Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Marisa Luna Nogueira de-
dc.date.accessioned2024-10-31T13:06:23Z-
dc.date.available2024-10-31T13:06:23Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationLIMA, Marisa Luna Nogueira de. Escola Municipal Rosa da Fonseca como proposta de educação patrimonial. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18936-
dc.description.abstractO trabalho em questão tem por objetivo construir uma proposta de material didático a partir da estratégia da aula-passeio de Célestin Freinet, utilizando a história da Escola Municipal Rosa da Fonseca e seu entorno. A pesquisa propõe discutir com os educandos, os conceitos de memória/esquecimento histórico, História Local, Educação Patrimonial, sabendo que estes resultam de processos sociais, que envolvem disputas e silenciamentos, buscando junto aos mesmos, conhecer a origem da Escola Municipal Rosa da Fonseca e a sua inserção dentro do bairro Vila Militar. A metodologia utilizada, além do levantamento bibliográfico, é a construção de uma experiência didática(aula-passeio), utilizando o espaço físico da escola e seu entorno. Sabendo que, os saberes históricos podem ocorrer em diferentes espaços de memória. uma aula-passeio em ambientes como a Praça Hermes da Fonseca, a Antiga Estação Ferroviária Vila Militar, o Espaço Cultural Regimento Sampaio, Centro de Reabilitação Física General Lyra Tavares (segunda sede da escola focalizada), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), dentre outros, são experiências riquíssimas tanto para os discentes quanto para os docentes que se lançam ao desafio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAula-passeiopt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTour classpt_BR
dc.titleEscola Municipal Rosa da Fonseca como proposta de educação patrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe aim of the work in question is to build a teaching material proposal based on Célestin Freinet's class-trip strategy, using the history of the Rosa da Fonseca Municipal School and its surroundings. The research proposes to discuss with students the concepts of historical memory/forgetfulness, Local History, Heritage Education, knowing that these are the result of social processes, which involve disputes and silencing, seeking together to know the origin of the Rosa da Fonseca Municipal School and its insertion within the Vila Militar neighborhood. The methodology used, in addition to the bibliographical survey, is the construction of a didactic experience (class-tour), using the physical space of the school and its surroundings. Knowing that historical knowledge can occur in different memory spaces. a class tour in environments such as Praça Hermes da Fonseca, the Old Vila Militar Railway Station, the Espaço Cultural Regimento Sampaio, General Lyra Tavares Physical Rehabilitation Center (second headquarters of the focused school), Officers' Improvement School (ESAO), among others, these are very rich experiences for both students and teachers who take on the challenge.en
dc.contributor.advisor1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Washington Dener dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6690742939121621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9724514888427980pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.relation.referencesA escola da Villa Militar denomina-se Rosa da Fonseca , A Rua (RJ).Ano 1918, Edição 00165, p.2. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=236403&pasta=ano%20191&p esq=%22%20escola%20da%20villa%20militar%22&pagfis=6489 . Acesso em: ANoite:Supplemento: Secção de Rotogravura. Ano 1938, Edição 00460. p.4-7. Disponível:em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=120588&pesq=%22 %20escola%20rosa%20da%20fonseca%22&pagfis=13083 . Acesso em: ARANHA , Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil . São Paulo: Moderna, 2006. ANDRADE, Rodrigo Pinto de. História e historiografia da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969 ). 2011. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, 2011. ANDRADE , R.P.ARNAUT DE TOLEDO , C. de A. História da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná . Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 175-199, 2013. DOI: 10.5965/1984723815282014175.Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014175. Acesso em: 11 janeiro de 2023. ARNAUT DE TOLEDO , Cézar de Alencar ; ANDRADE , Rodrigo Pinto de. História e historiografia da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969).In: SILVA, João Carlos da, ORSO, José Paulino, CASTANHA, André Paulo, MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (Org.) .História da Educação:arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas: Alínea, 2013. p. 191 -210. