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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acessibilidade digital e a participação de estudantes surdos e com deficiência auditiva no ensino online na UFRRJ durante a pandemia do Covid-19
Otros títulos: Digital accessibility and the participation of deaf or hearing-impaired students in online education at UFRRJ during the Covid-19 pandemic
Autor: Tomaz, Aline Pimenta Bazilio
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Fortes, Alexandre
Terceiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Palabras clave: Humanidades Digitais;Surdez;Deficiência auditiva;Educação inclusiva;Acessibilidade digital;Digital Humanities;Deafness;Hearing-impairment;Inclusive education;Digital accessibility
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-ene-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais
Citación: TOMAZ, Aline Pimenta Bazilio. Acessibilidade digital e a participação de estudantes surdos ou com deficiência auditiva no ensino on-line na UFRRJ durante a pandemia do Covid-19. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022.
Resumen: O ano de 2020 será um marco na história mundial em razão da enfermidade causada pelo vírus SARS-CoV-2, Covid-19. Políticas de isolamento foram implementadas, na tentativa de pôr um freio na propagação da doença. Consequentemente, a educação brasileira, sob a orientação da Portaria no 343 de 17 de março de 2020, substituiu as aulas presenciais por aulas on-line realizadas em plataformas digitais. Sendo assim, essa pesquisa aborda as questões da educação inclusiva na perspectiva das Humanidades Digitais (HDs), verificando a promoção de acessibilidade dos recursos tecnológicos utilizados pelos estudantes surdos e com deficiência auditiva durante o período das aulas on-line na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O termo Humanidades Digitais (HDs) vem ganhando visibilidade no meio acadêmico por se tratar de um campo de pesquisa interdisciplinar. A escolha da abordagem qualitativa se relaciona com a investigação realizada em uma situação em uma esfera social. Através do método estudo de caso, conseguimos reunir os dados a partir de um questionário semiestruturado em que as perguntas foram realizadas e respondidas em entrevista que nos foi concedida pelos sujeitos dessa pesquisa. Com o auxílio do software ATLAS.ti, que utiliza os métodos analíticos de Bardin (2011), analisamos os dados a partir de dois recursos disponibilizados nesse programa, redes e nuvem de palavras. Após sistematizar os dados, evidenciamos que a participação dos estudantes surdos nas aulas on-line foi possível, contudo, imbuída de muitas dificuldades no que diz respeito a acessibilidade e que a presença do intérprete de Libras não é garantia para efetivar esse quesito. Já para os estudantes com deficiência auditiva a acessibilidade só foi possível com o auxílio das tecnologias assistivas associadas às plataformas digitais.
Abstract: The year 2020 will be a milestone in world history due to the illness caused by the SARS-CoV- 2 virus, Covid-19. Isolation policies have been implemented to put a brake on the spread of the disease. Consequently, the brazilian education, under the guidance of ordinance no 343 of March 17, 2020, substituted face-to-face classes by online classes carried out on digital platforms. Therefore, this research addresses the issues of inclusive education from the perspective of Digital Humanities, checking the promotion of accessibility of technological resources used by deaf and hearing-impaired students during the period of online classes at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The term Digital Humanities has been gaining visibility in the academic ambience for being an interdisciplinary research field. The choice of qualitative approach is related to the investigation carried out in real context on the social sphere. Through the case study method, we were able to gather data from a semi-structured questionnaire in which the questions were asked and answered in an interview granted to us by the subjects of this research. With the aid of the ATLAS.ti software, which uses the analytical methods of Bardin (2011), we analyzed the data from two resources made available in this program, networks and words cloud. After systematizing the data, we evidenced that the participation of deaf students in online classes was possible, however, imbued with many difficulties regarding accessibility and that the presence of the Libras interpreter is not a guarantee to make this issue effective. For students with hearing impairment, accessibility was only possible with the help of assistive technologies associated with digital platforms.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18649
Aparece en las colecciones:Mestrado em Humanidades Digitais

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