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Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagem corporal de adolescentes escolares com deficiência visual: fatores protetivos relacionados à mídia
Otros títulos: Body image of visually impaired school adolescents: protective factors related to media
Autor: Silva, Igor Araujo da
Orientador(a): Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Primeiro membro da banca: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Segundo membro da banca: Meireles, Juliana Fernandes Filgueiras
Terceiro membro da banca: Pimenta, Ricardo de Almeida
Palabras clave: Mídia;Adolescência;Grupo Focal;Imagem Corporal;Estudo Qualitativo;Media;Adolescence;Focus Group;Body Image;Qualitative Study
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 9-nov-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Igor Araujo da. Imagem corporal de adolescentes escolares com deficiência visual: fatores protetivos relacionados à mídia. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: Imagem corporal pode ser descrita como a representação do corpo mediante uma idealização da própria pessoa, podendo ser alterada de acordo com as interações e relações com o mundo exterior. A imagem corporal pode ser influenciada pelos pais, pares, mídia e outros fatores. Quando mensagens relacionadas ao corpo originadas pela mídia, que em sua maioria projetam um ideal de corpo perfeito e irrealístico, são assimiladas de forma acrítica, podem desencadear alterações na imagem corporal. Fatores protetivos da imagem corporal referem-se a estratégias que contribuem para uma percepção mais positiva e saudável em relação ao próprio corpo e aparência, atuando de forma preventiva contra a imagem corporal negativa. No entanto, estudos na área ainda são escassos, especialmente, acerca do conhecimento a respeito dos filtros protetivos da imagem corporal de adolescentes com deficiência visual. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é identificar fatores protetivos associados à imagem corporal de adolescentes escolares com deficiência visual, com foco nas mensagens midiáticas de corpo. A presente pesquisa se caracteriza por um estudo transversal, descritivo, de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica de grupo focal e participaram deste estudo 15 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental com deficiência visual autorreportada. Foi utilizado um guia do moderador, com o roteiro da dinâmica e perguntas. Nesse guia, constaram questões sobre mídia, imagem corporal e fatores protetivos. A análise de dados foi realizada através de conteúdo categorial, a partir de três etapas: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. A partir da análise de conteúdo das reuniões de grupos focais realizadas, quatro categorias foram elaboradas: (1) Fatores protetivos e mensagens midiáticas; (2) Mídia e Imagem Corporal; (3) Evocações sobre o corpo: Conceitos e Valores; (4) Educação Física Escolar. Como forma de se proteger das mensagens midiáticas de corpo, discentes participantes deste estudo relataram enfatizar pensamentos positivos acerca de si mesmos, valorizando suas capacidades e potencialidades. O fortalecimento dos filtros cognitivos protege os indivíduos contra a influência de padrões midiáticos de corpo, resguardando alterações negativas nos sentimentos relacionados à aparência, além de atuar de forma preventiva no desenvolvimento da insatisfação corporal, contribuindo ainda para uma maior apreciação corporal. Sendo assim, é fundamental considerar essa questão em estratégias didáticas e pedagógicas no contexto educacional, particularmente, nas aulas de Educação Física Escolar, visto que a Educação Física é o principal componente curricular que lida com o corpo e suas potencialidades.
Abstract: Body image can be described as the representation of one's own body through an idealization of oneself, and it can be altered based on interactions and relationships with the external world. Body image can be influenced by parents, peers, media, and other factors. When body-related messages from the media, which often project an idealized and unrealistic body image, are uncritically assimilated, they can trigger changes in body image. Protective factors for body image refer to strategies that contribute to a more positive and healthy perception of one's own body and appearance, acting preventively against negative body image. However, studies in this area are still scarce, especially regarding knowledge about protective factors for body image in adolescents with visual impairments. Therefore, the aim of this current research is to identify protective factors associated with body image in school-going adolescents with visual impairments, with a focus on media messages about the body. This research is characterized by a cross-sectional, descriptive, qualitative study. For data collection, the focus group technique was used, and 15 students from the second segment of Elementary School with self-reported visual impairments participated in this study. A moderator's guide with the dynamics and questions was used. This guide included questions about media, body image, and protective factors. Data analysis was conducted using categorical content analysis, consisting of three stages: pre-analysis, material exploration, and results treatment. From the content analysis of the focus group meetings, four categories were developed: (1) Protective Factors and Media Messages; (2) Media and Body Image; (3) Body Evocations: Concepts and Values; (4) School Physical Education. As a way to protect themselves from media messages about the body, the participating students emphasized positive thoughts about themselves, valuing their abilities and potentialities. Strengthening cognitive filters protects individuals against the influence of media body standards, safeguarding negative changes in feelings related to appearance, and also acting preventively in the development of body dissatisfaction, contributing to a greater appreciation of the body. Therefore, it is essential to consider this issue in didactic and pedagogical strategies in the educational context, particularly in School Physical Education classes, as Physical Education is the primary curricular component that deals with the body and its potentialities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18537
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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