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. ESCOLA ROSA DA FONSECA , código de referência BR RJ AGCRJ.ICO.ESC.ROF.171.02, sem data e sem identificação do evento. Disponível em:[ http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral ]. Acesso em: 18 de outubro de 2021. 109 BERGER, P. Dicionário ; REIS, J. Rio de Janeiro; TEIXEIRA, A. Estrutura. BLAJBERG , Israel . Achegas à genealogia dos Sete Macabeus de dona Rosa da Fonseca . v. 153 n. 2 (2017): Revista do Exército Brasileiro . BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BOLLE , W. Cidade como escrita. Direito à Memória: Patrimônio Histórico e Cidadania . Tradução . São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1992. Acesso em: 23 jul. 2023. BONATES, Mariana. Vila Militar do Rio de Janeiro: genealogia de uma produção pública de moradias . Universidade Federal de Campina Grande,2016. BONFIM, José Carlos X. Novas práticas educativas da Escola Rosa Da Fonseca (1938) . In : CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., 2013, Cuiabá. Anais [...] . Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/novas-praticas-educativas-da-escola-rosa-da-fonseca-1938 ; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental . Brasília: MEC, 2018.Disponível:https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf . BRASIL . Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 . Brasília, DF: Presidente da República,1988. ________, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , Brasília, 1996. ________, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BUSCARIOLO, Ana Flávia Valente; ANJOS, Daniela Dias dos. TRABALHO DOCENTE E PEDAGOGIA FREINET . Cadernos CEDES , v. 42, p. 127-132, 2022 . 110 CAIMI, Flávia Eloisa; CASSOL, Francielle Moreira. Pesquisando sítios arqueológicos; História e Patrimônio na sala de aula. Entre Ver-Revista das Licenciaturas, v. 2, p. 278- 295, 2012 CHAGAS , Mário. Diversidade museal, educação e movimentos sociais . In. ARAÚJO , Mairce da Silva e outras (orgs.). Vozes da educação: memória, história e formação de professores . Petrópolis: DP et al; Rio de Janeiro: Faperj, 2008, pp.185-196 CHUVA , Márcia. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940) . Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. COOPER , Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar em Revista, p. 01-15, 2006. CRISPIM, Regina Celia Santos Ribeiro. Paraty como Cidade Educadora: História decolonial e contra-hegemônica da cidade. 2022. 77 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022 CURY , Cláudia Engler. Educação Patrimonial e as interfaces com o ensino de História: os museus de rua em São Paulo . História Revista, v. 14, n. 1, p. 51-62, 2009. Exemplo de Civismo, A Notícia (SC).Ano 1938, Edição 02891, capa. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=843709&pasta=ano%20193&pesq =%22escola%20rosa%20da%20fonseca%22&pagfis=16434 . Acesso em: 28 de fevereiro de 2023. EXÉRCITO BRASILEIRO. Revista da exposição cultural do Centenário da 1ª Divisão de Exército [s.d.] EXÉRCITO BRASILEIRO. Revista Militar Brasileira , volume especial, maio de 1955. FRAZÃO, J. R. Vila Militar: glórias e conquistas – 1908-2015. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército,2015. 111 FREINET , C. Para uma Escola do Povo . São Paulo: Martins Fontes, 1966 . FREINET , E. Nascimento de uma Pedagogia Popular – Métodos Freinet . Lisboa: Editorial Estampa 1969 . FREINET , C. Pedagogia do Bom Senso . 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1973. FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da escola moderna . Trad. Silva Letra. 4ª ed. Lisboa: Estampa 1975. FREINET , Élise. O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet . São Paulo: Francisco Alves, 1979. FREINET , C. Ensaios de Psicologia sensível. São Paulo: Martins Fontes, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 FUNARI, Pedro. P.; PELEGRINI , Sandra, C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. GUNN, P.; CORREIA, T. de B. A industrialização brasileira e a dimensão geográfica dos estabelecimentos industriais . Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [S. l.] , v. 7, n. 1, p. 17, 2005. DOI: 10.22296/2317-1529.2005v7n1p17. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/134. Acesso em: 18 de julh de 2023. HORTA , Maria de Lourdes Pereira; GRUNBERG , Evelina; MONTEIRO , Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial . Brasília: IPHAN, 1999. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf>. Acesso em 27 de dezembro de 2022. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN. Portaria N°. 196, DE 18 DE MAIO DE 2016 Dispõe sobre a conservação de bens arqueológicos móveis, cria o Cadastro Nacional de Instituições de Guarda e Pesquisa, o Termo de Recebimento de Coleções Arqueológicas e a Ficha de Cadastro de Bem Arqueológico Móvel. Diário Oficial da União. mai, 2016. