Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Luciane Santos-
dc.date.accessioned2024-10-18T13:19:11Z-
dc.date.available2024-10-18T13:19:11Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationMachado, Luciane Santos. O uso de compostagem domiciliar como iniciativa motivadora para o ensino de química no ensino médio. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18742-
dc.description.abstractExistem diversos filtros que justificam a dificuldade no ensino de Química. Uma abordagem não contextualizada associada à complexidade dos temas, além de ser uma ciência que, por vezes, requer significativa visão abstrata para compreensão, são alguns. Entretanto, também é necessário avaliar o ambiente que a escola está inserida, em níveis de violência e estímulos para os alunos. Abordar um tema complexo com aulas unicamente tradicionais para um corpo discente desestimulado, desesperançoso, com traumas complexos e sem acolhimento, que habita um bairro com constantes tiroteios é completamente impossível e ineficaz. Nesse viés, esta pesquisa destina-se a estimular habilidades não cognitivas e simultaneamente avaliar o uso da prática da compostagem doméstica como ferramenta facilitadora do ensino de química, promovendo a educação ambiental em uma turma do segundo ano do ensino médio, do Ciep 224 – Tarso de Castro, localizado na Vila Kennedy, Rio de Janeiro, RJ. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de seis etapas, que incluíram: atividade socioemocional; questionário avaliativo diagnostico, aulas teóricas expositivas, visitação ao Centro de Educação Ambiental em Volta Redonda (RJ) e confecção de composteiras. Os resultados mostraram melhora significativa no rendimento dos alunos, com redução de faltas e aumento de notas. Foi observado melhoras no ânimo, confiança e autoestima durante as sequências do projeto, atingindo, assim, as habilidades não-cognitivas. Compreenderam a importância e demonstraram interesse na expansão de um ciclo sustentável no ambiente escolar para além da compostagem, como biodigestores e hortas orgânicas. Ressignificaram o olhar diante dos resíduos descartados. Conseguiram interligar a importância de uma transformação da matéria de maneira ecologicamente responsável e rentável.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCompostagem domésticapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectHabilidades não- cognitivaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDomestic compostingpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectNon-cognitive skillspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleO uso de compostagem domiciliar como iniciativa motivadora para o ensino de química no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of domestic composting as a motivating initiative for teaching chemistry in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThere are several filters that justify the difficulty in teaching Chemistry. An uncontextualized approach to this subject associated with the complexity of the topics, in addition to being a science that often requires significant abstract vision for understanding, are some of them. However, it is also necessary to take into consideration the environment in which the school is inserted, in terms of violence and stimuli for the students. Addressing a complex topic with solely traditional classes for a demotivated, hopeless, traumatized, and unsupported student body, who live in a neighborhood with constant shootings, is practically impossible and ineffective. In this context, this research aims to stimulate non-cognitive skills and simultaneously evaluate the use of domestic composting practice as a facilitating tool for teaching Chemistry, promoting environmental education in a second-year high school class at Ciep 224 – Tarso de Castro, located in Vila Kennedy, Rio de Janeiro, RJ. The research was developed over six stages, including: socio- emotional activity; diagnostic evaluative questionnaire, expository theoretical classes, visits to the Environmental Education Center in Volta Redonda (RJ), and construction of composters. The results show a significant improvement in student performance, with reduced absences and increased grades. Improvements in enthusiasm, confidence, and self-esteem were observed during the project sequences, which means non-cognitive skills were also developed. They understood the importance of the subject and demonstrated interest in expanding a sustainable cycle in the school environment beyond composting, including biodigesters and organic gardens. They redefined their perspective on discarded waste. They were able to connect the importance of transforming matter in an ecologically, responsible and profitable way.en
