Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18969
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem Frugal de uma sequência didática para o estudo da termoquímica com uma aprendizagem significativa
Otros títulos: A frugal approach to a didactic sequence for the study of thermochemistry with meaningful learning
Autor: Moraes, Milton Lemos de
Orientador(a): Castilho, Roberto Barbosa de
Primeiro coorientador: Mendes, Marisa Fernandes
Primeiro membro da banca: Castilho, Roberto Barbosa de
Segundo membro da banca: Herbst, Marcelo Hawrylak
Terceiro membro da banca: Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
Palabras clave: Inovação Frugal;Aprendizagem Significativa;Termoquímica;Frugal Innovation;Meaningful Learning;Thermochemistry
Área(s) do CNPq: Química
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-sep-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacional
Citación: MORAES, Milton Lemos de. Uma abordagem frugal de uma sequência didática para o estudo da termoquímica com uma aprendizagem significativa. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural Do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: O processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química vem sendo realizado nas salas de aula mecanicamente, de forma a desmotivar o aluno. Para mudar esse cenário, o autor propõe a Inovação Frugal, onde o conteúdo ensinado ganha significado de forma simples e leve, porém com qualidade. A inovação Frugal é um meio de fazer mais com menos. Ser Frugal é usar cuidadosamente recursos, evitando desperdícios desnecessários. O autor propôs também a Aprendizagem Significativa, que surge como um instrumento interessante, onde o professor faça o aluno entender o significado do conhecimento ministrado nas aulas. Foi realizado também uma atividade de Termoquímica para a formação básica do aluno, onde situações e questionamentos de seu dia a dia, os levam a pensar, encontrando explicações e respostas em conjunto. Assim, nesse estudo procurou-se desenvolver um ensino representativo em sala de aula, uma Química mais conclusiva e menos conteudista, onde o professor impulsiona ao ensino a criatividade e inovação. Esse estudo foi baseado nos conceitos da Inovação Frugal.
Abstract: The teaching and learning process in the discipline of Chemistry has been carried out mechanically in classrooms, in order to demotivate the student. To change this scenario, the author proposes Frugal Innovation, where the content taught gains meaning in a simple and light way, but with quality. Frugal innovation is a means of doing more with less. To be Frugal is to carefully use resources, avoiding unnecessary waste. The author also proposed Meaningful Learning, which emerges as an interesting instrument, where the teacher makes the student understand the meaning of the knowledge imparted in class. A Thermochemistry activity was also carried out for the basic formation of the student, where situations and questions of their day to day, lead them to think, finding explanations and answers together. Thus, this study sought to develop a representative teaching in the classroom, a more conclusive and less content based Chemistry, where the teacher encourages creativity and innovation in teaching. This study was based on the concepts of Frugal Innovation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18969
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - MILTON LEMOS DE MORAES.pdf2.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.