Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19178
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ampliação e diversificação da oferta de cursos superiores de tecnologia na Baixada Fluminense (RJ)
Título(s) alternativo(s): Expansion and diversification of the offer of technology higher courses in Baixada Fluminense (RJ)
Autor(es): Lima, Bruna de Fátima Santos de
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, José dos Santos
Segundo membro da banca: Andrade, Rodrigo Coutinho
Terceiro membro da banca: Santos, Paula de Macêdo
Palavras-chave: Trabalho e Educação;Ensino Superior;Educação Profissional e Tecnológica;Cursos Superiores de Tecnologia;Educação em Periferias Urbanas;Work and Education;Higher Education;Professional and Technological Education;Higher Technology Courses;Education in Urban Peripheries
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 27-Fev-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: LIMA, Bruna de Fátima Santos de. Ampliação e diversificação da oferta de cursos superiores de tecnologia na Baixada Fluminense (RJ). 2024, 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumo: No ano de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existiam 8.400 cursos superiores de tecnologia (CSTs) no Brasil, dos quais apenas 14% encontravam-se na esfera pública (federal, estadual ou municipal) estando o restante na esfera privada. Os CSTs são um tipo de graduação de curta duração, com carga mínima de 1.600 a 2.400 horas. Com o objetivo de formar com foco no mercado do trabalho, sua oferta tem demonstrado crescimento substantivo nos últimos anos. A compreensão de como se deu a ampliação e diversificação dos CSTs nesta região é de extrema importância, pois nos possibilita entender se esta política de educação profissional e tecnológica visa a formação de uma nova força de trabalho ou se visa a conformação ética e moral dos trabalhadores frente ao desemprego e à precariedade do trabalho e da vida em sociedade. Os dados coletados nos permitiram evidenciar a natureza do processo de ampliação e diversificação da oferta de CSTs na Baixada Fluminense e confirmaram nossa hipótese central de que estes cursos, enxutos, flexíveis e precários, mais do que formar pessoas para se apropriarem do conhecimento técnico e profissional de modo integrado ao conhecimento científico, tecnológico e cultural do mundo do trabalho e da vida em sociedade, na realidade cumprem a função de formação enxuta, flexível, pragmática, imediatista, vinculada às demandas imediatas do mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa documental cuja referência teórica e metodológica é o materialismo histórico-dialético. Nosso objetivo com esta pesquisa é analisar as tendências do desenvolvimento dos CSTs na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro vizinha à capital do estado. As cidades que compõem esta região surgiram e cresceram de forma irregular, sem planejamento urbano, o que consolidou a Baixada Fluminense como área com problemas habitacionais, sociais, de saneamento básico, de segurança pública e educacionais. Composta por municípios governados por políticos que não conseguem garantir serviços públicos básicos e de qualidade para a população. Nesta perspectiva, os CSTs ofertados têm como principal objetivo não apenas formar trabalhadores de novo tipo, mas conformar estes trabalhadores à nova realidade volátil, incerta, complexa e ambígua do modelo de desenvolvimento enxuto e flexível do capital, de modo a torná-los permeáveis à instabilidade, à competitividade exarcebada e à precariedade do mercado de trabalho, preparando-os para assumir para si a culpa por sua condição de vida precária.
Abstract: In 2019, according to the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), there were 8,400 higher technology courses (CSTs) in Brazil, of which only 14% were in the public sphere (federal, state, or municipal) the rest being in the private sphere. CSTs are a type of short-term degree, with a minimum load of 1,600 to 2,400 hours. With the aim of training with a focus on the job market, its offer has shown substantial growth in recent years. Understanding how the expansion and diversification of CSTs occurred in this region is extremely important, as it allows us to understand whether this professional and technological education policy aims at the formation of a new workforce or whether it aims at the ethical and moral conformation of workers. in the face of unemployment and the precariousness of work and life in society. The data collected allowed us to highlight the nature of the process of expanding and diversifying the supply of CSTs in Baixada Fluminense and confirmed our central hypothesis that these courses, lean, flexible and precarious, more than train people to appropriate technical and professional knowledge in an integrated way with scientific, technological and cultural knowledge of the world of work and life in society, in reality they fulfill the function of lean, flexible, pragmatic, immediate training, linked to the immediate demands of the job market. This is basic research, qualitative analysis, explanatory in nature, which falls into the category of documentary research whose theoretical and methodological reference is historical-dialectic materialism. Our objective with this research is to analyze the trends in the development of CSTs in Baixada Fluminense, a region in the State of Rio de Janeiro neighboring the state capital. The cities that make up this region emerged and grew irregularly, without urban planning, which consolidated Baixada Fluminense as an area with housing, social, basic sanitation, public safety and educational problems. Composed of municipalities governed by politicians who are unable to guarantee basic, quality public services for the population. From this perspective, the CSTs offered have as their main objective not only to train new type of workers, but to conform these workers to the new volatile, uncertain, complex and ambiguous reality of the lean and flexible development model of capital, in order to make them permeable to the instability, heightened competitiveness and the precariousness of the job market, preparing them to take the blame for their precarious living conditions.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19178
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Bruna de Fátima Santos de Lima.Pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.