Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18732
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação para as relações étnico-raciais em Domingos Martins-ES: o saber histórico escolar na perspectiva anti-hegemônica
Other Titles: Education of ethnic-racial relations in Domingos Martins-ES: school historical knowledge from an anti-hegemonic perspective
Authors: Pereira, Liliana Grecco
Orientador(a): Pereira, Amauri Mendes
Primeiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Segundo membro da banca: Paiva, Fabrícia Vellasquez
Terceiro membro da banca: Forde, Gustavo Henrique Araujo
Quarto membro da banca: Silva, Maria Nilza da
Keywords: História e Cultura Afro-Brasileira;Disciplina de História;Lei 10.639/03;Afro-Brazilian History and Culture;History subject;Law 10,639/03
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: PEREIRA, Liliana Grecco. Educação para as relações étnico-raciais em Domingos Martins-ES: o saber histórico escolar na perspectiva anti-hegemônica. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana está sendo pensada pelos professores de História de Domingos Martins, no interior do Espírito Santo, nos Anos Finais do Ensino Fundamental à luz da Lei 10.639/03. Me parece necessário problematizar o Documento Curricular da Educação Básica de Domingos Martins (2016), os Projetos Políticos Pedagógicos e procedimentos didáticos-pedagógicos de educadores martinenses, perante indicativos de invisibilização da população negra pela historiografia regional. A partir de estudos feitos em um núcleo de povoamento de Domingos Martins, hoje distrito de Aracê, logo no início de sua formação em fins do século XIX e início do XX foi possível determinar a presença da população negra entre os primeiros ocupantes do lugar. Assim, refuto a ideia de que Domingos Martins-ES tenha sido ocupado somente por colonização europeia. Em decorrência deste fato histórico, surgem alguns questionamentos: Como a Lei 10.639/03 está sendo abordada pelos professores de História do Ensino Fundamental II no município que se diz historicamente como região de colonização europeia? Como o Documento Curricular do município e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas veem esta população? Para entender esse contexto histórico-social-educacional utilizo registros historiográficos do município e da região, analiso o currículo oficial do município e dialogo- entrevisto professores de História de sete escolas, uma de cada Distrito de Domingos Martins- ES.
Abstract: This research aims to investigate how Afro-Brazilian and African History and Culture is being thought of by History teachers in Domingos Martins, in the interior of Espírito Santo, in the Final Years of Elementary School in light of Law 10.639/03. It seems necessary to problematize the Documento Curricular da Educação Básica by Domingos Martins (2016), the Pedagogical Political Projects and didactic-pedagogical procedures of educators from Martins, given indications of the invisibilization of the black population by regional historiography. Based on studies carried out in a settlement nucleus in Domingos Martins, today the district of Aracê, at the beginning of its formation at the end of the 19th and beginning of the 20th century, it was possible to determine the presence of the black population among the first occupants of the place. Thus, I refute the idea that Domingos Martins-ES was occupied only by European colonization. As a result of this historical fact, some questions arise: How is Law 10.639/03 being addressed by History teachers of Elementary School II in the municipality that historically claims to be a region of European colonization? How do the municipality's Curriculum Document and the schools' Pedagogical Political Projects view this population? To understand this historical-social-educational context, I use historiographic records of the municipality and the region, analyze the official curriculum of the municipality and dialogue- interview History teachers from seven schools, one from each District of Domingos Martins- ES.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18732
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - LILIANA GRECCO PEREIRA.pdf4.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.