributor.referee1Morgado, Fabiane Frota da Rocha-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3969-9029pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988074625618984pt_BR
dc.contributor.referee2Meireles, Juliana Fernandes Filgueiras-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8396-6449pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257919571595084pt_BR
dc.contributor.referee3Pimenta, Ricardo de Almeida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2432-1277pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173785887061201pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0729-1627pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2937179347615792pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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