dc.contributor.advisor1Santos, André Marques dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, André Marques dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Andressa Esteves de Souza dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7841-484Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512588830326615pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Ana Carolina Callegario-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3993666302098293pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482342970447871pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.relation.referencesABED, A. Li. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/ MEC, 2014; ABNT, Norma técnica NBR 13.591 – Compostagem. p. 4, março de 1996; ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Juventudes na escola, sentidos e buscas: Por que frequentam? ISBN: 978-85-60379-30-9 Edição: 1. Brasília-DF: Flacso - Brasil, OEI, MEC, 2015. Disponível em https://flacso.org.br/files/2015/11/LIVROWEB_Juventudes-na-escola-sentidos-e- buscas.pdf. Acesso em 02/10/2023; ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Abrelpe, p. 1–52, 2020. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso: 26/07/2021; ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Abrelpe, p. 1–64, 2022. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso em: 01/10/2023; ACEVEDO, I.; CASTRO, E.; FERNÁNDEZ, R.; FLORES, I.; PÉREZ- ALFARO, M., SZÉKELY M.; AND ZOIDO, P. Hablemos de Política Educativa América Latina y el Caribe. Santiago de Chile: [s.n.]. Disponível em: https://publications.iadb.org/es/hablemos-de-politica-educativa-3-en-america-latina-y- el-caribe-una-decada-perdida-los-costos. Acesso em: 02/02/2022; ANDRADE, T.; INTORNE, A. C. Compostagem Como Prática Interdisciplinar No Ensino Médio. V Congresso Nacional de Educação, 2017; ARROYO, Miguel González. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1997; ASSAD, Leonor. Apresentação-lixo: uma ressignificação necessária. Ciência e Cultura, v. 68, n. 4, p. 22-24, 2016. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009- 67252016000400009. Acesso em: 24/03/2023; AVANCINI, A., Matoso, E. S., Cerqueira, V. S., SILVA, S. D. A., Caracterização química dos compostos líquidos oriundos da compostagem de resíduos agroenergéticos. 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/211599/1/Sergio-dos-Anjos- Caracterizacao-quimica-dos-compostos-liquidos-oriundos-da-compostagem-de- residuos.pdf. Acesso em: 06/12/2023; 94 BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996; BARBOSA, G. A.; SILVA, M. V. e; ARAÚJO, R. S. da C. Os transtornos ansiosos e depressivos como desencadeadores da evasão escolar. 2005. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/senior/RESUMOS/resumo_3083.html. Acesso: 19/10/2021; BARIFOUSE, R. Tragédia em Petrópolis: chuvas de verão extremas são reflexo das mudanças climáticas? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-60411363. Acesso em 12/04/2022; BARROS, R. P; FRANCO, S; MACHADO, L. M.; ZANON, D.; ROCHA, G. Consequências da violação do direito à educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. 148 p.; 15, 5x23 cm ISBN: 978-65-5943-345-2. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2022/03/Conseque%CC%82ncias-da- Violac%CC%A7a%CC%83o-do-Direito-a%CC%80-Educac%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 23/09/2023; BENTO, Elaine Gonçalo; DE SOUZA JÚNIOR, Gilberto Romeiro; ROSSI, Cláudia Maria Soares. O desenvolvimento das competências socioemocionais no Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 1, p. 103-110, 2022; BERTO, Francisca Rodrigues. O uso da prática da compostagem orgânica como ferramenta facilitadora no ensino de química. 2023; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. v. 44, n. 1, 2018; BONELLI, C. M.C.; MANO, E. B.; PACHECO, E. B. A. V.; Meio Ambiente, poluição e reciclagem. 1a ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2005; BORBA, P. F. D. S., MARTINS, E. M., CORREA, S. M., & RITTER, E. Emissão de gases do efeito estufa de um aterro sanitário no Rio de Janeiro. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, p. 101-111, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/xVZsksRyQVYm6VSKkKMwPgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 13/11/2023; BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 de maio de 2018; BRASIL. Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 ago. 2010. Disponível 95 em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 27/10/2021; BRASIL. Ministério do Meio Ambiente (MMA) – Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: manual de orientação. Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo, Serviço Social do Comércio. – Brasília, DF: MMA, 2017. Disponível em: http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/2016/07/rs6-compostagem- manualorientacao_mma_2017-06-20.pdf. Acesso em: 28/05/2022; BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em 22/07/2023; BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 23/07/2022 BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: Manual de Orientação. Brasília, DF, 2017; BRASIL. Presidência da República. