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Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola Municipal Rosa da Fonseca como proposta de educação patrimonial
Autor(es): Lima, Marisa Luna Nogueira de
Orientador(a): Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Primeiro membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Segundo membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Cunha, Washington Dener dos Santos
Palavras-chave: Ensino de História;Educação Patrimonial;História Local;Memória;Aula-passeio;History Teaching;Heritage Education;Local History;Memory;Tour class
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 19-Dez-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: LIMA, Marisa Luna Nogueira de. Escola Municipal Rosa da Fonseca como proposta de educação patrimonial. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: O trabalho em questão tem por objetivo construir uma proposta de material didático a partir da estratégia da aula-passeio de Célestin Freinet, utilizando a história da Escola Municipal Rosa da Fonseca e seu entorno. A pesquisa propõe discutir com os educandos, os conceitos de memória/esquecimento histórico, História Local, Educação Patrimonial, sabendo que estes resultam de processos sociais, que envolvem disputas e silenciamentos, buscando junto aos mesmos, conhecer a origem da Escola Municipal Rosa da Fonseca e a sua inserção dentro do bairro Vila Militar. A metodologia utilizada, além do levantamento bibliográfico, é a construção de uma experiência didática(aula-passeio), utilizando o espaço físico da escola e seu entorno. Sabendo que, os saberes históricos podem ocorrer em diferentes espaços de memória. uma aula-passeio em ambientes como a Praça Hermes da Fonseca, a Antiga Estação Ferroviária Vila Militar, o Espaço Cultural Regimento Sampaio, Centro de Reabilitação Física General Lyra Tavares (segunda sede da escola focalizada), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), dentre outros, são experiências riquíssimas tanto para os discentes quanto para os docentes que se lançam ao desafio.
Abstract: The aim of the work in question is to build a teaching material proposal based on Célestin Freinet's class-trip strategy, using the history of the Rosa da Fonseca Municipal School and its surroundings. The research proposes to discuss with students the concepts of historical memory/forgetfulness, Local History, Heritage Education, knowing that these are the result of social processes, which involve disputes and silencing, seeking together to know the origin of the Rosa da Fonseca Municipal School and its insertion within the Vila Militar neighborhood. The methodology used, in addition to the bibliographical survey, is the construction of a didactic experience (class-tour), using the physical space of the school and its surroundings. Knowing that historical knowledge can occur in different memory spaces. a class tour in environments such as Praça Hermes da Fonseca, the Old Vila Militar Railway Station, the Espaço Cultural Regimento Sampaio, General Lyra Tavares Physical Rehabilitation Center (second headquarters of the focused school), Officers' Improvement School (ESAO), among others, these are very rich experiences for both students and teachers who take on the challenge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18936
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

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