Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18742
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O uso de compostagem domiciliar como iniciativa motivadora para o ensino de química no ensino médio |
Other Titles: | The use of domestic composting as a motivating initiative for teaching chemistry in high school |
Authors: | Machado, Luciane Santos |
Orientador(a): | Santos, André Marques dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, André Marques dos |
Segundo membro da banca: | Santos, Andressa Esteves de Souza dos |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Ana Carolina Callegario |
Keywords: | Compostagem doméstica;Ensino de química;Habilidades não- cognitivas;Educação ambiental;Domestic composting;Chemistry teaching;Non-cognitive skills;Environmental education |
Área(s) do CNPq: | Química |
Idioma: | por |
Issue Date: | 19-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Química |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacional |
Citation: | Machado, Luciane Santos. O uso de compostagem domiciliar como iniciativa motivadora para o ensino de química no ensino médio. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | Existem diversos filtros que justificam a dificuldade no ensino de Química. Uma abordagem não contextualizada associada à complexidade dos temas, além de ser uma ciência que, por vezes, requer significativa visão abstrata para compreensão, são alguns. Entretanto, também é necessário avaliar o ambiente que a escola está inserida, em níveis de violência e estímulos para os alunos. Abordar um tema complexo com aulas unicamente tradicionais para um corpo discente desestimulado, desesperançoso, com traumas complexos e sem acolhimento, que habita um bairro com constantes tiroteios é completamente impossível e ineficaz. Nesse viés, esta pesquisa destina-se a estimular habilidades não cognitivas e simultaneamente avaliar o uso da prática da compostagem doméstica como ferramenta facilitadora do ensino de química, promovendo a educação ambiental em uma turma do segundo ano do ensino médio, do Ciep 224 – Tarso de Castro, localizado na Vila Kennedy, Rio de Janeiro, RJ. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de seis etapas, que incluíram: atividade socioemocional; questionário avaliativo diagnostico, aulas teóricas expositivas, visitação ao Centro de Educação Ambiental em Volta Redonda (RJ) e confecção de composteiras. Os resultados mostraram melhora significativa no rendimento dos alunos, com redução de faltas e aumento de notas. Foi observado melhoras no ânimo, confiança e autoestima durante as sequências do projeto, atingindo, assim, as habilidades não-cognitivas. Compreenderam a importância e demonstraram interesse na expansão de um ciclo sustentável no ambiente escolar para além da compostagem, como biodigestores e hortas orgânicas. Ressignificaram o olhar diante dos resíduos descartados. Conseguiram interligar a importância de uma transformação da matéria de maneira ecologicamente responsável e rentável. |
Abstract: | There are several filters that justify the difficulty in teaching Chemistry. An uncontextualized approach to this subject associated with the complexity of the topics, in addition to being a science that often requires significant abstract vision for understanding, are some of them. However, it is also necessary to take into consideration the environment in which the school is inserted, in terms of violence and stimuli for the students. Addressing a complex topic with solely traditional classes for a demotivated, hopeless, traumatized, and unsupported student body, who live in a neighborhood with constant shootings, is practically impossible and ineffective. In this context, this research aims to stimulate non-cognitive skills and simultaneously evaluate the use of domestic composting practice as a facilitating tool for teaching Chemistry, promoting environmental education in a second-year high school class at Ciep 224 – Tarso de Castro, located in Vila Kennedy, Rio de Janeiro, RJ. The research was developed over six stages, including: socio- emotional activity; diagnostic evaluative questionnaire, expository theoretical classes, visits to the Environmental Education Center in Volta Redonda (RJ), and construction of composters. The results show a significant improvement in student performance, with reduced absences and increased grades. Improvements in enthusiasm, confidence, and self-esteem were observed during the project sequences, which means non-cognitive skills were also developed. They understood the importance of the subject and demonstrated interest in expanding a sustainable cycle in the school environment beyond composting, including biodigesters and organic gardens. They redefined their perspective on discarded waste. They were able to connect the importance of transforming matter in an ecologically, responsible and profitable way. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18742 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - LUCIANE SANTOS MACHADO.pdf | 10.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.