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei no 9795/1999, Arts. 1o e 2o. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm . Acesso em 17 de março de 2021; BRASIL. Presidência da República. Altera as diretrizes e bases da educação nacional. Lei no 12796. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em 22/05/2023; CALDAS, A. L. R.; RODRIGUES, M. Avaliação da percepção ambiental: estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 15, p.181-195, 2005; CANETTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. DE C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação Formação, v. 6, n. 2, p. e4406, 2021; CARDOSO, A. A.; ROCHA, J. C.; ROSA, H.; Introdução à química ambiental. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2009; CHASSOT, Attico I. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003; 96 CHASSOT, Attico I. Educação em química: compromisso com a cidadania. Química Nova na Escola, v. 7, p. 20, maio de 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/resenha1.pdf. Acesso em 16/10/2023; COMPOSTEIRA DOMÉSTICA. 1 vídeo (58 seg). Canal Lu Machado, 2022. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=go8sDd0gnPg. Acesso em 28/04/2022; DE BORTOLI, A., DELALIBERA, W., DOS SANTOS, M. S., & BERTOLINI, G. R. F. Estudo de Viabilidade para Utilização de Compostagem Para Reciclar os Resíduos Vegetais Em Uma Instituição de Ensino. P2P e Inovação, v. 9, n. 2, p. 94 - 115, 2023. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6214. Acesso em 06/10/2023; DEL PINO, Jose Claudio; FRISON, Marli Dallagnol. Química: um conhecimento científico para a formação do cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2011; DE MIRANDA, Maria Eduarda Ferreira; LIMA, Izauriana Borges. PANDEMIA DA COVID-19 E A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: QUAIS AS CAUSAS? VIII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_COMPLET O_EV174_MD1_ID16970_TB4258_26112022231119.pdf. Acesso em: 29/09/2023; DOS SANTOS, D. G.; APARECIDA BORGES, A. P.; BORGES, C. de O.; MARCIANO, E. da P.; BRITO, L. C. da C.; CARNEIRO, G. M. B.; EPOGLOU, A.; NUNES, S. M. T. A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v8.241. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/241. Acesso em: 16 out. 2023; DOS SANTOS MORAIS, Nilson; DE ALMEIDA, Aline Rafaela. Ensino da química na perspectiva Freiriana e a manutenção da evasão escolar no ensino médio brasileiro: o socioeconômico do problema-problema. Diálogo, n. 51, 2022. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/10497. Acesso em: 23/09/2023; DR. CATADOR. Doutor Catador. Disponível em: https://www.drcatador.com/. Acesso em 04/12/2020; EMBRAPA. Compostagem de Resíduos para Produção de Adubo Orgânico na Pequena Propriedade. Circular Técnica, v. 59, p. 10, 2009; EMILLY, J.; MACEDO, F. DE. Transtorno Depressivo Como Preditor De Baixo Desempenho E Evasão Escolar No Grupo Discente : Identificação De Causas E Sintomas. Educte Revista Científica da IFAL, v. 8, p. 938–951, 2020; 97 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Serviço Social da Indústria - SESI. Combate à evasão no ensino médio - Desafios e oportunidades. Rio de Janeiro: FIRJAN SESI, 2023. Disponível em: https://dssbr.ensp.fiocruz.br/wp- content/uploads/2023/04/Combate_a_evasao_no_ensino_medio.pdf. Acesso em: 22/09/2023; FELICIANO, J. G.; HERBST, M. H. Inédito. Todos os direitos reservados aos autores. 1. p. 1–11, 2014; FERNANDES, Fernando; DA SILVA, Sandra Márcia Cesário Pereira. Programa de Pesquisa em Saneamento Básico (PROSAB). Manual Prático para a Compostagem de Biossólidos. 1a ed. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), 1999. Disponível em: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e- financiamento/historico-de-programas/prosab/Livro_Compostagem.pdf. Acesso em: 07/11/2022; FERREIRA, E. C. DA S.; OLIVEIRA, N. M. DE. EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: causas e consequências. Scientia Generalis, v. 1, n. 2, p. 39–48, 2020; FERREIRA A.B. de H. Novo Dicionário Aurélio – século XXI. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 2004; FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança; reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 5a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. 245p; HAIASHIDA, K. A.; CHAVES, C. M. Abordagem das competências socioemocionais no ensino remoto. Ensino em Perspectivas, v. 2, p. 1–10, 2021; IAS - Instituto Ayrton Senna; SEEDUC - Secretaria Estadual de Educação. Diretrizes para a política de Educação Integral - Solução Educacional para o Ensino Médio - Caderno 2. Rio de Janeiro: [s.n.]; IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura- territorial/15761-areas-dos-municipios.html?