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dc.contributor.authorMoraes, Milton Lemos de-
dc.date.accessioned2024-11-01T13:24:54Z-
dc.date.available2024-11-01T13:24:54Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationMORAES, Milton Lemos de. Uma abordagem frugal de uma sequência didática para o estudo da termoquímica com uma aprendizagem significativa. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18969-
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química vem sendo realizado nas salas de aula mecanicamente, de forma a desmotivar o aluno. Para mudar esse cenário, o autor propõe a Inovação Frugal, onde o conteúdo ensinado ganha significado de forma simples e leve, porém com qualidade. A inovação Frugal é um meio de fazer mais com menos. Ser Frugal é usar cuidadosamente recursos, evitando desperdícios desnecessários. O autor propôs também a Aprendizagem Significativa, que surge como um instrumento interessante, onde o professor faça o aluno entender o significado do conhecimento ministrado nas aulas. Foi realizado também uma atividade de Termoquímica para a formação básica do aluno, onde situações e questionamentos de seu dia a dia, os levam a pensar, encontrando explicações e respostas em conjunto. Assim, nesse estudo procurou-se desenvolver um ensino representativo em sala de aula, uma Química mais conclusiva e menos conteudista, onde o professor impulsiona ao ensino a criatividade e inovação. Esse estudo foi baseado nos conceitos da Inovação Frugal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInovação Frugalpt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectFrugal Innovationpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.subjectThermochemistrypt_BR
dc.titleUma abordagem Frugal de uma sequência didática para o estudo da termoquímica com uma aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeA frugal approach to a didactic sequence for the study of thermochemistry with meaningful learningen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe teaching and learning process in the discipline of Chemistry has been carried out mechanically in classrooms, in order to demotivate the student. To change this scenario, the author proposes Frugal Innovation, where the content taught gains meaning in a simple and light way, but with quality. Frugal innovation is a means of doing more with less. To be Frugal is to carefully use resources, avoiding unnecessary waste. The author also proposed Meaningful Learning, which emerges as an interesting instrument, where the teacher makes the student understand the meaning of the knowledge imparted in class. A Thermochemistry activity was also carried out for the basic formation of the student, where situations and questions of their day to day, lead them to think, finding explanations and answers together. Thus, this study sought to develop a representative teaching in the classroom, a more conclusive and less content based Chemistry, where the teacher encourages creativity and innovation in teaching. This study was based on the concepts of Frugal Innovation.en
dc.contributor.advisor1Castilho, Roberto Barbosa de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3383-2244pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mendes, Marisa Fernandes-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8595-3019pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3233683706295801pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Roberto Barbosa de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3383-2244pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888522590770689pt_BR
dc.contributor.referee2Herbst, Marcelo Hawrylak-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1609235573836042pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4924-7018pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8926113379972122pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.relation.referencesA Inovação Frugal foi tema de discussão na UFSC. Via UFSC, 2018. Disponível em: https://via.ufsc.br/inovacao-frugal-discutida-na-ufsc/. Acesso em: 16 jun. 2023. AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. Trad. De Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. AUSUBEL, D.P. (2000). The acquisition and retention of knowledge. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. AUSUBEL, David. Patydianet, Valencia, 2017. Disponível em: http://patydianet2.blogspot.com/2017/07/david-paul-ausubel_21.html. Acesso em: 17 jun. 2023. BALD, Volnei André; FASSINI, Edí. Reforma do Ensino Médio: resgate histórico e análise de posicionamentos a respeito da Lei no 13.415/17 por meio de revisão de literatura, 2017. 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dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
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