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Tipo do documento: Dissertação
Title: OS MÉTODOS E OS EFEITOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL SOBRE “NATUREZA & AXÉ”
Other Titles: The methods and effects of an anti-racist education in a non-formal education course on “nature & axé”.
Authors: Oliveira, Wudson Guilherme de
Orientador(a): Lopes, Adriana Carvalho
Primeiro membro da banca: Lopes, Adriana Carvalho
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Terceiro membro da banca: Sales, Sandra Regina
Quarto membro da banca: Oliveira, Bruno Coutinho de Souza
Keywords: ODS – 04;Educação não formal;Curso EaD;Educação de Terreiros;Entrevistas;SDG – 04;Non-formal education;EaD course;Terreiros Education;Interviews
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: OLIVEIRA, Wudson Guilherme de. Os métodos e os efeitos de uma educação antirracista em um curso de educação não formal sobre “natureza & axé”. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: Os espaços não formais de aprendizagem, entendidos como lugares fora da atmosfera escolar, podem ser cenários educativos e são lugares que podem contribuir, apoiar e/ou complementar a aprendizagem. A presente pesquisa dispõe-se a ampliar reflexões acerca do cumprimento das metas da ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo Brasil, a partir do diagnóstico das CTTro - Comunidade Tradicional de Terreiro e os seus demais adeptos das religiões de matrizes africanas, como um modo de organização de colocar em prática as demandas determinadas pela Agenda 2030 da ONU - Organização das Nações Unidas. No Brasil e no mundo, estão ocorrendo heterogêneas situações desestabilizantes geradas pelas problemáticas ligadas a fome, a pobreza, as desigualdades, a falta de saneamento básico, injustiças sociais entre outros entraves que implicam na condição de vida das gerações futuras. Para o abrandamento das controversas é criado, em conjunto com um babalorixá, um curso on-line, com o desejo de apresentar, de conhecer e de discutir os aspectos das ODSs em consonância com a cosmovisão das tradições religiosas de matrizes africanas e afro-brasileiras, como um modo de promover uma vida digna ao povo de terreiro, erradicando as intolerâncias, os racismos, as violências e as discriminações. Proposta sustentada pela ambiciosa Agenda 2030, nas compreensões da ODS de número 04 - Educação de Qualidade, na educação não formal, nos letramentos e na Lei Federal 10.639/2003 e 11.645/2008. Os encontros foram realizados de modo virtual, promovido por lives, com a participação de líderes religiosos, de praticantes das religiões de matriz africana e demais adeptos. A pesquisa foi realizada através dos registros das situações vivenciadas neste espaço de educação não formal e de entrevistas. Para um melhor entendimento com referência as questões afloradas na ação afirmativa, foi necessário analisar a construção da categoria negro (GOMES, 2003, 2010, 2017; MUNANGA, 2004, 2005), a relação entre a raça e colonialidade (QUIJANO, 2010), assim como outras temáticas que emergiram para a compreensão das positividades e as relações étnico-raciais no CTTro. As ponderações germinadas pela pesquisa nos convidam a repensar sobre as práticas para o resgate histórico e fortalecimento do ―chão do terreiro‖, provocando novas encruzilhadas desestruturantes aos padrões hierarquizados, eurocêntrico, intolerantes e racistas, que desqualificam os afro-brasileiros e aqueles que praticam as religiões de matriz africana.
Abstract: Non-formal learning spaces, understood as places outside the school atmosphere, can be educational scenarios and are places that can contribute, support and/or complement learning. This research intends to expand reflections on the achievement of the goals of the ODS - Sustainable Development Goals in Brazil, based on the diagnosis of the CTTro - Traditional Community of Terreiro and its other adherents of African matrix religions, as a way of organization to put into practice the demands determined by the UN Agenda 2030 - United Nations. In Brazil and in the world, there are heterogeneous destabilizing situations generated by problems related to hunger, poverty, inequalities, lack of basic sanitation, social injustices, among other obstacles that imply the living conditions of future generations. To alleviate the controversies, an online course was created, together with a babalorixá, with the desire to present, learn about and discuss aspects of the SDGs in line with the cosmovision of religious traditions of African and Afro-Brazilian matrices , as a way of promoting a dignified life for the people of the terreiro, eradicating intolerance, racism, violence and discrimination. Proposal supported by the ambitious Agenda 2030, in the understanding of SDG number 04 - Quality Education, in non- formal education, in literacy and in Federal Law 10.639/2003 and 11.645/2008. The meetings were held virtually, promoted by lives, with the participation of religious leaders, practitioners of African matrix religions and other supporters. The research was carried out through records of situations experienced in this non-formal education space and interviews. For a better understanding of the issues raised in affirmative action, it was necessary to analyze the construction of the black category (GOMES, 2003, 2010, 2017; MUNANGA, 2004, 2005), the relationship between race and coloniality (QUIJANO, 2010), as well as other themes that emerged for the understanding of positivities and ethnic-racial relations in CTTro. The considerations germinated by the research invite us to rethink about the practices for the historical rescue and strengthening of the ―chão do terreiro‖, provoking new crossroads that disrupt hierarchical, Eurocentric, intolerant and racist patterns, which disqualify Afro-Brazilians and those who practice the African origin religions.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18975
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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