Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Bruna de Fátima Santos de-
dc.date.accessioned2024-11-19T16:42:24Z-
dc.date.available2024-11-19T16:42:24Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna de Fátima Santos de. Ampliação e diversificação da oferta de cursos superiores de tecnologia na Baixada Fluminense (RJ). 2024, 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19178-
dc.description.abstractNo ano de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existiam 8.400 cursos superiores de tecnologia (CSTs) no Brasil, dos quais apenas 14% encontravam-se na esfera pública (federal, estadual ou municipal) estando o restante na esfera privada. Os CSTs são um tipo de graduação de curta duração, com carga mínima de 1.600 a 2.400 horas. Com o objetivo de formar com foco no mercado do trabalho, sua oferta tem demonstrado crescimento substantivo nos últimos anos. A compreensão de como se deu a ampliação e diversificação dos CSTs nesta região é de extrema importância, pois nos possibilita entender se esta política de educação profissional e tecnológica visa a formação de uma nova força de trabalho ou se visa a conformação ética e moral dos trabalhadores frente ao desemprego e à precariedade do trabalho e da vida em sociedade. Os dados coletados nos permitiram evidenciar a natureza do processo de ampliação e diversificação da oferta de CSTs na Baixada Fluminense e confirmaram nossa hipótese central de que estes cursos, enxutos, flexíveis e precários, mais do que formar pessoas para se apropriarem do conhecimento técnico e profissional de modo integrado ao conhecimento científico, tecnológico e cultural do mundo do trabalho e da vida em sociedade, na realidade cumprem a função de formação enxuta, flexível, pragmática, imediatista, vinculada às demandas imediatas do mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa documental cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. Nosso objetivo com esta pesquisa é analisar as tendências do desenvolvimento dos CSTs na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro vizinha à capital do estado. As cidades que compõem esta região surgiram e cresceram de forma irregular, sem planejamento urbano, o que consolidou a Baixada Fluminense como área com problemas habitacionais, sociais, de saneamento básico, de segurança pública e educacionais. Composta por municípios governados por políticos que não conseguem garantir serviços públicos básicos e de qualidade para a população. Nesta perspectiva, os CSTs ofertados têm como principal objetivo não apenas formar trabalhadores de novo tipo, mas conformar estes trabalhadores à nova realidade volátil, incerta, complexa e ambígua do modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital, de modo a torná-los permeáveis à instabilidade, à competitividade exarcebada e à precariedade do mercado de trabalho, preparando-os para assumir para si a culpa por sua condição de vida precária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTrabalho e Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectCursos Superiores de Tecnologiapt_BR
dc.subjectEducação em Periferias Urbanaspt_BR
dc.subjectWork and Educationpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectHigher Technology Coursespt_BR
dc.subjectEducation in Urban Peripheriespt_BR
dc.titleAmpliação e diversificação da oferta de cursos superiores de tecnologia na Baixada Fluminense (RJ)pt_BR
dc.title.alternativeExpansion and diversification of the offer of technology higher courses in Baixada Fluminense (RJ)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn 2019, according to the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), there were 8,400 higher technology courses (CSTs) in Brazil, of which only 14% were in the public sphere (federal, state, or municipal) the rest being in the private sphere. CSTs are a type of short-term degree, with a minimum load of 1,600 to 2,400 hours. With the aim of training with a focus on the job market, its offer has shown substantial growth in recent years. Understanding how the expansion and diversification of CSTs occurred in this region is extremely important, as it allows us to understand whether this professional and technological education policy aims at the formation of a new workforce or whether it aims at the ethical and moral conformation of workers. in the face of unemployment and the precariousness of work and life in society. The data collected allowed us to highlight the nature of the process of expanding and diversifying the supply of CSTs in Baixada Fluminense and confirmed our central hypothesis that these courses, lean, flexible and precarious, more than train people to appropriate technical and professional knowledge in an integrated way with scientific, technological and cultural knowledge of the world of work and life in society, in reality they fulfill the function of lean, flexible, pragmatic, immediate training, linked to the immediate demands of the job market. This is basic research, qualitative analysis, explanatory in nature, which falls into the category of documentary research whose theoretical and methodological reference is historical-dialectic materialism. Our objective with this research is to analyze the trends in the development of CSTs in Baixada Fluminense, a region in the State of Rio de Janeiro neighboring the state capital. The cities that make up this region emerged and grew irregularly, without urban planning, which consolidated Baixada Fluminense as an area with housing, social, basic sanitation, public safety and educational problems. Composed of municipalities governed by politicians who are unable to guarantee basic, quality public services for the population. From this perspective, the CSTs offered have as their main objective not only to train new type of workers, but to conform these workers to the new volatile, uncertain, complex and ambiguous reality of the lean and flexible development model of capital, in order to make them permeable to the instability, heightened competitiveness and the precariousness of the job market, preparing them to take the blame for their precarious living conditions.en
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5433-0812pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, José dos Santos-
dc.contributor.referee1IDCPF 886.568.297-34pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Rodrigo Coutinho-
dc.contributor.referee2IDCPF 096.166.367-74pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Paula de Macêdo-
dc.contributor.referee3IDCPF 110.106.457-90pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7694-3473pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202003648372329pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Bruna de Fátima Santos de Lima.Pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.