Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18649
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dc.contributor.authorTomaz, Aline Pimenta Bazilio-
dc.date.accessioned2024-10-11T12:23:56Z-
dc.date.available2024-10-11T12:23:56Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationTOMAZ, Aline Pimenta Bazilio. Acessibilidade digital e a participação de estudantes surdos ou com deficiência auditiva no ensino on-line na UFRRJ durante a pandemia do Covid-19. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18649-
dc.description.abstractO ano de 2020 será um marco na história mundial em razão da enfermidade causada pelo vírus SARS-CoV-2, Covid-19. Políticas de isolamento foram implementadas, na tentativa de pôr um freio na propagação da doença. Consequentemente, a educação brasileira, sob a orientação da Portaria no 343 de 17 de março de 2020, substituiu as aulas presenciais por aulas on-line realizadas em plataformas digitais. Sendo assim, essa pesquisa aborda as questões da educação inclusiva na perspectiva das Humanidades Digitais (HDs), verificando a promoção de acessibilidade dos recursos tecnológicos utilizados pelos estudantes surdos e com deficiência auditiva durante o período das aulas on-line na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O termo Humanidades Digitais (HDs) vem ganhando visibilidade no meio acadêmico por se tratar de um campo de pesquisa interdisciplinar. A escolha da abordagem qualitativa se relaciona com a investigação realizada em uma situação em uma esfera social. Através do método estudo de caso, conseguimos reunir os dados a partir de um questionário semiestruturado em que as perguntas foram realizadas e respondidas em entrevista que nos foi concedida pelos sujeitos dessa pesquisa. Com o auxílio do software ATLAS.ti, que utiliza os métodos analíticos de Bardin (2011), analisamos os dados a partir de dois recursos disponibilizados nesse programa, redes e nuvem de palavras. Após sistematizar os dados, evidenciamos que a participação dos estudantes surdos nas aulas on-line foi possível, contudo, imbuída de muitas dificuldades no que diz respeito a acessibilidade e que a presença do intérprete de Libras não é garantia para efetivar esse quesito. Já para os estudantes com deficiência auditiva a acessibilidade só foi possível com o auxílio das tecnologias assistivas associadas às plataformas digitais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectHumanidades Digitaispt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subjectDigital Humanitiespt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectHearing-impairmentpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDigital accessibilitypt_BR
dc.titleAcessibilidade digital e a participação de estudantes surdos e com deficiência auditiva no ensino online na UFRRJ durante a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeDigital accessibility and the participation of deaf or hearing-impaired students in online education at UFRRJ during the Covid-19 pandemicen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe year 2020 will be a milestone in world history due to the illness caused by the SARS-CoV- 2 virus, Covid-19. Isolation policies have been implemented to put a brake on the spread of the disease. Consequently, the brazilian education, under the guidance of ordinance no 343 of March 17, 2020, substituted face-to-face classes by online classes carried out on digital platforms. Therefore, this research addresses the issues of inclusive education from the perspective of Digital Humanities, checking the promotion of accessibility of technological resources used by deaf and hearing-impaired students during the period of online classes at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The term Digital Humanities has been gaining visibility in the academic ambience for being an interdisciplinary research field. The choice of qualitative approach is related to the investigation carried out in real context on the social sphere. Through the case study method, we were able to gather data from a semi-structured questionnaire in which the questions were asked and answered in an interview granted to us by the subjects of this research. With the aid of the ATLAS.ti software, which uses the analytical methods of Bardin (2011), we analyzed the data from two resources made available in this program, networks and words cloud. After systematizing the data, we evidenced that the participation of deaf students in online classes was possible, however, imbued with many difficulties regarding accessibility and that the presence of the Libras interpreter is not a guarantee to make this issue effective. For students with hearing impairment, accessibility was only possible with the help of assistive technologies associated with digital platforms.en
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee2Fortes, Alexandre-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3728-2318pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3783212871067960pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685965157291408pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitaispt_BR
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