=&t=o-que-e,. acessado 25/10/2021; IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – PNAD Contínua 2018: educação avança no país, mas desigualdades raciais e por região persistem. Estatísticas Sociais, jun. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de- imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24857-pnad-continua-2018-educacao- avanca-no-pais-mas-desigualdades-raciais-e-por-regiao-persistem. Acessado em 28/08/2023; 98 INÁCIO, C. T. Dinâmica de gases e emissões de metano na compostagem de resíduos orgânicos. Caio de Teves Inácio.–2010. 95f.: il, 2010. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/60/teses/768855.pdf. Acesso em 12/10/2023; INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica - Notas Estatísticas. 2020; INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica, 2022: Resumo Técnico. Brasília, DF, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resu mo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 25/05/2023; INSTITUTO UNIBANCO. Aprendizagem em Foco. Quem são os jovens fora da escola, no 5, fev 2016. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp- content/uploads/2016/01/Aprendizagem_em_foco-n.05.pdf. Acesso em: 02/10/2023 Instituto Fogo Cruzado – Relatório Anual - 2022 | Região metropolitana do Rio de Janeiro. Disponível em: https://fogocruzado.org.br/dados/relatorios/relatorio-anual- 2022. Acessado em 08/04/2023; IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos. Relatório de Pesquisa, p. 82, 2012. JANSEN, R. Em 4 dias, volume de chuva em Angra é o maior para abril desde 1913. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia- estado/2022/04/06/em-4-dias-volume-de-chuva-em-angra-e-o-maior-para-abril-desde- 1913.htm. Acesso em: 12/04/2022; KIEHL, E.J. Fertilizantes orgânicos. São Paulo: Ceres, 1985. 482p; KIEHL, E. J. Manual de Compostagem. Piracicaba: Editora Ceres, 1998; KOBIYAMA, Sachi Espindola. Avaliação das Emissões de Gases de Efeito Estufa no Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos: Análise das Emissões Diretas e Evitadas de Dióxido de Carbono Equivalente. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/237521/TCC.pdf?sequence=1&i sAllowed=y. Acesso em 13/09/2023; LAYRARGUES, Philippe Pomier; TORRES, Ana Beatriz Flor. Por uma educação menos seletiva: reciclando conceitos em Educação Ambiental e resíduos sólidos. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 5, p. 33-53, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13946/10029. Acesso em 02/08/2023; LOPES, E., VIVAN, I. T., GREGÓRIO, P. A., ROCHA, P. F., BONAVIGO, L., PEDROSA, A. F., & FERREIRA, A. P. B. Impacto da Pandemia no Contexto 99 Educacional: Uma Visão da Saúde Emocional do Professor. Anais de Psicologia, v. 1, n. 1, p. 41-44, 2022; MORAES, Carolina Roberta; VARELA, Simone. Motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista eletrónica de Educação, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007; MUCELIN, Carlos Alberto; BELLINI, Marta. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & natureza, v. 20, p. 111-124, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sn/a/q3QftHsxztCjbWxKmGBcmSy/?format=html. Acesso em: 27/10/2023; NERI, M. Motivos da evasão escolar. Brasília: Fundação Getulio Vargas, p. 1–34, 2009. NÚÑEZ, I. B. Os Itens de Química do ENEM 2014: erros e dificuldades de aprendizagem. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, p. 799–816, 2017; OCDE. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos Socioemocionais. Competências para o progresso social - O Poder das Competências Socioemocionais., p. 1–138, 2015; ONU BRASIL. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Disponível em: https://brasil.un.org/ Acesso em: 15/11/2020. PEREIRA, NETO; TINÔCO, João. Manual de compostagem. Editora UFV. Belo Horizonte, 2007; PEREIRA, IMS. O lixo e sua importância no contexto escolar na cidade de Floriano- Piauí. Revista Educação em Foco, n. 10, p. 129-139, 2018. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp- content/uploads/sites/10001/2018/09/013_O_LIXO_E_SUA_IMPORT%C3%82NCIA_ NO_CONTEXTO_ESCOLAR_NA_CIDADE_DE_FLORIANO-PIAU%C3%8D.pdf. Acesso em 21/05/2023; PEQUENOS AGRICULTORES DO NORDESTE PRODUZEM GÁS PARA SUAS COZINHAS. 1 vídeo (13 min). Globo Rural, 2016. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/5362194/. Acesso em: 28/04/2022; PIAGET, J.; Piaget on Piaget: The Epistemology of Jean Piaget;. Filme de Claude Goretta para a Yale University, 1977; disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eKjI6Dx6PhU. Acessado em 09/04/2023; PÍCOLI, Grassiane Rodrigues; DE MELO, Adriani Amaral; OLIVEIRA, Ana Cláudia. Evasão Escolar: práticas para minimizar este contexto. 