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Portaria_Iphan_196_de_18_de_mai o_201 6.pdf . Acesso em 27 dez. 2022 112 Jardim de Infância Marechal Hermes, Gazeta de Notícias (RJ),Ano 1910, Edição 00315, p.02. Disponível em : https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=103730_04&pasta=ano%20191&p esq=%22escola%20rosa%20da%20fonseca%22&pagfis=25026 . Acesso em 28 de fevereiro de 2023. JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação , v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996. 4.ed. Brasília:2020. Disponível em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694. Acesso em: 05 de março de 2021. LESSA , Fabio lins. Artigo:A família mais patriótica do Brasil é Alagoana . Disponível em<culturaeviagem.wordpress.com/2014/10/25/a-familia-mais-patriotica-do-brasil-e-alago an a/>. Acesso em 10/10/201 cito e Vila Militar. [s.d] LOPES, Eliane Marta Teixeira, GALVÃO , Ana Maria de Oliveira. História da educação .Rio de Janeiro: DP & A, 2001. MAGALHÃES , Justino Pereira de. Contributo para a história das instituições educativas -entre a memória e o arquivo . Braga: Universidade do Minho, 1996. MANSUR , A. L. O Velho Oeste Carioca: Mais histórias da Ocupação da Zona Oeste do Rio de Janeiro (de Deodoro a Sepetiba) – Do século XVI ao XXI. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2011. MELLO , Juçara da Silva Barbosa de. O cotidiano, os “regimes de historicidade” e a memória . Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 19, pp. 236 ‐ 253. set./dez. 2016. MOGARRO , M. J. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservara informação, construira memória . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 103–116, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643757.Acesso em 17 de dezembro de 2022. 113 NOSELLA, Paolo;BUFFA, Ester. As Pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. EccoS– Revista Científica , São Paulo, v. 7, n.2, p. 351-368, jul./dez.2005. NOSELLA, Paolo; BUFFA , Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico . COLÓQUIO SOBRE PESQUISA DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES, 2006. Campinas.Anais.Campinas:UNICAMP; São Paulo: UNINOVE, 2006. NUNES , Clarice, CARVALHO , Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes .In: GONDRA, José Gonçalves. (Org.).Pesquisa em história da educação no Brasil.Rio de Janeiro, DP & A, 2005. O centenário do Marechal de Ferro . Gazeta de Notícias. . Ano 1938. Edição 00102. p.12.Disponívelem: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=103730_06&pa sta=ano%20193&pesq=%22%20escola%20rosa%20da%20fonseca%22&pagfis=21524 . Acesso em: 28 de fevereiro de 2023. OLIVEIRA-Formosinho, Júlia. Pedagogia (s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro / Júlia Oliveira – Formosinho, Tizuko Morchida Kishimoto, Mônica Appezzato, organizadoras – Porto Alegre: Artmed, 2007 OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura e Patrimônio: um guia . Rio de Janeiro: FGV, 2009. NÓVOA, António. Por que a história da educação? Petrópolis: Vozes, 2004. Pela Instrucção . O Paiz (RJ),Edição 10892, . p.4. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=103730_06&pasta=ano%20193&p esq=%22%20escola%20rosa%20da%20fonseca%22&pagfis=21524 . Acesso em: 28 de fevereiro de 2023. Resultados dos Exames finais. O Paiz (RJ),Edição 11016. Ano: 1914. p. 6. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=178691_04&pesq=%22%20e scola%20vila%20militar%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=25615 . Acesso em: 28 de fevereiro de 2023. 114 Revista A Educação . Ano 1924, Edição 00023, p. 579. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=402257&pesq=%22%20escola%2 0rosa%20da%20fonseca%22&pagfis=2850 . Acesso em: 28 de fevereiro de 2023. ROCHA, José Maria Tenório. Manoel Mendes da Fonseca .Memórias Legislativas.15 de março de 1998. Disponível em; < www.historiadealagoas.com.br/manoel-mendes-da-fonseca.html > Acesso em: 20/09/2021 ROSA da FONSECA .Texto em destaque no site do DECEx . 2016. Disponível em < www.decex .eb.mil.br/index.php/ultimas-noticias/139-patrona-da-familia-militar>.Acesso em 13/10/2016 SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker F. A aula passeio transformando-se em aula de descobertas . In: ELIAS, Marisa D. C.(org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática: Campinas, SP: Papirus, 1996. SAMPAIO, Rosa M.W. Freinet: Evolução histórica e atualidades . São Paulo: Scipione, 2007. SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares . In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval. (Org.).Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 75-93. SAVIANI , Dermeval. I nstituições de memória e organização de acervos para a história das instituições escolares. In: SILVA, João Carlos da; ORSO, José Paulino; CASTANHA, André Paulo; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. (Org.).História da educação:arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas: Alínea, 2013 a. p.13-31. SAVIANI , Dermeval. Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre construção do sistema nacional de educação no Brasil . Campinas: Autores Associados, 2013b. 115 SCHMIDT , Maria Auxiliadora. “O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica” . In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES , Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI , Marlene. Ensinar História . São Paulo: Scipione, 2009. SELANO, Alyne Mendes Fabro. O museu escolar e reflexões históricas: usos e apropriações da memória no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira / Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) -Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), Faculdade de Formação de Professores, Rio de Janeiro, 2016. SIMAN, Lana Mara de Castro. Representações e memórias sociais compartilhadas: desafios para os processos de ensino e aprendizagem da história . Cadernos Cedes, v. 25, p. 348-364, 2005. VIANA, Claudios Gomes de Aragão. História, memória e patrimônio da Escola Militar do Realengo . Dissertação (Mestrado em História) Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. 2010. Tombamento da Estação Ferroviária Vila Militar - Decreto nº 14.741 de 22/04/96 - DO RIO de 23/04/96 .Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4722991/4121924/125DECRETO14741Estaco esFerroviarias.pdf . Acesso em : 28 de fevereiro de 2023 Sites: AGÊNCIA NACIONAL, código de referência BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.1819, título Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1938-1945): visita a Vila Militar, Rio de Janeiro, RJ , datado de 19/05/1938. Apresenta o seguinte: "Especificação do Conteúdo: [...] professoras e crianças homenageiam o presidente na inauguração do parque de jogos da Escola Rosa da Fonseca, atual Escola Municipal Rosa da Fonseca". Disponível em: [ https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/resultado_pesquisa_new.asp ]. Acesso em 18 de outubro de 2021. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. [ http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral ] 116 CPDOC:Sobre.Disponível em https://cpdoc.fgv.br/sobre .Acesso em 13 de novembro de 2023. DONA ROSA DA FONSECA. Disponível em:<http://www.eb.mil.br/exercito-brasileiro?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state =maximized&p_p_mode=view&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_con tent&_101_assetEntryId=7753278&_101_type=content&_101_urlTitle=olavo-bilac-ser vico-milit-1&_101_redirect=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fexercito-brasileiro% 3Fp_p_id%3D3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dmaximized%26p_p_mode %3Dview%26_3_cur%3D1%26_3_keywords%3Dcampo%2Bgrande%26_3_advanced Search%3Dfalse%26_3_groupId%3D0%26_3_delta%3D20%26_3_assetTagNames%3 Dpatrono%26_3_resetCur%3Dfalse%26_3_andOperator%3Dtrue%26_3_struts_action %3D%252Fsearch%252Fsearch&inheritRedirect=true>Acesso em 10/06/2021 Escola Rosa da Fonseca e visita do Presidente Vargas. Disponível em:< http://www0.rio.rj.gov.br/sme/crep/escolas/escolas_1a_republica/_2_dec/rosa_fonsec a.htm > Acesso em 10 de junho de 2021. Escolas do período do Império e da República Velha.Disponível em: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/838-arquitetura-e-ensino-nas-escolas -do-imperio-e-da-republica-velha Acesso em: GUIA TURÍSTICO MILITAR DO RIO DE JANEIRO PARA FAMÍLIA MILITAR. Disponívelem: https://www.1rm.eb.mil.br/images/imagens/documentos/guia_turistico_RJ. pdf . Acesso em : 15 de março de 2021. MULTIRIO.Disponível em: https://carioca.rio/servicos/informacoes-sobre-a-multirio/ . Acesso em 15 de março de 2021. https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/686-escolas-tombadas-do-rio-conta m-a-historia-da-educacao-publica http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20 março 2021. PORTAL EXÉRCITO BRASILEIRO: Disponível em <www.exercito.gov.br/ . Acesso em: 15 de março de 2021. 117 PORTAL MEC: Educacenso. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacenso-sp-1418010708#:~:text=O%20Educacenso%20%C3 %A9%20uma%20radiografia,levantamento%20%C3%A9%20feito%20pela%20internet . Acesso em 30 de janeiro de 2023. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_ 2ed.pdf. Acesso em: 20 março de 2021. SIAN-Sistema de Informações do Arquivo Nacional.Escola Rosa da Fonseca VILA MILITAR: Passeio Vila Militar para recordar, c. 2011. Disponível em: < http://trilhasepedais.blogspot.com/2011/06/passeio-vila-militar-pra-recordar.html > Acesso em 11 de junho de 2021pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - MARISA LUNA NOGUEIRA DE LIMA.pdf40.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.