15o Jornada Científica e Tecnológica e 12o Simpósio de Pós-graduação do IFSul de Minas, v. 14, n. 2, 2022. Disponível em: 100 https://josif.ifsuldeminas.edu.br/ojs/index.php/anais/article/view/280/100. Acesso em 23/09/2023; PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (1998) apud GALBIATI, A.F. O gerenciamento integrado de resíduos sólidos e a reciclagem. Limpeza pública. Disponível em: http://www.resol.com.br/textos/97.pdf. Acesso em: 03/10/2023; RECICLANDO O FUTURO. 1 vídeo (37 min). Globo Repórter, 2022. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/10404297/?s=0s. Acesso em 28/04/2022; RIO DE JANEIRO. Lei Estadual no 9.195 de 04 de março de 2021. Cria o Programa Estadual de Compostagem de Resíduos Orgânicos. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25edae7e64db53b032564fe005262ef/5c19b32f 8459da670325869300648a77?OpenDocument&Highlight=0,org%C3%A2nicos Acesso em 02/11/2021; RIO DE JANEIRO. Lei Ordinária no 9.897 de 10 de novembro de 2022. Determina que, no prazo de 24 meses, as escolas públicas da rede estadual de ensino disponibilizem composteiras orgânicas para reaproveitamento de sobras da produção de merenda escolar. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/rj/lei-ordinaria-n-9897-2022-rio-de-janeiro- determina-que-no-prazo-de-24-meses-as-escolas-publicas-da-rede-estadual-de-ensino- disponibilizem-composteiras-organicas-para-reaproveitamento-de-sobras-da-producao- de-merenda-escolar. Acesso em 18/05/2023; SANCHES, S. M., SILVA, C. H. T. D. P. D., VESPA, I. C., & VIEIRA, E. M. A importância da compostagem para a educação ambiental nas escolas. Química Nova na Escola, n. 23, p. 10-13, 2006. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc23/a03.pdf. Acesso em: 05/05/2021; SANTOS, Aline Diniz dos; SILVA, Júlia Kamers da. The impact of social isolation on child cognitive and behavioral development. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 9. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18218. Acesso em: 06/05/2023; SANTOS, Carlos Felipe Catorza da Silva. Compostagem como redutor de gases do efeito estufa, uma alternativa à disposição de resíduos orgânicos em aterros sanitários. Dissertação Mestrado (Engenharia Ambiental). Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/16681. Acesso em: 10/10/23; SANTOS, P. T. A., DIAS, J., LIMA, V. E., OLIVEIRA, M. J., NETO, L. J. A., & CELESTINO, V. Q. Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química. Eclética Química, v. 36, p. 78-92, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eq/a/vrpVS8BtNwXCyTPzwBHhrMt/?lang=pt. Acesso em: 06/10/2023; 101 SEEDUC - Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Seeduc em Números. Disponível em: https://www.seeduc.rj.gov.br/mais/seeduc-em-n%C3%BAmeros. Acessado em: 02/11/2021; SILVA, M.M.P.; LEITE, V.D. Estratégias metodológicas para formação de educadores ambientais do ensino fundamental. XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e ambiental. Anais. Porto Alegre, 2000. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3855/2299. Acesso em: 18/09/2023; SILVA, M. D., MARTINS, E. S., AMARAL, W. K., SILVA, H. S., & MARTINES, E. A. Compostagem: Experimentação Problematizadora e Recurso Interdisciplinar no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 71–81, 2015. SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos Ministério do Desenvolvimento Regional, Secretaria Nacional de Saneamento, p. 246, 2020; SOUZA, N. S.; CANDIANI, G. Prática da compostagem em microescala como fator para valorização de resíduos sólidos orgânicos. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v.8, n.4, p.327-335, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333988625_Pratica_da_compostagem_em_mi croescala_como_fator_para_valorizacao_de_residuos_solidos_organicos. Acesso em: 09/11/2023; TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Psicopedagia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017; VALE, Tomás Machado de Sousa. Análise ambiental de um Projeto de recolha seletiva de biorresíduos alimentares domésticos: Viana Abraça. 2022. Tese de Doutorado. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/78898. Acesso em: 10/10/2023; VALENTE, B. S., XAVIER, E. G., MORSELLI, T. B. T. G. A., JAHNKE, D. S., BRUM JR, B., CABRERA, B. R., MORAES, P & LOPES, D. C. N. Fatores que afetam o desenvolvimento da compostagem de resíduos orgânicos. Archivos de zootecnia, v. 58, n. 224, p. 59-85, 2009. Disponível em: https://www.uco.es/ucopress/az/index.php/az/article/view/5074. Acesso em: 10/11/2023; VEIGA, Márcia S. Mendes; QUENENHENN, Alessandra; CARGNIN, Claudete. O ensino de química: algumas reflexões. I Jornada de Didática - O Ensino como FOCO - I Fórum de professores de Didática do Estado Do Paraná. UTFPR, 2012; ZARDO, G. F., MOURA, C. F., RODRIGUES, M. E. F., & CARON, L. O Desenvolvimento cognitivo infantojuvenil durante a pandemia: Uma revisão sistemática. Caderno PAIC, v. 23, n. 1, p. 571-584, 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - LUCIANE SANTOS MACHADO.pdf10.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.